Artigos 25 março 2024

Tomografia para covid: como o exame auxilia no diagnóstico

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Quando se fala em exames para diagnóstico da covid-19, é comum que as pessoas logo pensem no RT-PCR, que detecta a presença do coronavírus (Sars-CoV-2) a partir de amostras do nariz ou da garganta. Mas você sabia que exames de imagem como raio-x e tomografia computadorizada do pulmão também podem auxiliar na detecção e no acompanhamento de casos?

A rápida confirmação da doença é importante para que o paciente se isole, infectando o menor número possível de pessoas ao seu redor. Também permite alocar melhor recursos escassos, como leitos em hospitais. Para ajudar nessas decisões, os exames de imagem são bons aliados.

Se você tem dúvidas sobre o assunto, leia o artigo e entenda como funciona a tomografia para covid, quais suas indicações e mais. Acompanhe!

Quais são os testes para covid?

Há uma série de testes rápidos específicos para a detecção da covid-19, como os imunocromatográficos e o RT-PCR.

O primeiro identifica a presença dos anticorpos gerados pelo organismo para combater a infecção pelo coronavírus (IgM e IgC) e o segundo identifica a presença de material genético do vírus (RNA ou antígenos) na amostra coletada. Além deles, há outras opções, como o teste sorológico, que também detecta anticorpos.

No entanto, pela alta demanda, nem sempre esses testes estão disponíveis, ou os resultados podem demorar para sair. É por isso que, desde o início da pandemia, exames de imagem também têm sido usados para contribuir com o diagnóstico.

Quando e quais exames de imagem para covid-19 devem ser feitos?

Embora não concluam o diagnóstico, os exames de imagem ajudam a diferenciar a covid-19 de outras doenças que têm sintomas parecidos.

Os mais indicados, para isso, são a tomografia computadorizada (TC) e, em seguida, o raio X. Isso porque a TC permite avaliar a região torácica em todas as dimensões, identificando mudanças já no início. O raio X, por sua vez, é mais limitado, permitindo visualizar apenas alterações mais graves no pulmão.

A tomografia indicada para auxiliar no diagnóstico da covid-19 é a do tórax, também chamada de tomografia do pulmão. Realizada em um aparelho específico, o exame não é invasivo e combina radiografias tiradas de vários ângulos, permitindo visualizar o pulmão de forma detalhada.

Por conta da radiação, o exame é contraindicado para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. Durante a realização, o paciente não deve usar objetos metálicos como brincos e anéis, nem usar roupas com botões metálicos ou zíperes.

Os exames de imagem devem ser usados quando não há disponibilidade para fazer o teste RT-PCR ou se houver escassez de leitos — nesses casos, podem auxiliar na tomada de decisão.

Um exame de imagem que sugere pneumonia, por exemplo, pode ajudar a escolher qual paciente fará uso desse recurso, já que tem mais chances de estar infectado. Já um exame sem alterações ajuda a selecionar os pacientes com menores chances de infecção, otimizando testes RT-PCR, isolamento e hospitalização.

Vale lembrar que a tomografia não permite identificar a presença do vírus ou da resposta imunológica do paciente.

Avaliação clínica, teste RT-PCR e tomografia para covid: é preciso fazer todos?

Uma boa estratégia para o diagnóstico da covid-19 deve combinar avaliação clínica e epidemiológica, incluindo o teste RT-PCR e os resultados da tomografia do tórax.

Caso a probabilidade de infecção seja alta e a tomografia do pulmão indique a covid-19, mas o teste sorológico tenha mostrado um resultado negativo inicialmente, é importante que este último seja refeito.

Onde fazer tomografia para covid?

A tomografia computadorizada do tórax ou do pulmão deve ser realizada em clínicas de imagem especializada.

Lembre-se de pesquisar e escolher uma instituição de saúde que não só seja de confiança, com pessoal treinado e equipamentos de qualidade, mas que também esteja tomando todos os cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus — como limpeza e desinfecção do aparelho de tomografia entre os pacientes, uso de equipamentos de proteção individual (EPI) adequados e higienização das mãos por parte dos profissionais.

Na plataforma Doctoralia você encontra clínicas de saúde de credibilidade para agendar online exames de imagem como a tomografia do pulmão. Visite o site e compare as opções! Disponível nas principais cidades do Brasil.

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.