Artigos 25 março 2024

Ultrassom obstétrico: o que é, quais são os tipos, para que serve e como se preparar

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

O ultrassom obstétrico é um exame bastante comum durante a gestação. O que muitas mães talvez não saibam é que existem diferentes tipos desse exame, cada um voltado para uma finalidade.

Mais do que descobrir o sexo do bebê, os diferentes tipos de ultrassom obstétrico permitem detectar más formações fetais, avaliar batimentos cardíacos, identificar problemas cromossômicos, entre outras possibilidades.

Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue a leitura do artigo! Nele vamos falar sobre o que é, para o que serve, quais os tipos e como se preparar para uma ultrassonografia obstétrica. Boa leitura!

O que é o ultrassom obstétrico?

O ultrassom obstétrico é um exame de imagem que serve para acompanhar o desenvolvimento do bebê durante a gestação. Indolor e não invasivo, o procedimento também é simples, durando cerca de meia hora. Além disso, é seguro para as gestantes, já que não emite radiação, nem causa efeitos colaterais.

No caso dos ultrassons obstétricos realizados por via transvaginal, é utilizada uma sonda com preservativo, que é introduzida na vagina para que se obtenha melhor visualização. Isso é necessário porque nas primeiras semanas de gravidez o embrião é muito pequeno.

Nos outros tipos de ultrassom obstétrico, a gestante se deita na maca e o médico passa um gel na região abdominal. Em seguida, o transdutor é deslizado na área, e as imagens são mostradas em uma tela.

Para que serve o ultrassom obstétrico?

O ultrassom obstétrico serve para detectar más formações fetais. Também permite que se obtenha informações importantes sobre o bebê, como idade, sexo e batimentos cardíacos.

Com o exame, é possível saber ainda se a gravidez é ectópica (fora do útero) e se há deslocamento da placenta ou alterações cardíacas. O ultrassom obstétrico permite ainda identificar problemas cromossômicos, como a síndrome de Down e o lábio leporino.

Quais são os tipos de ultrassom para gestantes?

Não existe só um tipo de ultrassom para gestantes. Há diversas categorias do exame que podem auxiliar no acompanhamento da saúde da mulher e do bebê, desde as primeiras semanas até o nascimento.

Confira quais são os tipos de ultrassom obstétrico:

  • Ultrassom transvaginal: o ultrassom transvaginal costuma ser solicitado no início da gravidez, até a décima semana. O exame permite analisar a anatomia do útero e dos ovários, identificar a idade gestacional e os batimentos cardíacos do embrião.
  • Ultrassom transvaginal morfológico: realizado no primeiro trimestre da gravidez, permite medir a translucência nucal, que observa a existência de malformações e alterações cromossômicas.
  • Ultrassonografia obstétrica: pode ser realizada a partir da décima segunda semana de gravidez, para avaliar a posição e o peso do bebê. Neste exame também dá para ouvir os batimentos cardíacos, assim como avaliar a placenta e a quantidade de líquido amniótico.
  • Ultrassonografia morfológica: realizada normalmente entre a vigésima e a vigésima quarta semanas de gestação, a ultrassonografia morfológica permite avaliar a anatomia do bebê.
  • Ultrassonografia obstétrica com Doppler: geralmente feita no terceiro trimestre da gestação, a ultrassonografia com Doppler possibilita observar o fluxo sanguíneo da mãe e do bebê e determinar o nível de oxigenação do feto.

Como devo me preparar para uma ultrassonografia obstétrica?

A preparação para o ultrassom obstétrico é simples. No caso do transvaginal, recomenda-se que a bexiga esteja vazia. Já os demais não exigem preparo específico, somente a recomendação de facilitar a exposição do abdômen, usando duas peças de roupa (como calça e camiseta), por exemplo.

Para realizar o seu exame, é preciso procurar uma clínica que faz ultrassom. Ela deve contar com profissionais qualificados e equipamentos de qualidade. Em tempos de pandemia, é importante que siga também os protocolos de segurança para evitar a contaminação dos pacientes. Se você precisa marcar um ultrassom obstétrico, saiba que já pode fazer isso sem sair de casa. Na plataforma Doctoralia você encontra clínicas perto de você e agenda seu exame de forma 100% online. Acesse agora e conheça! Disponível nas principais cidades do Brasil.

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.