É normal ficar nervoso e ficar com vontade de chorar quando alguém briga ou reclama com você? Ou tam

27 respostas
É normal ficar nervoso e ficar com vontade de chorar quando alguém briga ou reclama com você? Ou também quando vê uma briga?
Olá.

Algumas pessoas apresentam uma sensibilidade maior, por vezes passaram por experiências de vida desagradáveis que favorecem uma dificuldade em lidar com certas situações ou estão em um momento de vida difícil que as fazem se sentir mais vulneráveis, dentre outros fatores.
Logo, algumas pessoas podem se sentir impotentes, tristes, amedrontadas, tensas... conseguindo lidar com a situação estressante apenas por via do choro.
Saiba que não é algo anormal chorar frente a tais situações (ainda mais ao se observar como já colocado, um pouco da vida vivida, e do contexto atual em que essa pessoa está, como por exemplo: você vive em um ambiente com pessoas agressivas? Como está sua rotina?).
Entretanto, a depender do quanto isso te limita, tira sua capacidade de expressar o que realmente quer, te deixa sempre em uma posição passiva onde sempre sofre danos e não assertiva onde você se sente capaz de expressar suas emoções e sentimentos, sente-se sozinho e sem apoio, é muito válido realizar algum acompanhamento psicológico.

Espero ter ajudado.

Bom dia! Sim, é absolutamente normal sentir-se nervoso e ter vontade de chorar quando alguém briga ou reclama com você, assim como quando se testemunha uma briga. Essas reações podem ser uma resposta natural ao estresse e à tensão emocional envolvida em situações conflituosas. Cada pessoa tem sua própria maneira de lidar com conflitos e emoções intensas, e não há uma única forma "certa" de reagir. Sentir-se assim pode ser um sinal de sensibilidade emocional e empatia, o que são qualidades admiráveis. No entanto, se essas reações estiverem causando desconforto significativo ou interferindo em sua vida diária, pode ser útil explorar maneiras de lidar com essas emoções de forma mais equilibrada. Sugiro que busque uma ajuda psicológica, se esse for o seu caso. Espero ter ajudado, fique bem.
Oi. Claro, somos humanos e lidamos com sentimentos. Você pode ser sim uma pessoa mais sensível nessas situações. Se você sente que isso pode estar te afetando esteja com algum psicólogo para te ajudar nesse processo. Um abraço e estou aqui.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
É completamente normal ficar nervoso ou sentir vontade de chorar em situações de conflito ou quando alguém está bravo ou reclamando com você. Cada pessoa reage de forma diferente, mas essas reações são bastante comuns. Se você se sentir assim, não se preocupe, é uma resposta emocional normal. Se esses sentimentos forem difíceis de lidar, é bom procurar ajuda profissional, e se precisar conte comigo! :)
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 110
Olá, conforme já apontado pelos colegas isso pode acontecer sim. Mas porque você está se perguntando sobre essas suas reações diante de brigas? Você acha que tem um excesso? Acha que o desafio da lidar com conflitos está de um tamanho importante? Considera que esses momentos que te deixaram ou seguem te deixando mais fragilizado estão relacionados a alguma questão particular sua? Essas e muitas outras questões podem ser formuladas a partir do seu olhar sob essa situação. Caso perceba um impacto significativo na sua vida, um sofrimento ou uma vontade de manejar melhor o que está difícil para você, procure uma ajuda profissional.
Sim, é normal. O quanto você está "acostumado" com esse ambiente?
Coloquei acostumado entre aspas porque não é nada saudável estar diariamente nesse tipo de ambiente, então o saudável é não estar.
O que vem com essa vontade de chorar quando alguém briga com você? Medo, insegurança, culpa? Vale analisar.
Pessoas sensíveis, em geral, têm essas reações. Você deve ser muito jovem e com o tempo você vai ficar mais calejado e aprender a reagir de outras formas mais assertivas. Ninguém gosta de ser maltratado ou brigar. Mas essas coisas acontecem. Faz parte dos relacionamentos humanos.
Olá!

Sim, é completamente normal sentir-se nervoso ou ter vontade de chorar em situações de conflito, como quando alguém briga ou reclama com você, ou mesmo ao testemunhar uma briga entre outras pessoas. Essas emoções são reações naturais ao estresse e à tensão emocional. É importante reconhecer esses sentimentos e encontrar maneiras saudáveis de lidar com eles, como respirar profundamente, buscar apoio emocional ou, se necessário, buscar ajuda profissional.
Olá!

Claro que sim, isso são reações naturais, o excesso e se elas lhe causarem algum mal é que devem ser investigadas.
Caso necessite, buque apoio profissional.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Boa Tarde!
Cada pessoa tem sensibilidade diferente da outra,porém com o avanço da idade espera-se que haja mais maturidade emocional para lidar com conflitos internos e externos de maneira mais assertiva,isto é,expressando de outras maneiras o seu desconforto sem ser apenas através do choro.
Sugiro que avalie para si mesma como isso tem afetado sua vida e feito se sentir,e caso esteja te atrapalhando no dia a dia e nas relações pessoais procure por psicoterapia.
Fico à disposição no online ou presencial.
Olá. É natural que não fiquemos confortáveis em ambientes hostis, mas diante do seu questionamento acho importante que avalie alguns pontos nessas situações: como percebe as relações e ambientes em que está inserido? Como se vê diante dessas relações? Como enxerga o diálogo nesses grupos e o seu diálogo de forma geral? Pergunto isso, pois considero interessante pensar, até porque parece ser um incômodo, e muitas vezes as dificuldades em encontrar maneiras mais confortáveis para lidar com as emoções estão ligadas às questões mencionadas acima.
Olá! Sim, é completamente normal sentir-se assim em situações de confronto ou conflito. É uma resposta emocional comum diante do estresse ou da tensão. Algumas pessoas são mais sensíveis às emoções e reagem dessa maneira com mais facilidade. Se você se sentir assim com frequência, pode ser útil encontrar formas saudáveis de lidar com essas emoções, como técnicas de respiração profunda ou até mesmo buscar apoio emocional de amigos. Caso seja uma reação muito intensa, que esteja incomodando, causando um sofrimento emocional muito grande, sugiro que faça terapia para lidar com seus conflitos internos. Sempre à disposição.
Olá! É muito comum sim. Este tipo de conteúdo pode funcionar como uma espécie de "gatilho" para muitas pessoas e gerar tristeza, angústia, medo, choro, etc. Além disso, situações estressantes como esta tendem a limitar o comportamento de quem tem possui maior sensibilidade, pois provavelmente tentará evitar confrontos a todo o custo. Lembre-se que é importante impor limites, e às vezes é necessário defender seus direitos para não se sair prejudicado. A terapia cognitiva comportamental é indicada para estes casos e pode contribuir de diversas formas.
Olá.

A resposta é sim. Algumas pessoas apresentam emoções de forma mais intensa e profunda que outras e é bom lembrar que a sensibilidade emocional não define uma pessoa, pois cada ser humano é único. A sensibilidade é sim, uma parte importante da individualidade, mas é fundamental saber lidar com com ela de forma saudável. Caso contrário, poderá haver prejuízo na sua qualidade de vida emocional e social.

Caso perceba, em sua experiência, que esteja sendo afetado negativamente, recolhendo-se ou tendo algum comportamento de evitação a partir desses gatilhos, seria aconselhável buscar por ajuda profissional a fim de aprofundar o tema.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 219
Olá, é completamente normal sentir-se nervoso e emocionalmente afetado quando alguém briga ou reclama com você, ou mesmo ao presenciar uma briga entre outras pessoas. Essas situações podem ser estressantes e desencadear uma variedade de emoções, incluindo ansiedade, tristeza e vontade de chorar. Essas reações emocionais podem ser reflexos de uma sensibilidade emocional, empatia ou preocupação com as relações interpessoais e o bem-estar dos outros. Além disso, essas situações podem ativar respostas emocionais de defesa ou sobrevivência, levando a sentimentos de vulnerabilidade, medo ou inadequação. No entanto, se essas reações emocionais são frequentes, intensas ou interferem significativamente na sua vida diária e bem-estar, pode ser útil explorar esses sentimentos mais profundamente com um profissional para te ajudar a entender melhor suas reações emocionais, identificar gatilhos específicos e desenvolver estratégias saudáveis para gerenciar e responder a essas situações de maneira mais eficaz e equilibrada. Estou à disposição para ajudar nesse processo.
Sim, até certo ponto é normal ficar triste ou nervoso. Mas para uma pessoa adulta relativamente forte emocionalmente não chega ao ponto de chorar. Se isso acontece com você, provavelmente você entra num modo de funcionamento que em Terapia de Esquema se chama "criança vulnerável", quando memórias da sua infância invadem seu cérebro com situações semelhantes a essa vivenciada no presente e te traz as mesmas emoções daquela época remota. Entender isso e tratar vai ajudar a lidar com as situações de conflito com outro olhar, de um adulto saudável
Espero ter ajudado e estou à disposição caso decida por buscar ajuda psicológica.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá!! É normal e natural ficarmos tristes em situações desafiadoras como conflitos entre você ou outras pessoas. E, o que é demais uma hora transborda, ou seja, se essas sensações te atrapalham a chegar em um acordo satisfatório pra você e pra outra pessoa, se essa tristeza te impede de se posicionar com firmeza na hora de dizer não para algum pedido que ultrapasse seu limite, podem ser bons motivos pra buscar ajuda com Psicóloga. Espero ter ajudado, abraço
Olá! Sentir-se nervoso é uma reação do nosso organismo diante de uma situação incômoda. As reações podem variar de acordo com o sentimento que a situação provoca. É possível que tenha vontade de chorar porque esse tipo de situação deve lhe provocar tristeza, medo ou decepção.
É importante observar a intensidade da reação e o quanto esta reação impacta na sua vida, atividades e relações interpessoais, caso este sentimento seja recorrente e sinta que está lhe trazendo prejuízos, busque ajuda profissional.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 190
Olá! É uma resposta que pode acontecer sim, de acordo com a estrutura emocional da pessoa e do seu nível de habilidade de comunicação. Normalmente esse tipo de reação não acontece apenas pela situação em si e sim porque está relacionada a outras experiências já vividas e a como a pessoa se relaciona com o mundo. Terapia pode ajudar a compreender o que acontece com essa pessoa em específico!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
É completamente normal se sentir nervoso e até com vontade de chorar quando alguém briga ou reclama com você, ou quando presencia uma briga. Essas situações podem ser muito estressantes e mexer com nossas emoções. É importante lembrar que suas reações são válidas e que é essencial buscar apoio e cuidado emocional nessas horas.
Olá, como vai?
Com relação a sua dúvida, quero dizer que chorar e sentir-se mais sensível diante de brigas pode ser explicado por vários fatores psicológicos. Aqui estão alguns pontos que podem ajudar a entender esse fenômeno:
1. Resposta emocional: O choro pode ser uma resposta a uma sobrecarga emocional. Quando estamos diante de brigas ou confrontos, as emoções podem acumular-se ao ponto de transbordarem em forma de lágrimas.

2. Estresse e Ansiedade: Situações estressantes ou de alta ansiedade, como uma briga, podem elevar a sensibilidade emocional. Nosso corpo reage ao estresse liberando hormônios como o cortisol, que podem nos deixar mais propensos a responder emocionalmente.

3. Empatia: Pessoas com altos níveis de empatia podem se sentir mais afetadas por discordâncias ou tensões em relacionamentos, pois são mais sensíveis às emoções dos outros.
Chorar pode ser também uma maneira de processar e lidar com conflitos internos que surgem devido a brigas ou discussões. É uma forma de o corpo tentar restabelecer o equilíbrio emocional.
A história pessoal, traumas passados ou condições psicológicas pré-existentes também podem influenciar como respondemos a conflitos. Pessoas que passaram por experiências negativas anteriores podem ter uma sensibilidade maior a novas brigas ou desentendimentos.
Ao entender esses mecanismos podemos desenvolver estratégias mais eficazes para manejar as nossas emoções diante de situações difíceis.
Um psicólogo pode ser útil para quem se sente excessivamente sensível ou propenso a chorar em tais situações. Pois, além de ajudá-lo a identificar o porquê, pode auxiliar no autoconhecimento.
Espero ter ajudado,
Wilma Simões
Psicóloga
CRP 06/184665
Olá, o choro é uma descaga conum de medo ou tristeza, então, chorar nessas situações é normal sim, não há nada de errado com vc por isso.

Abraço
Olá, espero que minha resposta faça algum sentido para você. O choro é uma forma de comunicação, além de estar ligado a um sentimento. Quando você chora dentro dessas situações que citou é algo que possa realmente acontecer, principalmente quando fica nervoso a respeito. Chorar faz parte de processos da vida, e é importante se expressar sobre o que te incomoda ou te afeta. Espero ter lhe ajudado de alguma forma. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Nos episódios depressivo, os principais sintomas são: diminuição da disposição para a vida; aumento da necessidade do sono; retração e isolamento; tristeza profunda; falta de vontade para realizar atividades e pensamentos pessimistas, de menos valia e que trazem um ambiente de piora e risco.
Cada pessoa reage a essas e outras situações de modo distinto. É bastante comum que a reação seja a que você relata. Entretanto, é aconselhável investigar porque essas situações te sensibilizam e emocionam tanto a ponto de fazer você chorar. Essa reação pode estar ligada a algum evento anterior traumático. A psicoterapia sob a ótica da psicanálise pode te ajudar nessa investigação. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta.
Antes de se chegar a uma resposta, se é normal ou não, você traz uma questão que te incomoda, e isso é importante. Como que isso te impacta? É importante poder (se) escutar (n)isso, e destinar esse incomodo a um profissional. Pelo o que descreve, considero importante uma investigação mais aprofundada com um(a) psicanalista.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise
Há alguma dor emocional existente dentro de você, as relações na vida adulta podem não estar sendo fáceis para você, já que sempre pode existir uma criança ferida dentro de nós, não importa o que passamos. Na terapia que ofereço, você pode conhecer a abordagem sobre a teoria do apego, terapia do esquema, terapia centrada na pessoa e terapia cognitivo comportamental. ambas atuam para melhorar atitudes do presente e conjuntamente entender a relação das suas dificuldades e dores ao seu passado e talvez a forma que o seus pais ou pessoas importantes da sua vida mantinham a relação com você ou o que você presenciava nesses ambientes. Essa dor emocional pode ser transformada aos poucos. Por isso o acompanhamento psicológico é tão importante, comigo você poderá começar a entender o que te feriu e o que pode ser transformado para que você viva melhor no seu presente e futuro. Marque a sua sessão, comigo!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 150