Artigos 25 março 2024

Ressonância cardíaca: como é feita, indicações e onde fazer

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Por resultar em imagens de alta definição, a ressonância magnética é uma boa opção para avaliar diversas partes do corpo humano. Por meio de campos magnéticos e ondas de rádio, o exame de imagem permite obter imagens detalhadas de diferentes planos de corte. Tudo de maneira não invasiva, rápida e indolor.

Uma das partes do corpo que podem ser analisadas por meio do exame é o coração. Com a ressonância cardíaca, pode-se detectar doenças cardiovasculares e outras alterações no órgão, facilitando o diagnóstico.

Se você precisa realizar o exame e está em dúvida sobre o que é, como funciona e para que serve, continue a leitura do artigo!

O que é e para que serve a ressonância cardíaca?

A ressonância cardíaca, ou ressonância magnética do coração, é um exame de imagem solicitado pelo médico, em geral o cardiologista, com o objetivo de diagnosticar doenças cardíacas e outras alterações no órgão.

Por meio do exame, é possível:

  • Avaliar o coração do ponto de vista morfológico, estrutural e funcional, identificando, por exemplo, anomalias congênitas
  • Identificar tumores e alterações nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, como a isquemia
  • Detectar tumores malignos ou benignos
  • Identificar trombos, coágulos que impedem que o sangue circule
  • Fazer uma avaliação pós-infarto, para verificar a área afetada

Também há algumas contraindicações. Pacientes que usam implantes eletrônicos, como marcapasso no coração e no cérebro, não devem fazer o procedimento. O mesmo vale para aqueles que usam próteses, como stents e parafusos. Quando o exame precisa ser realizado com o uso de contraste, é contraindicado para os pacientes com insuficiência renal.

Como é feita a ressonância cardíaca?

Para realizar o exame, o paciente deve usar roupas que não contenham detalhes metálicos, como botões ou zíperes, além de não portar brincos, anéis, colares e outros acessórios. O paciente, então, deita em uma maca, que desliza para dentro do aparelho de ressonância magnética.

Esse equipamento gera um campo magnético intenso, além de ondas de rádio, permitindo que se obtenha imagens do coração, de maneira similar ao que ocorre quando o objetivo é analisar outra área do organismo. O aparelho gera imagens de boa qualidade, que podem ser visualizadas pelo computador.

A ressonância cardíaca é realizada com o auxílio de um técnico e sua realização é rápida, levando, no geral, menos de uma hora.

O exame é indolor e não invasivo. Ou seja, o paciente não sente dores durante sua realização. Pacientes claustrofóbicos podem sentir desconforto. Por isso, há a possibilidade de realizar o exame com sedação.

A ressonância cardíaca requer uso de contraste?

O contraste serve para evidenciar algumas áreas do coração, por isso pode ser utilizado, a depender do caso. O medicamento usado no exame é o gadolínio, que ajuda a diferenciar as partes do músculo cardíaco. Quando é preciso fazer uso de contraste, a substância é administrada por via intravenosa, chegando até a região cardíaca.

Como é feito o preparo para o exame?

O preparo para a ressonância cardíaca é simples. Além de retirar os objetos metálicos, no caso do contraste o paciente deve fazer jejum de 5h. Caso tome medicamentos, o paciente só deve suspendê-los conforme orientação médica.

Quanto custa e onde fazer ressonância cardíaca?

Uma ressonância magnética cardíaca custa a partir de R$ 800, podendo aumentar dependendo do uso ou não do contraste e da clínica escolhida.

Para fazer o exame, é preciso procurar uma clínica especializada em exames de imagem, que conte com profissionais treinados e equipamentos de qualidade. Em tempos de pandemia, é preciso observar, também, se a instituição de saúde segue os protocolos de prevenção contra o coronavírus.

Na plataforma Doctoralia, você pode marcar online sua ressonância magnética do coração sem sair de casa. Nela estão disponíveis clínicas de confiança, localizadas nas principais cidades do Brasil. É só buscar o laboratório de sua preferência e reservar um dos horários disponíveis. Acesse o site e saiba mais!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.