quanto ao sertralina genérico e similiar, qual melhor opção...dizem que há diferença na quantidade d

2 respostas
quanto ao sertralina genérico e similiar, qual melhor opção? dizem que há diferença na quantidade do princípio ativo também entre o referência e genérico e também o similar...
Segundo informações no site da Pfizer*: MEDICAMENTOS GENÉRICOS
Os genéricos são medicamentos que apresentam princípio ativo idêntico a um medicamento de referência, o que é assegurado por testes apresentados à Anvisa. Portanto, os medicamentos genéricos podem substituir os de referência prescritos pelo médico. Em geral, eles têm custo mais acessível.

Na embalagem dos genéricos há uma tarja amarela contendo a letra “G” e a inscrição “Medicamento Genérico”. Como esse tipo de medicamento não tem marca, o que o consumidor lê na embalagem é o princípio ativo do medicamento.

MEDICAMENTOS SIMILARES
O medicamento similar é identificado pela marca ou nome comercial e possui o mesmo princípio ativo de um medicamento de referência. A diferença entre eles está relacionada a alguns aspectos, como:

Prazo de validade do medicamento;
Embalagem;
Rotulagem;
Tamanho e forma do produto.

Um medicamento similar só pode substituir seu respectivo medicamento de referência após passar por testes laboratoriais que comprovem a equivalência, iguais aos que são exigidos para os genéricos. Os que já cumpriram esse processo são chamados de “similares intercambiáveis” ou “similares equivalentes”.

Os similares intercambiáveis devem informar na bula que são substitutos aos medicamentos de marca. Além disso, a Anvisa mantém uma lista atualizada dos medicamentos similares que já comprovaram equivalência.

Todas as medicações no mercado tem eficácia comprovada, seja a referência, seja o genérico ou similar. O importante é sempre seguir o que foi prescrito pelo seu médico. Depois de escolhida uma marca, também não é recomendado ficar trocando de marca, pois algumas variações na formulação do medicamento podem causar alterações na absorção e ação da medicação, interferindo no tratamento.