• Inicio
  • Tomografia
  • Saiba tudo sobre tomografia cone beam, exame que trouxe as imagens 3D para a odontologia
Artigos 25 março 2024

Saiba tudo sobre tomografia cone beam, exame que trouxe as imagens 3D para a odontologia

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Os exames de imagem têm evoluído constantemente, junto com o desenvolvimento da tecnologia. Uma das possibilidades mais recentes é a tomografia cone beam, que permite a captura de imagens em 3D, sendo útil especialmente na odontologia.

Se você precisa realizar o procedimento, não se preocupe. Apesar do nome complicado, o exame é de realização rápida e indolor. Continue a leitura do artigo para saber:

  • O que é a tomografia cone beam (tomografia computadorizada de feixe cônico)?
  • Vantagens da tomografia cone beam
  • Quais são as indicações da tomografia cone beam?
  • Onde fazer tomografia cone beam?

O que é a tomografia cone beam (tomografia computadorizada de feixe cônico)?

A tomografia cone beam, também chamada de tomografia computadorizada volumétrica do feixe cônico, é um exame que permite capturar imagens tridimensionais (3D) de regiões do corpo. O procedimento é usado principalmente na odontologia, pois permite visualizar as estruturas da região maxilo-mandibular com detalhes.

O método funciona assim: as imagens são obtidas por meio de uma fonte emissora de raios X de feixe cônico e por um sensor plano, que capta a quantidade e a intensidade desse feixe.

O aparelho dá um giro de 360 graus em torno da região que se deseja analisar. A informação captada pelo sensor, então, é enviada via cabos para um computador, sendo convertida em imagem por meio de um software.

No computador, é possível obter imagens em qualquer plano de projeção, além de reconstruí-las de forma tridimensional. Assim, as estruturas podem ser analisadas de maneira mais detalhada, em comparação com os métodos tradicionais.

Vantagens da tomografia cone beam

Para entender as vantagens do exame, é importante saber, primeiro, qual é a diferença entre fan beam e cone beam.

Na tomografia fan beam, ou de feixe em leque, são obtidas imagens em fatias, com os cortes sendo reunidos posteriormente. Já na cone beam, o feixe tem, como o nome sugere, um formato de cone. Com uma única rotação, é possível obter uma imagem tridimensional na tela do computador.

Ilustração de tomografia cone beam

Imagem: Raios Xis

Por conta disso, a tomografia cone beam tem uma série de vantagens. Primeiro, basta uma volta para que se obtenha as imagens. Além disso, o tempo de exposição é reduzido consideravelmente em relação ao modelo tradicional, o que diminui a dose de radiação emitida. O exame é rápido, simples e resulta em imagens de alta qualidade.

Quais são as indicações da tomografia cone beam?

Os principais usos da tomografia cone beam são relacionados à odontologia. Na área, os primeiros relatos literários foram compartilhados nos anos 1990, por pesquisadores italianos.

Atualmente, o exame tem diversas indicações na área da odontologia. Conheça as principais:

Planejamento de implantes

Para os pacientes que perderam um ou mais dentes, a tomografia cone beam facilita o planejamento de implantes, permitindo que o procedimento seja feito com segurança e que o resultado final seja de qualidade.

Diagnóstico de disfunção têmporo-mandibular

Um dos problemas que pode ser diagnosticado pela tomografia cone beam é a disfunção têmporo-mandibular, também chamada de dor na ATM.

O distúrbio na articulação e nos músculos encarregados dos movimentos da boca e da mandíbula pode causar fadiga nos músculos respiratórios, além de sintomas como dor no maxilar, dor de cabeça e estalo ao abrir a boca.

Realização de cirurgias

A tomografia cone beam possibilita uma melhor preparação para cirurgias. Por meio do exame, é possível identificar dentes inclusos e supranumerários, por exemplo.

Além disso, o dentista pode visualizar os terceiros molares (mais conhecidos como dentes dos sisos) e entender se estão muito próximos do canal mandibular para então definir se é possível extraí-los ou se há risco de parestesia.

Endodontia

A tomografia cone beam tem diversos usos na endodontia, especialidade da odontologia que cuida da polpa dental.

Através do exame, os especialistas da área podem investigar se a arcada dentária do paciente apresenta alterações como dilaceração radicular, fraturas dentárias ou radiculares, perfuração radicular, entre outras.

Ortodontia

Já na ortodontia, a tomografia cone beam auxilia a avaliar o posicionamento da língua, a relação dos dentes superiores com o seio maxilar, as tábuas ósseas e a intercuspidação dentária, entre outras possibilidades.

Onde fazer tomografia cone beam?

A tomografia cone beam pode ser realizada em centros de diagnóstico por imagem que contam com o aparelho necessário para fazer o procedimento.

Se você deseja agendar a sua tomografia sem sair de casa, visite a plataforma Doctoralia. Lá, é possível pesquisar por tipos de exames e comparar clínicas das principais cidades do país.

Depois, é só escolher aquela que melhor atende às suas necessidades e fazer o agendamento de forma 100% online. Acesse agora e conheça!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.