Ressonância magnética

Ressonância magnética

A ressonância magnética (RM) é um teste de diagnóstico inofensivo que usa ímãs e ondas de rádio para tirar fotos detalhadas do corpo. É uma tecnologia de imagem não invasiva que produz imagens anatômicas e tridimensionais. Essa técnica é frequentemente usada para detectar doenças, diagnosticar e monitorar o tratamento. Ao contrário dos raios-X e da tomogr... Leia mais

A ressonância magnética (RM) é um teste de diagnóstico inofensivo que usa ímãs e ondas de rádio para tirar fotos detalhadas do corpo. É uma tecnologia de imagem não invasiva que produz imagens anatômicas e tridimensionais. Essa técnica é frequentemente usada para detectar doenças, diagnosticar e monitorar o tratamento. Ao contrário dos raios-X e da tomografia computadorizada, a RM não utiliza radiação ionizante, que é prejudicial.
Algumas partes do corpo, como cérebro, medula espinhal, nervos, músculos, ligamentos e tendões são visíveis com mais clareza através da ressonância magnética quando comparado ao raio-X ou tomografia computadorizada. Por esse motivo, a ressonância é frequentemente usada para visualizar lesões no joelho e no ombro.

Ressonância magnética

Lista de centros de diagnóstico que realizam RM

Compare preços e dias disponíveis


Contra-indicações absolutas para ressonância magnética incluem:

  • Gravidez
  • Cateteres para monitoramento da artéria pulmonar
  • Balões intra-aórticos
  • Dispositivos para apoiar o ventrículo esquerdo ou direito
  • Piercings corporais
  • Implantes (por exemplo: bomba de insulina, prótese)

As contra-indicações relativas (geralmente depende do centro de diagnóstico, local do teste, tipo exato de dispositivo, número de Tesla) são:

  • Implantes cocleares
  • Intra-uterino contraceptivo
  • Tatuagem / maquiagem permanente
  • Insuficiência renal (quando testada com contraste)
  • Válvulas cardíacas

Para contra-indicações mais especializadas, pergunte ao médico que está solicitando o exame.

Preparação para um exame


A ressonância magnética é totalmente indolor e dependendo da área analisada, o tempo total do procedimento leva de 15 a 45 minutos.
Durante o exame, será solicitado que você se deite em uma mesa, que irá deslizar pelo buraco circular da máquina e examinará uma, ou mais, parte específica do corpo. A máquina gera um forte campo magnético ao redor da pessoa e as ondas de rádio serão direcionadas ao seu corpo, entretanto você não sentirá nada. Durante a digitalização, você poderá ouvir alguns ruídos altos ou estrondos. Uma prática comum é colocar fones de ouvido e ouvir música ou usar tampões para bloquear sons desagradáveis.

As crianças pequenas, assim como as pessoas que sofrem de claustrofobia, podem receber sedativos para ajudá-las a relaxar ou adormecer durante o exame. É muito importante que você permaneça o mais imóvel possível durante o teste. Isso permitirá que se obtenha imagens nítidas e os movimentos podem fazer com que a imagem fique tremida.
Alguns hospitais podem ter um RM que abra as laterais. Essa é uma alternativa útil para pessoas que têm medo de espaços limitados (incluindo pessoas com claustrofobia).

Exame com contraste


No caso de um teste de contraste, você será solicitado a ir à clínica uma hora antes da data programada para fornecer resultados laboratoriais para os níveis de creatinina. Também antes do teste, você terá um cateter para injetar um agente de contraste durante a ressonância.
O processo adicional é descrito na guia "Procedimento de um exame".

Procedimentos para o exame


A preparação do paciente inclui uma foto de qualquer roupa ou jóia que possa piorar a imagem da ressonância. Em alguns casos, o paciente pode ser solicitado a usar roupas de hospital.
No início, o técnico solicitará que o paciente se deite em uma mesa especializada, que será inserida no aparelho, que examinará a parte examinada do corpo. Mais tarde, o técnico sairá do quarto do paciente. Durante as sequências individuais de RM iniciadas (geralmente duas a seis seqüências diferentes de dois a quinze minutos cada), o paciente ouvirá um som de batida. "Sequência MR" é a aquisição de dados que fornece uma orientação específica para a imagem e um tipo específico de aparência ou "contraste". Dependendo do sistema e do tipo de teste que está sendo realizado, a batida pode ser alta e exigirá que o paciente tenha tampões ou fones de ouvido especiais. Durante o exame de RM, o técnico e o paciente podem se comunicar a qualquer momento.
Após o exame, o técnico solicitará ao paciente que se vista e espere a revisão da ressonância magnética.

Após o teste


Após o exame, o técnico da RM te levará ao vestiário. Você pode sair assim que estiver pronto.
No caso de um teste de contraste - permaneça na clínica até verificarem que você se sente bem o suficiente. Lembre-se de beber pelo menos dois litros de água após o exame. As mulheres que amamentam não devem amamentar seu bebê por 24 horas após o final do exame, e os alimentos extraídos devem ser descartados.

Precisa de mais alguma informação?

sim não Ótimo! Agora vamos agendar seu exame

Ache um centro de diagnóstico e marque um exame

Veja a lista completa de centros de diagnósticos
Saiba mais sobre preços e datas disponíveis para um exame
Agende seu exame gratuitamente
Prepare-se para o exame