O que se deve fazer (qual o procedimento mais eficaz)quando se detecta um aneurisma na aorta abdominal

3 respostas
O que se deve fazer (qual o procedimento mais eficaz)quando se detecta um aneurisma na aorta abdominal Infra renal?
O aneurisma da aorta abdominal é uma fraqueza da parede da aorta que evolue com a dilatação da aorta. A depender do tamanho ou da velocidade deste crescimento, existe o risco da aorta romper. Para evitar este rompimento, pode-se fazer o tratamento programado deste aneurisma. Assim, é muito importante o acompanhamento de aneurismas pequenos (que ainda não tem indicação de cirurgia) para avaliar como eles se comportam - exames seriados de ultrassom. Aneurismas grandes (maiores que 5 cm) já merecem ser avaliados com tomografia direcionada para aorta (Angiotomografia) e já pode-se considerar o tratamento cirúrgico por via aberta ou endovascular. Isto deve ser decidido com o cirurgião vascular, especialista que acompanhou seu caso.
Atenciosamente

Quando se detecta um aneurisma de aorta abdominal a primeira questão é: tem indicação cirúrgica? De forma simplificada sabe-se que aneurismas com diâmetro maior que 5,5cm em homens e 5,0cm em mulher , tem indicação de cirurgia . Uma vez tendo indicação de cirurgia o procedimento pode ser feito pelo método endovascular ou por cirurgia convencional , a depender da anatomia do aneurisma. Os estudos mostram que os pacientes submetidos a tratamento endovascular tem uma recuperação mais rápida e menor tempo de internação, quando comparado a cirurgia convencional . Agende uma consulta com um cirurgião vascular e endovascular
O aneurisma de aorta tem algumas indicações de tratamento, basicamente quando tem dor na região do aneurisma ou quando este está maior de 5 cm. Se não houver indicação cirúrgica, o ideal e acompanhar com um cirurgião vascular para que faça exames e reavaliações frequentes. Caso houver indicação cirúrgica, existem algumas opções, sendo a endovascular hoje uma das melhores, com menor tempo de internação e recuperação. O ideal e ter um cirurgião vascular de sua confiança para acompanhar seu caso.