Artigos 25 março 2024

Ultrassom pélvico: o que é e como é feito?

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Há diversos exames que auxiliam no acompanhamento da saúde da mulher. Um deles é o ultrassom pélvico, também chamado de ultrassonografia do abdômen inferior ou ultrassom ginecológico, que permite detectar alterações em órgãos como o útero e os ovários.

Se você está com dúvidas sobre o exame, continue a leitura do artigo para descobrir o que é, como é feito, como se preparar e quais são as indicações do ultrassom pélvico.

O que é ultrassom pélvico?

O ultrassom pélvico é um exame de imagem não invasivo que permite analisar estruturas da região da pelve feminina, como o útero, o colo uterino, as tubas uterinas e os ovários.

O procedimento permite identificar o desenvolvimento dos folículos em tratamentos de reprodução assistida e, na área obstétrica, serve para acompanhar a evolução da gestação e do feto.

Como é feito o ultrassom pélvico?

O exame de ultrassonografia pélvica pode ser feito de duas maneiras (em alguns casos, inclusive, ambos os métodos podem ser utilizados):

  • Suprapúbica
  • Transvaginal

Na ultrassonografia suprapúbica, a paciente deve deitar na maca e o gel condutor é aplicado na pele sobre a qual o aparelho transdutor será deslizado em diferentes direções para que se obtenha as imagens.

Já a ultrassonografia transvaginal, como o nome sugere, é realizada pela vagina. O transdutor é coberto por um gel que facilita a condução das ondas sonoras e por uma proteção de látex lubrificada, enquanto isso a mulher se deita em posição ginecológica. Em seguida, o aparelho é inserido na vagina para a realização do exame.

Preparação para o ultrassom pélvico

No caso da ultrassonografia suprapúbica, é recomendado tomar alguns copos d’água antes do exame, para facilitar a visualização.

Já no caso da ultrassonografia transvaginal é o contrário: a paciente deve estar com a bexiga vazia na hora da realização do procedimento.

O profissional responsável pelo exame usa um transdutor, que é inserido ou deslizado na região que se deseja avaliar. As imagens, então, são mostradas em um monitor e podem ser armazenadas digitalmente ou impressas para avaliação do médico.

Indicações do ultrassom pélvico

O ultrassom pélvico serve para diagnosticar e auxiliar no acompanhamento de diversas condições. Conheça as principais:

  • Cistos
  • Endometriose
  • Gravidez nas trompas ou ectópica (ou seja, fora do útero)
  • Miomas
  • Pólipos uterinos
  • Tumores no útero e nos ovários
  • Sangramentos uterinos

Além disso, no caso das gestantes, o ultrassom transvaginal é recomendado entre a quinta e a oitava semana de gravidez, servindo para observar o desenvolvimento do bebê.

Contraindicações do ultrassom pélvico

O ultrassom pélvico não oferece risco às pacientes, uma vez que não existe exposição à radiação,como ocorre nos exames de raio X e tomografia.

O ultrassom transvaginal, especificamente, é contraindicado para as pacientes que ainda não tiveram a primeira relação sexual, já que existe a possibilidade de rompimento do hímen durante o procedimento.

Além disso, é importante procurar sempre o seu médico de confiança para entender quando o exame é realmente necessário.

Onde realizar o ultrassom pélvico?

O exame pode ser realizado em clínicas de imagem que contem com os equipamentos necessários e com profissionais especializados, que deixem a mulher confortável durante o procedimento.A boa notícia é que já é possível agendar seus exames de forma 100% online, sem sair de casa. Isso pode ser feito por meio da plataforma Doctoralia. É só acessar o site, pesquisar por ultrassonografia do abdômen inferior nas principais cidades do país, comparar as opções disponíveis e fazer o agendamento. Acesse agora!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.