Ressonância Coluna lombar em Curitiba: clínicas y especialistas

Qual é o seu convênio?

Informações sobre Ressonância Magnética Coluna lombar em Curitiba

  • Ressonância Magnética da Coluna Lombar: saiba o que é

    A ressonância magnética da coluna lombar é um exame que utiliza um campo magnético potente, ondas de rádio e um computador avançado para criar imagens com alta nitidez dos ossos e estruturas moles da coluna. Também chamada de Ressonância da cauda equina, Ressonância magnética lombo sacral, RM da coluna medular lombar e RM da coluna lombo-sacra, entre outros termos, ela analisa mais precisamente a região inferior das costas. Apesar de menos comum, a RM da coluna lombar pode exigir a aplicação de contraste quando o médico especialista suspeitar de alguma condição grave e quiser elevar ainda mais a clareza das imagens. Ainda assim, o procedimento é indolor e seguro.

  • Nossa coluna é formada por 33 pequenos ossos, as chamadas vértebras, que são interligadas por articulações diversas. Juntas, as vértebras constituem o pilar central do corpo, sustentando o tronco, permitindo a movimentação das pernas, cabeça e braços e protegendo a medula espinhal. Esse conjunto de vértebras é dividido em cinco regiões: cervical, torácica (ou dorsal), lombar, sacral e coccígea. A coluna lombar é composta por cinco vértebras (da L1 a L5) e está localizada na parte inferior, conectando o tórax, a cintura e as pernas. A coluna lombar é a estrutura responsável por possibilitar a maioria dos movimentos, assim como garantir que as pessoas fiquem em pé, levantem-se e caminhem. Por ser amplamente utilizada no dia a dia, a dor lombar é uma das mais comuns e pode ser causada por inúmeros fatores, entre eles má postura, sedentarismo e prática repentina ou excessiva de atividades físicas.

  • Diversos sintomas podem levar os médicos a solicitarem uma ressonância magnética da coluna lombar, os principais são: dores na lombar ou de cabeça, formigamentos e adormecimentos (parestesias), falta de força, dores com irradiação para pernas e braços, desvios de coluna e tonturas. Por ser extremamente detalhada e facilitar a visualização de estruturas que não são tão claras em outros exames, a RM da lombar é bastante utilizada para complementar o diagnóstico, fornecendo informações mais precisas para os profissionais. Junto com uma análise clínica completa, a ressonância pode detectar ou descartar uma série de doenças, assim como avaliar a eficiência dos tratamentos. As patologias mais comuns relacionadas à RM da lombar são: Hérnia de discoArtrose da colunaDeformação de nascença nas vértebras ou medula espinhal Desvios da coluna (cifose, lordose e escoliose)TraumasFraturasCompressão ou inflamação da medula espinhal ou nervosInfecção Tumores.

  • Não necessariamente. A ressonância da coluna lombar é recomendada apenas se a dor persistir por mais de 6 semanas, mesmo após a realização de tratamentos tradicionais, como fisioterapia e medicação. Portanto, a primeira coisa a ser feita se você está sentindo dor lombar constante é consultar um médico. Se o profissional desconfiar de patologias graves, como câncer, fraturas, infecção ou hérnias agudas, ou sentir que é importante investigar o problema mais a fundo, poderá prescrever a RM da coluna lombar.

  • Encontrar clínicas que fazem ressonância magnética da coluna lombar em Curitiba não é mais um desafio. Além da variedade de opções na cidade aumentar a cada dia, de clínicas populares a centros de diagnóstico avançados, a internet tem tornado a busca muito mais simples . Um exemplo de ferramenta que surgiu para mudar a vida dos pacientes é a Doctoralia, que reúne informações como endereço, avaliações de paciente, média de preço e, quando disponível, os horários livres mais próximos para a marcação online de exames nas principais cidades do país, entre eles a ressonância magnética da coluna lombar em Curitiba.

  • Provavelmente sim, já que muitos planos de saúde já cobrem a ressonância da coluna lombar em Curitiba. Entretanto, a cobertura dos convênios depende da assinatura contratada pelo consumidor, portanto, entre em contato diretamente com o seu plano de saúde para confirmar a informação. Outra recomendação importante é verificar com o seu convênio qual é o prazo médio para a emissão da aprovação do exame, que é uma exigência comum. Muitos planos de saúde demoram até 5 dias úteis para autorizar o procedimento, o que pode comprometer o diagnóstico nos casos em que há urgência nos resultados.

  • Como dito anteriormente, dores na lombar, com irrigação para pernas e braços e até de cabeça são alguns dos sintomas que podem indicar a necessidade de realização da ressonância magnética da coluna lombar. Ninguém deseja passar muito tempo com estes problemas, não é mesmo? Quando realizada pelo SUS, a RM da coluna em Curitiba pode demorar de semanas a meses para ser realizada, já que infelizmente a concorrência é grande e as filas costumam ser extensas. Já pelo plano de saúde, pode ser preciso aguardar até 5 dias úteis pela aprovação do exame. Logo, o particular se torna a opção ideal para quem tem pressa, quer evitar burocracias e busca praticidade no agendamento. Para selecionar o centro de diagnóstico em Curitiba com o melhor custo-benefício no particular, basta uma pesquisa da Doctoralia, que disponibiliza agendamento 24h por dia, em qualquer dia da semana – incluindo feriados.

  • Em comparação com outras grandes capitais do país, a ressonância magnética da coluna lombar em Curitiba é oferecida por uma média de valores considerados acessíveis. Embora a complexidade do equipamento que realiza o exame o encareça, é possível encontrar clínicas que praticam preços populares. Vale deixar claro que a aplicação ou não do contraste é um fator que costuma provocar uma variação de preços dentro da mesma instituição. Para se ter uma ideia, o menor preço para a ressonância da lombar na capital paranaense é cerca de 450 reais, sem contraste, enquanto o mais alto pode chegar a 1.100 reais, com contraste. Em média, o preço da RM da coluna lombar em Curitiba varia entre 500 e 600 reais. Outro ponto importante a ser mencionado é que, além da lombar, a coluna pode ser analisada também nas regiões cervical e dorsal, separadamente, ou ainda por completo. O preço da RM em cada região da coluna é bem similar, sendo que o preço médio tanto da Ressonância Magnética da Coluna Cervical em Curitiba como da Ressonância Magnética da Coluna Dorsal em Curitiba está entre 500 e 600 reais. Já a Ressonância da Coluna Total em Curitiba, por abranger as áreas desde o pescoço até o cóccix, costuma ser oferecida pela média de 800 e 1.000 reais.

  • O tempo é um recurso cada vez mais escasso para todos. E especialmente quando estamos sentindo qualquer tipo de dor, 5 minutos pode equivaler a uma eternidade! Pensando justamente em reduzir o tempo de dor do paciente, surgiu a Doctoralia: uma plataforma de agendamento online de exames de imagem, como a ressonância da coluna lombar, e que já atua tanto em Curitiba quanto nas principais cidades do país. Totalmente gratuita para o paciente, segura e prática, a ferramenta simplifica a pesquisa por opções clínicas e providencia a marcação online dos procedimentos a qualquer hora do dia, mesmo nos finais de semana e feriado. O processo é muito simples: acesse www.doctoralia.com.br, digite o nome do exame e cidade onde deseja realizá-lo (no caso, ressonância da coluna lombar + Curitiba) e você já terá uma lista com endereço, horários livres e média de preços de todas as instituições disponíveis. Assim que escolher seu horário, é só completar um cadastro básico e pronto, RM agendada. Você ainda receberá lembretes por WhatsApp para evitar que esqueça do horário marcado e poderá compartilhar sua opinião sobre o serviço quando concluir o procedimento. Não perca mais tempo e confira a Doctoralia agora mesmo!

Static Map Image
Pesquisas relacionadas