Ressonância Coluna lombar em Belo Horizonte: clínicas y especialistas

Qual é o seu convênio?

Informações sobre Ressonância Magnética Coluna lombar em Belo Horizonte

  • Qual é o valor da ressonância magnética da coluna lombar em Belo Horizonte?

    Pacientes que moram em BH e precisam se submeter a uma ressonância da coluna não têm com o que se preocupar, pois existem centros de diagnósticos espalhados pelos principais bairros da cidade. A média de preço da ressonância magnética da coluna lombar em Belo Horizonte está entre 650 e 800 reais. Ainda assim, é possível encontrar clínicas populares que fazem o exame por um valor mais acessível, cerca de 500 reais. Por outro lado, a localização, a estrutura, a reputação do corpo clínico que aplica o exame e analisa os resultados, a modernidade dos aparelhos e até mesmo o conforto do estabelecimento pode fazer com o que preço da ressonância da coluna lombar supere 1000 reais, especialmente se a aplicação do contraste for necessária. Além da RM na lombar, a região das costas também pode ser examinada por ressonâncias na cervical e dorsal. O preço médio tanto da Ressonância Magnética Coluna Cervical em Belo Horizonte como da Ressonância Magnética Coluna Dorsal em BH está entre 700 e 800 reais, sendo o mínimo 500 e o máximo 1000.

  • Antes de descrever o que é a ressonância magnética da coluna lombar, vamos antes entender qual parte da coluna é a lombar. A coluna vertebral é composta por uma sequência de vértebras, ou seja, pequenos ossos que juntos formam o eixo central do nosso corpo. Esse conjunto de vértebras é dividido em cinco regiões: cervical, torácica (ou dorsal), lombar, sacral e coccígea. A coluna lombar, que é o foco deste texto, é formada por cinco vértebras (L1 a L5), fica localizada na parte inferior da coluna e conecta o tórax, a cintura e as pernas. A lombar é responsável por possibilitar que as pessoas realizem a maioria dos movimentos, fiquem em pé, levantem e andem. Dito isso, vamos à definição da ressonância magnética da coluna lombar. Trata-se de um exame que cria imagens das vértebras na região e dos tecidos adjacentes com alto nível de detalhamento, por meio de ondas de rádio e campo magnético, sem o uso de radiação. Na maioria dos casos, a RM da coluna não exige a aplicação de contraste. Assim como qualquer outro tipo de ressonância, o procedimento na lombar é completamente seguro e indolor.

  • A RM da coluna lombar é um exame bastante confiável e que costuma ser fundamental para que os especialistas façam um diagnóstico preciso a partir da avaliação de diversos sintomas, a exemplo: dor na coluna, alterações na sensibilidade – formigamentos e adormecimentos (parestesias) – , falta de força, dor de cabeça, dor com irradiação para outros membros, como pernas e braços, tonturas e desvios de coluna. Após análise clínica e compreensão do histórico familiar, rotina e situação do paciente, a ressonância pode confirmar, descartar ou acompanhar o desenvolvimento das seguintes patologias, entre outras:
    ● Hérnias de disco
    ● Desvios da coluna (cifose, lordose e escoliose)
    ● Espondilose (artrose da coluna)
    ● Deformação de nascença nas vértebras ou medula espinhal Traumas
    ● Fraturas
    ● Compressão ou inflamação da medula espinhal ou nervos
    ● Infecção das vértebras, discos, medula e meninges
    ● Tumores nas vértebras, medula, nervos ou partes moles adjacentes.

  • A hérnia de disco é uma lesão bastante comum na população e que frequentemente atinge a região lombar. A doença é uma das que mais provocam dores nas costas e alterações de sensibilidade em outros membros, a exemplo de pernas e pés. Para confirmar ou descartar uma suspeita de hérnia de disco, a ressonância magnética acaba sendo o exame mais preciso, já que é capaz de diferenciar as estruturas de partes moles, como o disco intervertebral, o canal vertebral e as raízes neurais. Comumente, ela é solicitada no mínimo 6 semanas após o surgimento dos primeiros sintomas. Isso porque boa parte das pessoas melhora naturalmente durante esse período, apenas com o apoio de medicação e fisioterapia.

  • Entre as opções de locais para fazer ressonância magnética da coluna lombar em Belo Horizonte, existem desde centros de diagnóstico por imagem requintados até clínicas populares. A melhor forma de identificar a opção ideal para você é fazendo uma busca na Doctoralia, já que a ferramenta ajuda os pacientes de BH e das principais cidades do país a encontrarem informações como endereço, avaliações de paciente, média de preço e, quando disponível, os horários livres mais próximos para a marcação online.

  • Quem deve dizer se uma pessoa que sente dor lombar precisa realizar a ressonância magnética da coluna lombar é o médico especialista. Logo, a afirmação mais adequada é a de que todos que sentem dor lombar precisam consultar um profissional. Mas é possível adiantar que apenas a dor lombar não costuma ser motivo suficiente para submeter-se ao exame. Caso o incômodo continue por um período maior que 6 semanas, mesmo com um tratamento clínico, medicação e fisioterapia, aí sim a RM da coluna lombar pode ser necessária para investigar mais a fundo a situação. Apenas em contextos em que desconfia-se de patologias graves, como câncer, fraturas, infecção ou hérnias agudas com compressão de nervos é que a ressonância é cogitada logo no início dos sintomas. Em resumo, diversos fatores impactam na decisão do médico de recomendar ou não a ressonância da coluna lombar.

  • Apesar de a ressonância magnética da coluna lombar ser aceita por diversos planos de saúde e convênios em Belo Horizonte, cada modalidade de seguro tem suas especificidades, logo, não é possível afirmar que todos eles cobrem a RM. O ideal é conferir essa informação diretamente com a sua seguradora. Uma dica valiosa é verificar também quanto tempo o seu plano de saúde costuma levar para validar as solicitações de ressonância magnética. A depender da sua urgência, este pode ser um fator decisivo para que você opte pelo particular, visto que o prazo pode chegar a 5 dias.

  • Como a ressonância magnética da coluna lombar geralmente é prescrita pelo especialista em decorrência de dores lombares, o paciente tem a necessidade de agilizar a execução do exame para iniciar o tratamento adequado o quanto antes. Nesse contexto, o tempo de espera para a aprovação do plano de saúde pode ser um problema. A solução então é fazer uma pesquisa detalhada e identificar o centro de diagnóstico em Belo Horizonte que oferece o melhor custo-benefício no particular. Para isso, conte com a Doctoralia! Como dito anteriormente, a plataforma reúne informações úteis sobre os locais que fazem exames de imagem em BH e facilita a sua escolha, disponibilizando o agendamento 24h por dia, 7 dias por semana. Assim, você economiza tempo, dinheiro e esforço.

  • Se você já pede seu prato favorito, reserva um quarto de hotel, chama um táxi, paga as contas ou até faz as compras do mercado online, deve estar se perguntando: “será que dá pra agendar uma ressonância magnética da coluna lombar em Belo Horizonte pela internet”? A resposta é simples: sim! Além de possível, o agendamento online de exames de imagem em BH (e nas principais cidades do país) é fácil, rápido e gratuito. Isso significa que em poucos minutos você encontra a clínica ideal e confirma o horário de sua preferência, pagando apenas o valor referente ao procedimento.

Static Map Image
Pesquisas relacionadas