O que é?

A angioplastia intraluminal é um procedimento cirúrgico utilizado para desobstruir vasos entupidos. Os vasos são responsáveis pelo bom funcionamento do sistema cardiovascular conduzindo o sangue e outras substâncias pelo corpo. Quando estão obstruídos, comprometem uma série de órgãos. Com a realização da angioplastia esses vasos são consertados e voltam a funcionar normalmente evitando problemas. A angioplastia é feita a partir de um corte na pele. Através desse corte é inserido no vaso um pequeno balão. Quando ele chega ao ponto da obstrução é inflado provocando a dilatação do vaso, que tem sua obstrução removida podendo voltar a funcionar normalmente. Em algumas oportunidades é colocado um pequeno dispositivo chamado stent, que permanece no local para manter o vaso desobstruído. A cirurgia de angioplastia tem, em média, durabilidade de sete anos. Depois desse período o paciente precisa ser submetido a novo procedimento para garantir o bom funcionamento dos vasos. Mesmo após a realização da angioplastia há necessidade da utilização de medicamentos. A cirurgia pode ser feita sem internação. O paciente submetido a esse procedimento permanece de quatro a oito horas em repouso absoluto no hospital e, depois, é liberado para ficar em casa, mas também em repouso por até dois dias. Eventualmente médicos preferem que a primeira noite após a angioplastia seja passada no hospital. A cirurgia oferece riscos, inclusive o de morte. Isso acontece em aproximadamente 2% dos casos. Também é possível ocorrer durante o procedimento reações alérgicas aos materiais utilizados, danos a vasos ou válvulas sanguíneas, cardíaca, AVC (acidente vascular cerebral), e hemorragia no local do procedimento. O procedimento não pode ser realizado em pessoas com mais de 80 anos, que foram operados até seis meses antes, tomam remédios que impedem a coagulação do sangue e que tenham sofrido derrame até dois anos antes.

Qual é a causa?

O envelhecimento é a causa principal do entupimento das artérias. Com o passar dos anos, substâncias, como cálcio e placas de colesterol, vão se acumulando em suas paredes comprometendo seu funcionamento. Há outros fatores de risco: diabetes, hábito de fumar, sedentarismo, colesterol elevado e hereditariedade.

Quais os sintomas?

Em muitos casos não há sintomas até que aconteça um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Nesse caso, o paciente tem fraqueza, dormência de um dos lados do corpo, incapacidade de movimentar perna ou braço, perda temporária da visão, perde a capacidade de falar com clareza, não entende o que as outras pessoas falam, tonturas e mental. Na maioria das vezes esses sintomas passam depois de algumas horas. Todavia, alguns podem permanecer pelo resto da vida.

Como fazer o diagnóstico?

A melhor forma de diagnosticar o entupimento de uma artéria é a utilização de exames de ultrassom ou resonância magnética. Esse procedimento deve ser preventivo e realizado em pacientes com mais de 60 anos.

Qual o tratamento?

O tratamento depende do momento em que é percebido o entupimento da artéria. Quando isso ocorre logo no início do processo, por vezes apenas a modificação do estilo de vida do paciente é suficiente para evitar problemas maiores. É possível ainda recorrer a medicamentos. Todavia, quando o entupimento já é em larga escala, a recomendação é a cirurgia.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Não é normal. Possivelmente não há relação com o procedimento em si, porém é importante uma avaliação médica para avaliar de forma pormenorizada os sintomas, se há outros sintomas neurológicos…

Não é normal. É importante uma avaliação médica e muitas vezes realização de exames complementares para descartar uma possível complicação relacionada ao stent. Se os sintomas forem frequentes…

Não é normal. O procedimento foi realizado pelo pulso deste lado? Caso tenha sido, seria interessante uma avaliação pelo médico que realizou o procedimento para avaliar se há a possibilidade…

O quadros de hematoma podem demorar reabsorver. Havendo qualquer tipo de duvida, sugiro que retorne ao colega da especialidade para averiguar e prosseguir ou não com ultrassonografia.

COMO ACABOU DE TRATAR SUAS CORONÁRIAS COM STENT AGENDE SUA CONSULTA LOGO QUE POSSÍVEL, NAO PODE TER DUVIDA EM RELACAO AOS MEDICAMENTOS E CUIDADOS GERAIS AO SEU CORAÇAO.

Os stents não são a cura a doença coração coronariana, da obstrução das artérias do coração. Se você voltou a sentir desconforto no peito, mesmo que discreto, precisa ser revalidado pelo seu…

Quando tem isquemia pode ser que o eletrocardiograma que avalia no repouso não tenha alteração! Você precisa fazer outra avaliação, vê se a pressão e frequência cardíaca estão controladas, se…

O cateterismo cardíaco, que no seu caso chamamos de coronariografia, é um exame usado para encontrar e tratar problemas nas artérias do coração. Mesmo se encontrarmos bloqueios significativos…

Você tem que o servir se iniciarão medicações novas, pode ser efeito colateral de medicação. Mas não suspenda por conta própria nenhuma medicação! Converse com seu médico!

Você fez a angioplastia, tinha lesões (obstruções) em outras artérias do coração?! Sua medicação está otimizada (de pressão, colesterol, antiagregante plaquetário?!). Se ainda sente o desconforto,…