Artigos 25 março 2024

Ultrassom transvaginal: preparo e tudo que você precisa saber

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

O ultrassom transvaginal é um dos exames que usam ondas sonoras para gerar imagens do corpo humano. Mesmo sendo indolor e de fácil realização, o exame pode gerar dúvidas entre as mulheres que vão realizá-lo.

Afinal, é preciso se preparar? Como é o procedimento? Neste artigo, vamos responder às principais questões sobre o preparo para ultrassom transvaginal. Confira!

O que é o ultrassom vaginal?

O ultrassom transvaginal é um exame de imagem usado para analisar órgãos internos femininos, como útero, colo do útero, ovários, trompas de Falópio e vagina. Durante o procedimento, o médico usa um pequeno aparelho, o transdutor, que é protegido por um preservativo e introduzido na vagina com o auxílio de um gel.

Esse transdutor produz ondas de som que são transformadas pelo computador em imagens. Essas imagens, por sua vez, auxiliam no diagnóstico de problemas de saúde como cistos, infecções, câncer e gravidez ectópica. O exame também serve para confirmar uma possível gravidez.

A realização do ultrassom transvaginal não causa dores, e o exame não utiliza radiação. Além disso, o resultado são imagens nítidas e bem detalhadas. Por esses motivos, o exame é recomendado com frequência pelos ginecologistas.

Para que serve o ultrassom transvaginal?

Vamos entender mais detalhadamente quais são as indicações do ultrassom transvaginal.

É comum que o médico solicite o ultrassom como um exame de rotina e também quando é preciso identificar causas de sintomas como dor pélvica e sangramento anormal. Também pode ser solicitado quando há suspeita de cistos e para colocar o DIU.

O exame tem ainda uma série de indicações relacionadas à gravidez: permite identificar uma gravidez ectópica, reconhecer sinais de possível aborto, monitorar batimentos cardiácos do bebê, examinar a placenta e até confirmar a gestação.

Como é o preparo para o ultrassom transvaginal?

O ultrassom transvaginal não exige preparo específico. Recomenda-se, no entanto, usar roupas confortáveis, que podem ser retiradas facilmente. O exame pode ser realizado mesmo durante o período menstrual, mas, nesses casos, não se deve usar absorvente interno.

A depender da situação, o médico pode pedir para fazer o exame na paciente com a bexiga cheia, com o objetivo de afastar o intestino e obter as imagens mais facilmente. A equipe da clínica pode oferecer água cerca de 1h antes do procedimento. Nesse caso, não é recomendado ir ao banheiro até que o exame seja feito.

Ultrassom transvaginal com preparo intestinal

Existe ainda um outro tipo de ultrassom transvaginal, usado para diagnóstico e estadiamento da endometriose, distúrbio em que o tecido que reveste o útero cresce fora do órgão. O exame pode ser também chamado de ultrassom para mapeamento pélvico da endometriose, ultrassom transvaginal especializado e ultrassom transvaginal para pesquisa de endometriose.

O exame, assim como o ultrassom transvaginal comum, é rápido e não dói. Da mesma forma, é realizado com uma sonda, introduzida na vagina com o auxílio de gel. A diferença é que é necessário o preparo do intestino, para reduzir resíduos e permitir melhor visualização das estruturas.

Por isso, na véspera do exame, deve-se adotar uma dieta sem resíduos, com alimentos leves e evitando gordura, vegetais folhosos, leite, feijão e alimentos integrais. Também é recomendado um jejum de 4 horas.

O médico pode sugerir ainda o uso de uma medicação que auxilia no preparo intestinal, como um laxante. No dia do exame, pode ser feita a aplicação de um enema pela via transretal, facilitando a preparação.

Onde realizar o ultrassom transvaginal?

Para realizar o ultrassom transvaginal, é preciso escolher uma clínica de qualidade, que tenha os equipamentos necessários para realização do exame, além de uma equipe treinada.

Na Doctoralia você pode fazer o agendamento online da sua ultrassonografia, sem sair de casa, comparando as diferentes opções disponíveis nas principais cidades do Brasil. Acesse e conheça!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.