A biópsia da tireóide ou biópsia incisional aberta é realizada para diagnóstico de câncer. A biópsia da tireóide é realizada sob anestesia geral na sala de cirurgia. Antes do exame é importante informar ao médico sobre alergias, medicamentos, sangramentos ou gravidez. Para a biópsia da tireóide recomenda-se jejum por 8 a 12 horas antes. O paciente recebe anestesia cerca de uma hora antes do procedimento. Normalmente coloca-se um cateter intravenoso (IV) no braço. Administra-se uma mistura de gases anestésicos e oxigênio durante todo o procedimento por meio de um tubo inserido na boca e nas vias respiratórias, que levam ao pulmão. Há dois procedimentos para a biópsia da tireóide. O procedimento com PAAF (punção aspirativa com agulha fina) faz-se com anestesia local. São feito várias laminas que são encaminhadas para diagnostico. Nos últimos anos a biópsia aspirativa de agulha fina vem sendo considerado a mais importante forma de investigação de tumores. É um método minimamente invasivo e de baixo custo. O procedimento com retirada das glândulas por processo cirúrgico, realiza-se também sob anestesia geral. Faz-se uma incisão na base do pescoço e retira-se a glândula tireoidiana para análise. Enquanto o paciente permanece na mesa de cirurgia, envia-se a amostra ao laboratório para ser examinada. Se for constatado um câncer, a tireóide é inteiramente removida. Depois o local da incisão é suturado. Após a biópsia da tireóide o paciente fica sonolento por várias horas. Pode apresentar uma leve dor de garganta devida ao tubo de oxigênio. Também pode haver algum desconforto no local da biópsia.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá. Pode realizar a punção aspirativa da tireoide tendo tomado o AAS. Em relação a tosse, é necessário avaliar se está com outros sintomas, a frequência e intensidade da tosse e excluir infecção…

Olá, as vezes isso pode acontecer por alguns motivos. Antes de chegar ao nódulo, a agulha passa pela pele, tecido celular subcutaneo e parenquima da tireoide. Durante esse trajeto pode ter algum…

Punção de nódulos tireoidianos é um procedimento muito simples , rápido, pouco invasivo ,e em geral cursam com um pequeno desconforto. Utiliza se uma agulha fina para aspirar c/elulas do…

Deve ser o tamanho 2,8 e não 28 cm...
Cisto referido com conteúdo líquido costuma ser lesão benigna.
A maioria das pessoas faz revisões periódicas para acompanhar a evolução e eventual…

Olá, pode sentir um incômodo na garganta após o procedimento. Se persistir, procure assistência medica.
Um abraço

Olá boa noite. Nódulos de tireoide são uma condição comum. Estima-se que até 3 em cada 5 mulheres tenham e passem a vida toda sem saber disso. Quando encontramos um nódulo no entanto procuramos…

Biópsia só quando indicada pela nova tabela TI-RADS. Isso ao fazer o USG de tireoide.
Geralmente à partir de 1,5 cm ou 2,5 cm de diâmetro. E só.
O que de ser realizado é o USG de…

Olá. Para avaliar necessidade de punção utilizamos outros critérios além do tamanho. É importante passar em consulta com um endocrinologista para avaliação de seu caso.

Boa tarde!
Não é comum ter edema após punção de nódulo tireoidiano.
Avalie a magnitude do edema e procure um médico.
Espero ter ajudado!