Ressonância Coluna em São Paulo: clínicas y especialistas

Qual é o seu convênio?

Informações sobre Ressonância Coluna Total(Cervical, Torácica e Lombar-Sacra) em São Paulo

  • Quanto custa uma ressonância magnética da coluna total em São Paulo?

    A capital paulista é conhecida pela variedade de opções culturais, de lazer e gastronomia. E na saúde não é diferente. Existem diversas clínicas e centros de diagnóstico que oferecem ressonância magnética da coluna total em São Paulo, a preços diferentes e em múltiplas localizações. Com a abundância de opções, é possível notar também uma alta variação dos valores cobrados pela ressonância da coluna em SP. Tal como a RM em outras partes do corpo, o preço do exame na coluna depende da necessidade ou não da aplicação do contraste (substância que destaca os resultados) e das características da instituição, como experiência do corpo clínico, estrutura do ambiente e tecnologia dos equipamentos. Em média, o preço da ressonância magnética da coluna em SP está na faixa dos 1.000 (mil) reais. Porém, é possível encontrar clínicas populares que oferecem o procedimento mais barato, com valores entre 400 e 700 reais. Por outro lado, estabelecimentos de alto padrão, que costumam ofertar um serviço diferenciado, podem trabalhar com preços que vão de 2.000 a 3.500 reais para a ressonância. Caso seja a solicitação do especialista, também é possível examinar as regiões da lombar, cervical ou dorsal individualmente. O preço médio tanto da Ressonância Magnética Coluna Lombar em São Paulo, como da Ressonância Magnética na Coluna Dorsal ou da RM da Coluna Cervical em SP, está entre 500 e 600 reais, sendo o mínimo na faixa dos 300 e o máximo superando 2.000.

  • A ressonância magnética da coluna total é um exame indolor e não invasivo que faz uso de ondas eletromagnéticas para produzir imagens em alta definição, sob diversos planos e conferindo uma visão panorâmica e detalhada da coluna completa. Quando o médico precisa avaliar uma parte específica da coluna, ele tem a opção de solicitar uma RM da coluna cervical, dorsal ou torácica, lombar e lombo-sacra, separadamente. Já na ressonância da Coluna Total, como o nome sugere, é analisada a coluna toda, abrangendo desde o pescoço até um pouco acima do cóccix. O nível de detalhamento proporcionado pela RM da coluna a torna um dos exames mais precisos de diagnóstico por imagem. Por meio dele é possível detectar a localização exata de elementos difíceis de serem visualizados de outras formas, por exemplo tumores, aneurismas e cistos. Os resultados da ressonância da coluna total podem auxiliar no diagnóstico de dores na coluna, alterações de sensibilidade (adormecimentos e formigamentos), desvios na coluna, falta de força, tonturas, entre outros sintomas.

  • A ressonância magnética da coluna total é uma importante aliada dos médicos tanto na identificação de uma série de doenças como no acompanhamento da evolução dos tratamentos. Vértebras, medula espinhal, nervos e tecidos moles ao redor da coluna podem ser avaliados por meio da RM da coluna total. O exame de imagem costuma ser solicitado com o objetivo de estudar as seguintes patologias, entre outras: Traumatismo no osso, disco, ligamento ou medula espinhal; Hérnias de disco; Artrose da coluna (espondilose); Deslizamentos vertebrais (Espondilolistese); Desvios da coluna vertebral (cifose, lordose e escoliose); Aperto na coluna (estenose vertebral); Doenças inflamatórias ou desmielinizantes; Tumores benignos ou malignos.

  • A ressonância da coluna não exige muita preparação, especialmente se não houver a necessidade de aplicação do contraste. Uma recomendação comum a muitos centros de imagem é estar com o cabelo seco, sem cremes ou gel, e com o mínimo de maquiagem possível. Também não é permitido portar objetos de metal durante a realização do exame, como joias, aparelhos auditivos, grampos de cabelo, relógios e óculos. Isso porque a máquina da RM age como um grande ímã, e é capaz de sugar metais, podendo gerar danos. Pelo mesmo motivo, pessoas que têm pinos metálicos, próteses e marca-passos implantados no corpo não devem se submeter ao exame. Grávidas precisam comunicar sua condição aos especialistas para garantir a viabilidade do procedimento com segurança. Se o contraste for recomendado, é essencial estar em jejum por um período mínimo de 5 horas. Por garantia, verifique as orientações da clínica onde a ressonância será realizada.

  • A ressonância magnética da coluna total tem uma duração média de cerca de 30 minutos. Entretanto, duas situações principais podem estender esse tempo: a aplicação de contraste, nos casos em que uma nitidez ainda maior das imagens é exigida; e o uso de sedação, quando o paciente apresentar dificuldade em se manter imóvel, comuns em crianças.

  • São Paulo tem opções de centros de imagem, clínicas e hospitais para todas as necessidades, gostos e bolsos. Desde localizações centrais a bairros periféricos, de clínicas populares a centros de alto padrão, de instituições tradicionais a novidades no mercado. Algumas regiões onde é possível fazer ressonância magnética da coluna total em São Paulo são: Bairros Vila Princesa Isabel, Liberdade, Tucuruvi, Vila Clementino, Santana, Penha, Vila Norma, Santa Cecília, Itaim Bibi, Jardim Paulista, Indianópolis, Lapa, Moema, Mooca, Vila Andrade, Jardins e Morumbi. Para conferir outras alternativas, faça uma busca rápida na Doctoralia.

  • Sim, a cobertura de ressonância magnética da coluna total pelos planos de saúde é uma realidade em São Paulo, visto a variedade de centros de diagnóstico existentes na cidade. Porém, não é possível afirmar que um paciente consiga fazer a RM da coluna na clínica da sua preferência pelo convênio, já que os serviços aceitos variam de acordo com a assinatura contratada. Por garantia, confirme essa informação diretamente com o seu plano de saúde. E caso receba uma resposta positiva da seguradora, verifique também qual é o prazo médio para a emissão da autorização do exame, que costuma ser realizada apenas mediante solicitação médica e pode levar até cinco dias úteis. Sendo assim, esse é um detalhe a ser levado em conta antes do agendamento do exame.

  • Não é possível determinar se marcar a ressonância magnética da coluna total em SP pela rede particular é melhor para todos, já que cada paciente tem necessidades distintas. No entanto, é fato que o processo de aprovação da RM pelos planos de saúde pode ser bastante burocrático e demorado, podendo levar até 5 dias. Sendo assim, se o seu plano cobre a RM da coluna e você não tem pressa, o convênio ainda é a opção mais econômica. Mas se agilidade é um um fator prioritário no seu caso, a rede particular com certeza vai suprir essa necessidade com mais facilidade, uma vez que possibilita o agendamento logo após a solicitação do médico, inclusive de forma online pela Doctoralia. Uma terceira possibilidade seria recorrer à rede pública de saúde – o SUS. Por ser a maior cidade do país, São Paulo dispõe de diversas unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde. Por outro lado, a densidade populacional faz com que os postos tenham dificuldade de suprir toda a demanda, sendo necessário enfrentar uma longa fila para receber assistência e, muitas vezes, deparar-se com estruturas em condições longe das ideais.

  • A internet nos permite usufruir de inúmeras comodidades, entre elas o agendamento online de exames de imagem, a exemplo da ressonância magnética da coluna total em SP. O serviço é realizado de forma gratuita para o paciente pela plataforma Doctoralia. Basta acessar www.doctoralia.com.br, preencher o nome do exame e a cidade – no caso, “Ressonância Magnética da Coluna Total” e “São Paulo” – e escolher entre as opções apresentadas na listagem. Endereços dos estabelecimentos, avaliações de pacientes, disponibilidade de horário mais próxima e média de preços são algumas das informações que ajudam na seleção. Depois que o centro médico estiver decidido, é só preencher um breve cadastro e o exame já estará confirmado. Lembretes pelo WhatsApp evitam que o compromisso seja esquecido e a possibilidade de compartilhar a experiência online após o procedimento contribui com a escolha de outros pacientes.

Static Map Image
Pesquisas relacionadas