Artigos 25 março 2024

Tomografia computadorizada do crânio: saiba tudo sobre o exame

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

A tomografia computadorizada do crânio é um exame simples, não invasivo, e que há algumas décadas vem auxiliando médicos no diagnóstico precoce de lesões, tumores e doenças na região da cabeça e do pescoço.

Se você tem esse exame marcado ou simplesmente quer saber mais sobre a sua realização e funcionalidade, continue a leitura do artigo!

O que é tomografia computadorizada do crânio

A tomografia computadorizada do crânio (também chamada de TC do crânio) é um exame de imagem que usa a radiação para captar imagens em alta resolução, permitindo avaliar a região do cérebro, mas também pescoço, orelhas, mandíbula e seios da face do paciente.

O exame de tomografia computadorizada permite visualizar a anatomia do crânio com clareza, sendo considerado bastante confiável devido à alta qualidade das imagens. A TC do crânio também é feita de maneira rápida e não invasiva.

Como é feita a tomografia computadorizada do crânio

Para realizar a tomografia computadorizada do crânio, o paciente se deita de barriga para cima em uma mesa, com os braços ao lado do corpo, e deve ficar imóvel.

Essa mesa, em seguida, desliza por um aparelho em formato de rosca chamado tomógrafo, que emite radiação e capta as imagens da cabeça a partir de diversos ângulos. O procedimento é rápido, levando em torno de 10 a 30 minutos.

Indicações e doenças que podem ser diagnosticadas com a TC do crânio

A tomografia computadorizada do crânio é usada para ajudar o médico a diagnosticar lesões, tumores e doenças que possam existir na região da cabeça e do pescoço.

No entanto, um pedido para a realização desse exame não deve ser sinônimo de apreensão para o paciente, já que ele também tem outras finalidades, como investigar a causa de sintomas como dores de cabeça, tonturas e vertigens.

O exame, claro, também pode ser pedido para a investigação de casos mais graves. O médico pode solicitá-lo caso identifique sintomas como convulsões e alterações nos movimentos e sensações do paciente, e também se suspeitar de problemas como aneurisma, hidrocefalia e traumatismo craniano.

Saiba quais as doenças que afetam a região do encéfalo e podem ser investigadas pela tomografia computadorizada do crânio:

  • Acidente Vascular Cerebral (AVC), também chamado de derrame
  • Aneurisma cerebral
  • Hidrocefalia
  • Traumatismo craniano
  • Tumor cerebral

Uso de contraste no exame na tomografia computadorizada do crânio

Em alguns casos, o médico pode solicitar o uso do contraste para a realização da tomografia computadorizada do crânio. Esse líquido serve para que as imagens sejam vistas com mais nitidez, permitindo que o médico tire dúvidas sobre o possível diagnóstico.

No caso da TC do crânio, o contraste costuma ser administrado quando há abscessos ou tumores que só se tornam mais visíveis com o uso da substância. É preciso avaliar, nesse caso, se o paciente tem alergia a algum dos componentes do contraste.

Como se preparar para realizar a tomografia computadorizada do crânio

Como já foi mencionado, a tomografia do crânio é um exame bastante simples, de modo que o paciente pode se alimentar e tomar medicamentos normalmente antes da sua realização.

é preciso se preparar quando houver o uso do contraste. Nesses casos, o paciente deve ficar em jejum por ao menos 4h. Outra exceção são os pacientes diabéticos: os que usam medicamentos que contêm metformina devem suspendê-los 24h antes de realizar a tomografia.

Agora que você já sabe as principais informações sobre a tomografia computadorizada do crânio, é hora de achar uma clínica de qualidade para realizar o exame.

Na Doctoralia você encontra estabelecimentos de qualidade para realizar sua tomografia computadorizada do crânio. E o melhor: pode agendá-los de forma simples e prática, sem sair de casa. Conheça a plataforma, disponível para agendamentos nas principais cidades do Brasil.

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.