Artigos 25 março 2024

Tomografia abdominal: conheça as principais indicações do exame

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

A tomografia abdominal é um exame simples e indolor que fornece imagens de alta qualidade, permitindo identificar alterações sutis nos órgãos da região. Isso é importante porque auxilia os médicos a detectarem problemas de saúde precocemente, o que pode aumentar as chances de sucesso dos tratamentos.

Tem dúvidas sobre o exame? Então continue a leitura do artigo para entender o que é, como é feita e para quem é indicada a tomografia abdominal!

O que é a tomografia abdominal?

A tomografia abdominal é um exame de imagem que serve para avaliar alterações na região do abdômen, o que inclui órgãos como fígado, vesícula biliar, rins, pâncreas, baço e intestino delgado.

O procedimento permite identificar lesões, tumores e outras doenças que afetam a região – falaremos com mais detalhes sobre as indicações do exame mais adiante. Também possibilita acompanhar a evolução de tratamentos que estejam em andamento.

Normalmente, a tomografia abdominal inclui a parte superior dessa região do corpo, que fica entre o tórax e a pelve. Já a tomografia abdominal total é mais completa, abrangendo também órgãos como bexiga, próstata, ovários e a parte inferior do intestino.

Assim como outros tipos de tomografia computadorizada, a abdominal é indolor, não invasiva e de fácil realização. Porém, por usar radiação, o exame pode ser contraindicado para alguns grupos, como as gestantes.

Por isso, é sempre importante informar ao médico sobre essa condição. Caso entenda que a tomografia não deve ser realizada em determinado caso, o profissional poderá indicar alternativas, como a ressonância magnética.

Como é feita a tomografia abdominal?

Para realizar a tomografia abdominal, o paciente deve se deitar em uma maca, que deslizará para dentro do tomógrafo. A pessoa deve permanecer imóvel durante o procedimento — que dura poucos minutos — para não prejudicar a qualidade das imagens.

O exame combina radiografias de vários ângulos, o que permite visualizar a região desejada com mais detalhes que em comparação com uma radiografia comum. As imagens são transmitidas para um computador para que o médico as analise com mais facilidade e gere um laudo com as suas observações.

Principais patologias que a tomografia computadorizada pode indicar

A tomografia abdominal auxilia o médico a diagnosticar doenças diversas. Conheça as principais:

  • Aneurismas da aorta abdominal
  • Apendicite
  • Cirrose
  • Colite ulcerativa
  • Doença de Crohn
  • Pancreatite
  • Pedra na vesícula
  • Pedra nos rins
  • Pielonefrite
  • Tumores benignos ou malignos

O especialista pode solicitar o exame quando o paciente tiver sintomas como dor no abdômen, fadiga, perda de peso, febre, náuseas e vômitos, entre outros.

Como me preparar para o exame?

Para realizar a tomografia abdominal, é recomendado chegar à clínica com antecedência e usar roupas confortáveis – o paciente também pode usar uma vestimenta oferecida pela instituição de saúde.

É recomendado que não se utilize objetos de metal, como brincos, anéis, colares e pulseiras, durante a realização do exame, pois isso pode afetar as imagens.

Nos casos em que se faz uso de contraste, o paciente deve estar em jejum por pelo menos 4h.

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.