Artigos 25 março 2024

Tomografia do pulmão para diagnóstico precoce

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

O câncer de pulmão é o que mais mata no Brasil. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que 11,99 pessoas morrem no país todos os anos para cada grupo de 100 mil habitantes. Se detectada precocemente, no entanto, a doença tem mais chances de cura.

Um dos exames usados para o diagnóstico precoce do câncer de pulmão é a tomografia do tórax. Neste artigo, entenda como funciona esse exame de imagem, quando é solicitado e para que serve.

O que é a tomografia do pulmão?

A tomografia computadorizada (TC) é um exame de imagem que oferece alto nível de detalhamento, servindo para visualizar órgãos, tecidos e outras estruturas do corpo humano.

A tomografia utilizada para avaliar os pulmões é a tomografia computadorizada do tórax. O exame costuma ser solicitado pelos médicos quando se deseja investigar alterações nessa região do organismo, como infecções, nódulos e tumores.

Como é feito o exame de tomografia do pulmão?

A tomografia do pulmão é realizada em um aparelho específico. O paciente deita em uma maca de barriga para cima e com os braços elevados acima da cabeça. A maca, então, se movimenta através de um tubo que gira e emite raios X, produzindo imagens. É preciso manter-se imóvel durante a realização do exame.

É necessário retirar itens de metal, como joias e piercings, além de aparelhos ortodônticos móveis. O exame é feito mediante pedido do médico e não requer jejum.

É preciso também interromper, 48h antes do exame, o uso de medicamentos que tenham fenformina e metformina, componentes contraindicados nos exames com contraste iodado endovenoso. O exame é contraindicado para gestantes e também para quem tem alergia ao contraste.

Tomografia de pulmão com câncer: diagnóstico precoce

Uma das indicações da tomografia de pulmão, como falamos na introdução, é o diagnóstico precoce do câncer. A vantagem do exame são as baixas doses de radiação, de modo que pode ser realizado anualmente sem danos para a saúde do paciente. Além disso, outro benefício é evitar exames invasivos, como broncoscopia e biópsia.

O procedimento é indicado principalmente para pessoas entre 55 e 74 anos, que fumam frequentemente — costuma-se levar em consideração a quantidade de 30 anos-maço, ou seja, 30 anos de tabagismo fumando um maço por dia, ou 15 anos fumando dois maços por dia, e assim por diante. Outra recomendação costuma ser para pessoas com histórico de câncer de pulmão na família.

Quais são as indicações da tomografia do pulmão para o diagnóstico da Covid-19?

Além do diagnóstico precoce do câncer, a tomografia de pulmão ganhou destaque no último ano, sendo importante no diagnóstico do coronavírus, já que boa parte dos infectados apresentam alterações no órgão.

Nesses casos, o exame permite analisar a extensão e a gravidade dos danos causados pela covid-19 já no início da infecção, tanto em quem foi diagnosticado quanto nos pacientes com suspeita da doença.

Como os resultados saem rapidamente, a tomografia do pulmão tem sido usada como exame complementar, ajudando ainda a classificar rapidamente se um paciente com suspeita da doença é improvável, indeterminado ou muito provável para a infecção por covid-19.

Vale dizer, no entanto, que a tomografia do pulmão não substitui o exame PCR na confirmação da presença do coronavírus, nem é indicado em todos os casos. O melhor é consultar sempre um médico.

É importante também tomar alguns cuidados para evitar o contágio na realização do exame. Os aparelhos devem ser higienizados entre um paciente e outro. A equipe também deve dar atenção especial à higienização das mãos antes e depois do contato com pacientes e usar equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados.

Onde realizar a tomografia do pulmão?

Na hora de escolher uma clínica ou laboratório para realizar a tomografia do pulmão é importante levar em conta a qualidade da estrutura oferecida pela instituição de saúde e a segurança na realização do exame.

Outro diferencial é a possibilidade de agendar o exame online, o que permite escolher o melhor horário disponível e fazer o agendamento em poucos cliques. Esta praticidade é ainda mais relevante em tempos de distanciamento social.

Na Doctoralia, você encontra clínicas e laboratórios de qualidade nas principais cidades do Brasil para realizar sua tomografia do pulmão. Acesse agora!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.