A biópsia da tireóide ou biópsia incisional aberta é realizada para diagnóstico de câncer. A biópsia da tireóide é realizada sob anestesia geral na sala de cirurgia. Antes do exame é importante informar ao médico sobre alergias, medicamentos, sangramentos ou gravidez. Para a biópsia da tireóide recomenda-se jejum por 8 a 12 horas antes. O paciente recebe anestesia cerca de uma hora antes do procedimento. Normalmente coloca-se um cateter intravenoso (IV) no braço. Administra-se uma mistura de gases anestésicos e oxigênio durante todo o procedimento por meio de um tubo inserido na boca e nas vias respiratórias, que levam ao pulmão. Há dois procedimentos para a biópsia da tireóide. O procedimento com PAAF (punção aspirativa com agulha fina) faz-se com anestesia local. São feito várias laminas que são encaminhadas para diagnostico. Nos últimos anos a biópsia aspirativa de agulha fina vem sendo considerado a mais importante forma de investigação de tumores. É um método minimamente invasivo e de baixo custo. O procedimento com retirada das glândulas por processo cirúrgico, realiza-se também sob anestesia geral. Faz-se uma incisão na base do pescoço e retira-se a glândula tireoidiana para análise. Enquanto o paciente permanece na mesa de cirurgia, envia-se a amostra ao laboratório para ser examinada. Se for constatado um câncer, a tireóide é inteiramente removida. Depois o local da incisão é suturado. Após a biópsia da tireóide o paciente fica sonolento por várias horas. Pode apresentar uma leve dor de garganta devida ao tubo de oxigênio. Também pode haver algum desconforto no local da biópsia.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Bom dia!
Sentir dores fortes após o procedimento de punção de nódulo tireoidiano não é o habitual, por isso é importante procurar o médico.
Espero ter ajudado.
A disposição!

Não, existem outras características no ultrassom e no exame físico que podem aumentar a suspeição de um nódulo, porém o paaf é a melhor forma saber se um nódulo é benigno ou maligno.

Olá! Esse resultado de PAAF significa que não foi possível obter material suficiente para análise na punção, portanto é necessário repetir.
Abraços

Na primeira semana após a punção pode sentir um incômodo ou até mesmo dor, que vão passando ao longo dos dias.

ola, nos casos de resultado inconclusivo, deve ser avaliado junto ao medico pela repeticao do procedimento. Devem ser consideradas as caracteristicas do nodulo na decisao. Mas converse com o…

A classificação de TIRADS ajuda a definir quais os nódulos tem maior ou menor chance de ser câncer de tireoide. O nódulo classificado como TIRADS 4 tem um risco de cerca de 10% de ser câncer.…

A punção por agulha fina (PAAF) guiada por USG é um procedimento simples e ambulatorial. Alguns pacientes relatam dor leve no momento da punção. Raramente, pode ocorrer algumas complicações leves…

Olá!
A punção da tireoide costuma ser um procedimento tranquilo e feito com anestesia local. É um pouco incomodo, mas geralmente não é necessário afastamento do trabalho.
Espero…

Olá. Isso não tem relação com a punção na tireoide.
Att,