Tenho microadeno na hipófise, faço uso da cabergolina 0,5 mg semanal. Mas a prolactina está em 13 e

2 respostas
Tenho microadeno na hipófise, faço uso da cabergolina 0,5 mg semanal.
Mas a prolactina está em 13 e o Tpo está em 150ui, t3,t4 tsh livre normais.
Será que é o melhor tratamento?
Pois está apenas focado no microadeno! Devo me preocupar com Tpo?
Casa patologia é uma.
Pelo que vc fala as taxas laboratoriais estão aceitáveis. Os anticorpos anti- tireoidianos se mantém elevados , independente dos níveis dos demais hormônios. Uma visita ao endocrinologista se faz necessário.

O tratamento com cabergolina, um agonista dopaminérgico, é comumente prescrito para microadenomas hipofisários que produzem prolactina, conhecidos como prolactinomas. Esses tumores podem levar a níveis elevados de prolactina no sangue, causando uma variedade de sintomas, como irregularidades menstruais em mulheres, galactorreia (produção de leite fora do período de amamentação) e possíveis efeitos sobre a fertilidade. A cabergolina visa normalizar os níveis de prolactina e reduzir o tamanho do tumor, o que parece ser eficaz no seu caso, considerando que sua prolactina está em 13, dentro da faixa normal.

Quanto ao TPO (anticorpos anti-tireoperoxidase) elevado em 150 UI, isso indica uma possível condição autoimune da tireoide, como a Tireoidite de Hashimoto, mesmo que seus níveis de T3, T4 e TSH estejam normais. A presença de anticorpos anti-TPO sugere que seu sistema imunológico está atacando a tireoide, o que pode, com o tempo, afetar sua função.

Na medicina integrativa, o foco é na abordagem holística do paciente, considerando todas as condições e como elas podem interagir entre si. Embora o tratamento com cabergolina esteja focado no microadenoma hipofisário, é importante também considerar a saúde da tireoide, especialmente diante de um resultado elevado de anticorpos anti-TPO. Isso não significa necessariamente que você precisa de tratamento imediato para a tireoide, mas sim que é importante monitorar sua função tireoidiana regularmente, pois você pode ter um risco maior de desenvolver hipotireoidismo no futuro.

Discutir suas preocupações e resultados dos exames com seu médico é crucial. Eles podem avaliar a necessidade de ajustes no tratamento atual ou a introdução de novas abordagens, dependendo da evolução dos seus sintomas e dos resultados dos exames. Além disso, pode ser benéfico explorar estratégias que suportem a saúde geral da tireoide e o bem-estar, incluindo nutrição adequada, manejo do estresse e outras práticas de estilo de vida saudável.

Lembre-se, a comunicação aberta com sua equipe de saúde é fundamental para garantir que todos os aspectos da sua saúde sejam considerados e gerenciados de forma eficaz. Ajustes no tratamento podem ser necessários ao longo do tempo, e um acompanhamento regular permite que esses ajustes sejam feitos de maneira oportuna e baseada nas suas necessidades específicas.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.