Tomografia

Tomografia

A tomografia computadorizada (TC) é um procedimento de imagem que utiliza equipamentos especiais de raio-X para criar fotos ou varreduras detalhadas de áreas internas do corpo, graças a um estreito feixe de radiação que circula em uma parte selecionada do corpo. O resultado é uma série de fotos tiradas de vários ângulos diferentes. Um software especial us... Leia mais

A tomografia computadorizada (TC) é um procedimento de imagem que utiliza equipamentos especiais de raio-X para criar fotos ou varreduras detalhadas de áreas internas do corpo, graças a um estreito feixe de radiação que circula em uma parte selecionada do corpo. O resultado é uma série de fotos tiradas de vários ângulos diferentes. Um software especial usa essas informações para criar uma imagem transversal (com vários níveis) e organiza essas digitalizações, uma sobre a outra, para criar uma imagem detalhada de órgãos, ossos ou vasos sanguíneos. Esse procedimento tem várias utilidades. Um exemplo é o cirurgião, que pode usar esse tipo de imagem para visualizar para todos os ângulos de um tumor e, assim, preparar-se para a cirurgia.

Tomografia

Lista de centros de diagnóstico que realizam TC

Compare preços e dias disponíveis


Contra-indicações absolutas para tomografia computadorizada:

  • Gravidez
  • Alergia ao contraste.

As contra-indicações relativas são:

  • Diabetes (você deve lembrar o seu médico se estiver tomando o medicamento para diabetes - metformina, que deve ser descontinuado temporariamente em pessoas que terão contraste com iodo)
  • Se no passado você teve efeitos colaterais após usar um agente de contraste
  • Se você está no processo de tratamento de uma infecção
  • Caso você tenha realizado recentemente um teste de diagnóstico usando contraste de barra

Preparação para um exame


Caso você seja diabético e esteja utilizando Metformina - deve entrar em contato com o médico assistente, pois, no caso de níveis anormais de creatinina no sangue, o medicamento deve ser descontinuado 48 horas antes e 48 horas após o exame.
Não há restrições alimentares antes de realizar a tomografia computadorizada sem contraste. Se você estiver realizando um teste de contraste, é recomendável que você não coma nem beba nada durante as seis horas que antecedem o procedimento. Porém, você pode beber uma pequena quantidade de água com os medicamentos que precisar tomar.
Use roupas confortáveis ​​e folgadas no dia do teste. Objetos de metal podem afetar o resultado, portanto, evite roupas com zíperes e fechos. Em alguns centros de diagnóstico, será solicitado que você use um roupão de banho especial. Antes do exame, não se esqueça de remover o relógio, as jóias ou outros objetos de metal que você possa estar usando (incluindo grampos de cabelo, óculos, aparelhos auditivos e quaisquer aparelhos ortodonticos móveis).

Exame com contraste


Às vezes, uma tomografia computadorizada requer o uso de um meio de contraste. Nesse caso, é recomendável medir o nível de creatinina no sangue, cujo resultado será solicitado antes da pesquisa.
O contraste pode ser administrado por via oral ou injetado por via intravenosa. O corante de contraste distingue certas áreas dentro do corpo, tornando as imagens mais nítidas. Os agentes de contraste comumente usados ​​são iodo e bário.
Em casos muito raros, o contraste pode causar reações alérgicas. Algumas pessoas experimentam coceira leve. Os sintomas de uma reação alérgica mais grave incluem falta de ar e inchaço da garganta ou outras partes do corpo. Se você apresentar algum destes sintomas, deve notificar imediatamente o técnico que estiver realizando o exame.
Muito raramente, os agentes de contraste podem causar problemas renais (especialmente em pacientes que já tenham esse quadro clínico).
Lembre-se de não beber por 3 horas e manter jejum de 6 horas antes do exame com contraste.

Procedimentos para o exame


A tomografia computadorizada é indolor. O tempo de teste depende de quais partes do corpo serão digitalizadas. Pode levar de alguns minutos a meia hora. Os tomógrafos têm a forma de um círculo grande com um tubo no meio. Durante o exame, você estará deitado em uma mesa estreita que desliza pelo interior do equipamento. Se a parte examinada for a cabeça, a mesa pode ser equipada com um travesseiro especial que imobiliza a mesma. Durante o exame, deitado sobre a mesa, você irá entrar no scanner e os detectores e o tubo de raios-X girarão em torno de você. Cada rotação fornece várias fotos de uma determinada parte do seu corpo. Você ouvirá zumbidos durante a tomografia computadorizada. Durante todo o procedimento, você pode se comunicar livremente com o técnico. E o técnico pode pedir que você prenda a respiração por um determinado período de tempo para evitar que as fotos fiquem desfocadas.

Após o teste


Imediatamente após o exame e o curativo, você pode deixar o centro de diagnóstico. Não há contra-indicações para dirigir um carro.
Para um estudo de contraste, certifique-se de beber pelo menos dois litros de água no mesmo dia. As mulheres que amamentam não devem amamentar seu bebê por 24 horas após o final do exame, e os alimentos extraídos devem ser descartados.

Precisa de mais alguma informação?

sim não Ótimo! Agora vamos agendar seu exame

Ache um centro de diagnóstico e marque um exame

Veja a lista completa de centros de diagnósticos
Saiba mais sobre preços e datas disponíveis para um exame
Agende seu exame gratuitamente
Prepare-se para o exame