Artigos 25 março 2024

Tipos de teste para covid-19: entenda quais são e conheça as diferenças entre cada um

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

A realização de testes, aliada ao isolamento social e às medidas sanitárias, é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentar a disseminação do novo coronavírus. Neste cenário, conhecer os tipos de teste para covid-19 e exames torna-se ainda mais importante: estimula o paciente infectado a ficar em quarentena, evitando transmitir o vírus para outras pessoas.

Além disso, com o afrouxamento das medidas em diversos países, os testes de covid-19 também têm sido exigidos antes de viagens, por exemplo. Sendo assim, é provável que a maioria da população precisará, cedo ou tarde, fazer pelo menos um desses exames.

Porém, com os diversos tipos de teste de covid-19 disponíveis no mercado, surgem as dúvidas: afinal, qual deles escolher? Existe algum tipo de exame mais recomendado do que os outros? Neste artigo, você vai aprender as maiores diferenças entre as principais opções disponíveis. Confira!

Conheça os principais tipos de teste de covid-19 e como são feitos

A seguir, vamos falar sobre três tipos de teste usados com mais frequência para detectar a covid-19: RT-PCR, sorologia e testes rápidos.

Vale lembrar que, além deles, existem ainda exames de imagem, como a tomografia no pulmão, sobre a qual já falamos aqui no blog, que também podem ajudar a confirmar o diagnóstico da doença.

RT-PCR

O RT-PCR é um dos tipos de teste para covid-19 mais conhecidos. Considerado o padrão ouro para o diagnóstico da doença, seu nome vem do inglês, reverse-transcriptase polymerase chain reaction, que em português quer dizer reação em cadeia de polimerase com transcrição reversa.

O teste serve para detectar a presença de material genético do vírus (RNA ou antígenos) na amostra coletada de cada paciente. Sua realização é feita por meio da inserção de um swab (uma espécie de cotonete) na garganta ou no nariz para coletar secreções respiratórias.

O teste identifica o vírus ativo no organismo, por isso, deve ser feito entre o terceiro e o décimo dia após o início dos sintomas. Depois disso a quantidade de RNA diminui. Com isso, o diagnóstico fica mais difícil. O prazo para a entrega dos resultados varia de um laboratório para outro, mas a média é de 3 dias úteis.

Sorologia

Os testes de sorologia, por outro lado, não detectam o vírus, mas sim a presença de anticorpos no organismo — mais especificamente, da classe das imunoglobulinas, como IgA, IgM e IgC. São indicados, portanto, para quem está se recuperando ou já teve a doença.

Depois de alguns dias do surgimento da doença, a quantidade de vírus reduz e começam a surgir os anticorpos. Por isso, a amostra — de sangue, retirada por meio de punção na veia do paciente — deve ser coletada cerca de 10 dias depois do início dos sintomas. Isso é importante para evitar falsos negativos. Os resultados saem em dois ou três dias.

Testes rápidos

O teste rápido para covid-19 tem esse nome porque fica pronto em poucos minutos. A amostra é obtida por meio de uma incisão na ponta do dedo que é colocada em um kit e, depois disso, indica visualmente o resultado. O resultado acontece de maneira semelhante ao que ocorre em testes de gravidez de farmácia.

O problema é que, em comparação com as categorias anteriores, os testes rápidos de covid-19 têm confiabilidade menor, havendo alta incidência de falsos negativos. Por outro lado, podem ser uma opção interessante para investigar grandes grupos da população, já que não exigem equipamentos laboratoriais.

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.