Artigos 25 março 2024

Tomografia da coluna: o que é, como é feita e onde fazer a sua

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Se você tem sintomas como dor nas costas, dor de cabeça, vertigens e tonturas, pode ser que precise realizar uma tomografia da coluna. Por meio do exame, é possível detectar a presença de alterações como tumores, fraturas e infecções, além de doenças como hérnia de disco e artrose.

Indolor e não invasivo, o procedimento dura poucos minutos e os resultados saem rapidamente. Mas é preciso tomar alguns cuidados. Continue a leitura para saber o que é, para que serve, como é realizada e como se preparar para uma tomografia da coluna.

O que é a tomografia da coluna?

A tomografia da coluna é um exame de imagem que serve para diagnosticar diversas doenças nessa região do corpo. A coluna vertebral é uma estrutura extensa, que costuma ser dividida em quatro regiões, conforme a imagem abaixo. A tomografia da coluna pode ser classificada em TC da coluna cervical, da torácica e assim por diante, conforme a área que se deseja analisar.

Patologia da coluna

Fonte da imagem: Instituto de Patologia da Coluna (IPC)

Para que serve a tomografia da coluna?

A tomografia da coluna pode ser solicitada quando o paciente apresentar sintomas como dores nas costas, dor de cabeça, dor irradiada, alterações de sensibilidade (parestesias), falta de força (parésia), desvios na coluna, tonturas e vertigens.

O exame permite acompanhar a evolução de tratamentos e realizar o diagnóstico de problemas como:

  • Artrose da coluna
  • Desvios da coluna, como lordose e escoliose
  • Doenças inflamatórias
  • Espondilolistese
  • Estenose vertebral
  • Fraturas
  • Hérnia de disco
  • Tumores benignos e malignos

Para entender outras indicações de um exame de tomografia computadorizada, leia também o seguinte artigo: O que pode ser detectado na tomografia? Saiba quais são as principais doenças.

Como é realizada a tomografia da coluna?

A realização da tomografia da coluna não difere de outros tipos de tomografia computadorizada.

O paciente deve usar roupas que não contenham detalhes metálicos e retirar acessórios, como brincos, pulseiras, anéis e relógios, que sejam feitos de metal.

A pessoa, então, deve se deitar de barriga para cima em uma maca, que deslizará para dentro do aparelho de tomografia. Para não prejudicar a captura das imagens, é importante ficar imóvel.

O exame é feito com o auxílio de um técnico em radiologia e os resultados são enviados para análise do médico.

Quais são as contraindicações da tomografia da coluna?

Em alguns casos, pode ser necessário o uso de contraste para facilitar a visualização da estrutura que se deseja avaliar. O contraste não é recomendado para pessoas com problemas renais e que tenham reação alérgica ao iodo, que é a base do medicamento.

Além disso, a tomografia é contraindicada para quem não pode ser exposto à radiação, caso de gestantes no início da gravidez. Essas situações devem ser analisadas pelo médico especialista, que vai liberar ou não a realização do exame.

Como é feita a preparação para a tomografia da coluna?

A preparação para a tomografia da coluna é simples. Nos casos em que não se utiliza contraste, não é preciso fazer jejum. Quando houver a administração do medicamento, por outro lado, é necessário ficar em jejum superior a 4h.

Caso faça uso de medicações, o paciente deve tomá-las normalmente, exceto quando houver recomendação do médico para suspender tratamentos.

Quanto custa uma tomografia da coluna?

De acordo com os centros de diagnósticos cadastrados na plataforma de agendamento online de exames, uma tomografia da coluna custa a partir de R$ 200 e pode chegar a até R$ 2.000, dependendo de fatores como a cidade, a necessidade ou não de administração do contraste e a estrutura da clínica escolhida.

Onde realizar uma tomografia da coluna?

A tomografia da coluna pode ser realizada em clínicas de imagem. É importante escolher uma instituição de saúde que tenha equipamentos de qualidade e profissionais qualificados, além de seguir os protocolos para evitar a contaminação pelo coronavírus. Na plataforma Doctoralia, você pode agendar sua tomografia da coluna sem sair de casa, em estabelecimentos localizados nas principais cidades do Brasil. Compare opções, escolha aquela que mais se adequa às suas necessidades e faça o agendamento, tudo de forma 100% online. Conheça a plataforma!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.