O exame de ultrassom comum é bastante conhecido. Mas e sobre a ultrassonografia com Doppler, você já ouviu falar?
Esse tipo de ultrassom serve para avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue em um órgão ou região específica do corpo, permitindo identificar problemas como aneurisma, trombose e varizes, dentre outras indicações.
Para saber com detalhes o que é, para que serve e como funciona a ultrassonografia com Doppler, continue lendo este texto!
O que é ultrassonografia com Doppler?
A ultrassonografia com Doppler é um exame que lembra bastante o ultrassom comum. É realizado por meio de ondas sonoras, que, quando emitidas nos órgãos e tecidos internos do organismo, produzem imagens, as quais podem ser vistas pelo paciente em um tela, em tempo real.
A diferença da ultrassonografia com Doppler em relação ao ultrassom comum é que o exame mostra também o fluxo sanguíneo na área que se deseja avaliar.
O exame é seguro: não usa radiação, nem gera efeitos colaterais ao paciente. Sua realização também é rápida, prática e não causa dores. Além disso, não exige qualquer preparo, exceto nos casos em que se busca avaliar a região abdominal, quando pode ser necessário fazer jejum.
- Leia também: Ultrassom 3D morfológico: o que é e quando fazer?
Como a ultrassonografia com Doppler funciona
O efeito Doppler foi proposto ainda no século XIX pelo físico austríaco Christian Doppler. Ele consiste na alteração da percepção da frequência emitida por uma fonte sonora pelo observador, quando existe movimento relativo entre os dois.
É o que acontece, por exemplo, quando um carro de bombeiros passa por nós e percebemos que o som é mais agudo na medida em que ele se aproxima, em relação a quando se afasta.
Mas como esse conceito da física se aplica à ultrassonografia? No diagnóstico por imagem, o efeito Doppler permite determinar em qual velocidade e em qual sentido o sangue corre pelas artérias, por exemplo.
Quando faz o exame, o paciente se submete a ondas sonoras que não podem ser ouvidas. Ele deita em uma máquina e o profissional de saúde desliza o aparelho sobre a área a ser analisada, usando um gel. Essas ondas inaudíveis, então, são refletidas pelas hemácias, ajudando a determinar a velocidade e o sentido do fluxo sanguíneo.
- Conheça clínicas que fazem ultrassom com segurança e rápido agendamento nas principais cidades do país
Para que serve a ultrassonografia com Doppler?
A principal função da ultrassonografia com Doppler é identificar alterações nos vasos sanguíneos. Problemas como estreitamento, dilatação ou oclusão dos vasos podem ocorrer em qualquer tecido do corpo e podem causar problemas de saúde diversos.
Estas são as indicações mais comuns da ultrassonografia com Doppler:
- Identificar alterações nos vasos sanguíneos que podem causar aneurismas, tromboses e varizes;
- Avaliar o fluxo sanguíneo em veias e artérias, ainda que sem suspeita de doenças;
- Nas gestantes, avaliar o fluxo sanguíneo entre a mãe e o feto.
Tipos de ultrassonografia com Doppler
Como falamos, a ultrassonografia com Doppler pode ser realizada em diversas partes do corpo. Por isso, é possível classificá-la em diversos tipos, conforme a área a ser analisada. Conheça os principais:
- Ultrassonografia com Doppler da aorta: serve para identificar alterações na aorta, a mais importante artéria do corpo humano;
- Ultrassonografia com Doppler das artérias renais: permite avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias dos rins, identificando a ocorrência de hipertensão renal, além de outras alterações nesses órgãos;
- Ultrassonografia com Doppler das carótidas: alterações nas carótidas, artérias que levam sangue do coração para o cérebro, podem causar sintomas como tonturas, desmaios e até Acidente Vascular Cerebral (AVC). Por meio do exame, é possível identificar essas alterações, avaliando o risco de AVC;
- Ultrassonografia com Doppler das mamas: serve para complementar outros exames, fornecendo informações sobre a vascularização de nódulos que já tenham sido localizados nos seios;
- Ultrassonografia com Doppler das pernas: permite identificar problemas de má circulação nas pernas, assim como varizes e tromboses;
- Ultrassonografia com Doppler da tireoide: avalia alterações nos vasos sanguíneos da glândula tireoide, localizada no pescoço;
- Ultrassonografia obstétrica com Doppler: além de avaliar, como já mencionamos, o fluxo sanguíneo da mãe para o feto, também permite avaliar seus batimentos cardíacos.
Agora que você já sabe tudo sobre ultrassonografia com Doppler, é hora de encontrar uma clínica de confiança para marcar o exame. Na Doctoralia Lab você pode agendar seu ultrassom de forma simples e prática, sem sair de casa. Conheça a plataforma, disponível para agendamentos nas principais cidades do país.