A biópsia da tireóide ou biópsia incisional aberta é realizada para diagnóstico de câncer. A biópsia da tireóide é realizada sob anestesia geral na sala de cirurgia. Antes do exame é importante informar ao médico sobre alergias, medicamentos, sangramentos ou gravidez. Para a biópsia da tireóide recomenda-se jejum por 8 a 12 horas antes. O paciente recebe anestesia cerca de uma hora antes do procedimento. Normalmente coloca-se um cateter intravenoso (IV) no braço. Administra-se uma mistura de gases anestésicos e oxigênio durante todo o procedimento por meio de um tubo inserido na boca e nas vias respiratórias, que levam ao pulmão. Há dois procedimentos para a biópsia da tireóide. O procedimento com PAAF (punção aspirativa com agulha fina) faz-se com anestesia local. São feito várias laminas que são encaminhadas para diagnostico. Nos últimos anos a biópsia aspirativa de agulha fina vem sendo considerado a mais importante forma de investigação de tumores. É um método minimamente invasivo e de baixo custo. O procedimento com retirada das glândulas por processo cirúrgico, realiza-se também sob anestesia geral. Faz-se uma incisão na base do pescoço e retira-se a glândula tireoidiana para análise. Enquanto o paciente permanece na mesa de cirurgia, envia-se a amostra ao laboratório para ser examinada. Se for constatado um câncer, a tireóide é inteiramente removida. Depois o local da incisão é suturado. Após a biópsia da tireóide o paciente fica sonolento por várias horas. Pode apresentar uma leve dor de garganta devida ao tubo de oxigênio. Também pode haver algum desconforto no local da biópsia.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Olá! Se a PAAF já é suspeita de malignidade (bethesda V) não há necessidade de repetir a punção, e sim, dar seguimento para o tratamento. Repetimos a PAAF se esta apresenta atipía de significado…

Não é normal, procure agendar consulta com um especialista.

Sim, a aspiração do conteúdo cístico do nodulo apenas não tem caráter curativo, e na grande maioria das vezes o cisto volta a coletar liquido.

Após a punção de tireoide o paciente precisa de um repouso de 24 horas, evitando fazer esforço físico ou na região no pescoço. Mas não é contraindicado dirigir.

Significa que não foi possível dar o diagnóstico porque não veio material adequado. Isso sempre pode acontecer, mesmo que a punção tenha sido feita corretamente. É necessário que o resultado…

Olá. Boa noite. Não há restrição para ingestão de alimentos (sólidos, nem líquidos), após a punção da tireoide. O paciente pode sentir desconforto na região do pescoço, após o procedimento,…

A avaliação é individual mas de modo geral aguardamos de 3 a 6 meses para repetir a punção da tireoide.