Artigos 25 março 2024

Tomografia de Tórax: para que serve e onde realizar

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

A Tomografia de Tórax, também chamada de Tomografia Computadorizada do Tórax ou TC do Tórax, é um exame de imagem que serve para analisar o pulmão e a região torácica. O exame costuma ser solicitado por médicos quando é preciso investigar a presença de irregularidades nessa região, como infecções, nódulos e até mesmo tumores pulmonares.

Além disso, a Tomografia de Tórax também tem como objetivo avaliar o estado das estruturas mediastinais do organismo, tais como esôfago, timo, tireoide, paratireoide e traqueia.

Por ser um exame com aplicação bastante ampla, muitos pacientes ficam em dúvida sobre sua indicação, como é feito, quais são as instruções para se preparar e, recentemente, porque ele é usado nos casos de detecção do coronavírus. Para esclarecer essas questões,  continue acompanhando este post. Boa leitura!

Indicações da Tomografia de Tórax

Como dissemos anteriormente, a Tomografia Computadorizada do Tórax possibilita a análise da área do tórax do paciente, incluindo a parte óssea, tecido pulmonar, vasos sanguíneos da área e parcialmente a parte gordurosa.

Assim, esse exame é indicado para diagnosticar:

  • Alterações ósseas;
  • Fraturas (por exemplo, de costelas);
  • Hematomas;
  • Massas e nódulos;
  • Tumores;
  • Alterações ósseas.

A TC do Tórax pode ser utilizada ainda para analisar regiões do tórax antes de uma cirurgia e como controle pós-cirúrgico.

Leia mais: Raio X faz mal? Tire todas as dúvidas sobre o exame!

Tomografia Computadorizada de Tórax no diagnóstico do coronavírus

A Tomografia de Tórax está sendo muito importante no diagnóstico do novo coronavírus, uma vez que possibilita analisar a extensão e gravidade dos danos pulmonares ocasionados pela Covid-19 logo no princípio da infecção, tanto em pacientes com suspeita da doença quando aqueles com diagnóstico confirmado.

Para além disso, a precisão da Tomografia Computadorizada do Tórax e o menor tempo para sair o resultado estão possibilitando que os médicos ajam mais rapidamente, atuando então como um exame complementar.

Isso porque o teste específico para detectar o coronavírus (chamado de PCR) pode demorar para confirmar o diagnóstico, pois só está sendo feito em casos mais graves da doença, e está em falta em muitos hospitais.

Além disso, com os resultados da TC do Tórax ajudam os médicos a classificar de maneira rápida se um paciente suspeito é improvável, indeterminado ou muito provável para a infecção por Covid-19.

Com essas informações, os médicos conseguem agir mais rapidamente, isolando o paciente ou até mesmo começando o tratamento da doença, mesmo sem o resultado positivo.

Entretanto, é essencial enfatizar que a Tomografia de Tórax não substitui o exame PCR para confirmar a presença do coronavírus, e também não é indicado para todos os casos da doença. Por isso, é importante contar com a análise e indicação de um especialista.

Leia mais: Preparo para ultrassom abdominal total: recomendações essenciais

Como é feita a TC do Tórax

A Tomografia Computadorizada do Tórax é feita em um aparelho próprio para isso, conhecido como aparelho de tomografia computadorizada. Para realizar o exame, o paciente deita na maca, em decúbito dorsal (de barriga para cima) e com os braços elevados acima da cabeça.

Em seguida, a maca movimenta-se horizontalmente através de um tubo, ao mesmo tempo que ele gira e emite raios-X para a produção de imagens. Dependendo da orientação do médico acerca do que precisa ser avaliado, o exame pode ser feito com aplicação de contraste na veia. É preciso manter-se imóvel ao longo do exame e realizar respirações profundas de acordo com as orientações do técnico responsável.

Leia mais: Principais tipos de exames de imagem: usos, indicações e cuidados

Instruções de preparo

Abaixo, listamos algumas instruções de preparo comuns antes da realização de uma Tomografia de Tórax:

  • Clientes menores de 16 anos, pessoas com declínio cognitivo ou que precisem de cuidados especiais contínuos não podem ficar sem acompanhante responsável no local de realização do exame (sala de espera, sala de exames, salas de coleta);
  • É necessário retirar objetos de metal, como joias, brincos, pingentes e piercings;
  • Este exame é feito apenas com solicitação médica e pode ser realizado com anestesia, se preciso;
  • Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, que deve ficar no local do exame até o fim do procedimento;
  • Não é preciso jejum;
  • Não se recomenda suspender a amamentação para fazer o exame, ainda que seja preciso administrar o contraste;
  • Pacientes com aparelho ortodôntico móvel devem tirá-lo antes do exame. Os fixos, embora possam prejudicar a qualidade das imagens, não oferecem risco;
  • Pacientes devem interromper, nas 48 horas que precedem o exame e com o consentimento do médico assistente, o uso de medicamentos que tenham fenformina e metformina, que é contraindicado nos exames com contraste iodado endovenoso. A interrupção dessas medicações precisa ser também mantida por 48 horas depois do exame.

Leia mais: 4 dicas para agendamento de exames de forma prática e segura

Onde realizar o exame

Primeiramente, lembre-se: esse exame deve ser realizado apenas com solicitação médica.

Entre os fatores a serem analisados para escolher a clínica ou laboratório ideal para a realização da Tomografia Computadorizada do Tórax estão a qualidade da estrutura oferecida e a segurança durante os procedimentos.

Outro diferencial é o agendamento online dos exames, que permite consultar os horários disponíveis e selecionar a melhor opção em poucos cliques. Busque pelos melhores Centros de Diagnóstico de Curitiba e São Paulo acessando a página da Doctoralia!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.