Artigos 25 março 2024

Conheça os tipos de exames laboratoriais mais comuns e saiba para que servem

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Já falamos aqui no blog da Doctoralia sobre a importância de ir ao médico e de fazer exames periodicamente, mesmo quando não se sente nenhum desconforto. Por meio do check up anual, por exemplo, é possível diagnosticar problemas de saúde em fase inicial, o que contribui para o sucesso dos tratamentos.

Quando se realiza uma consulta de rotina, existem alguns tipos de exames laboratoriais que são comumente solicitados pelos especialistas, como o hemograma e o de glicemia. Neste artigo, você conhecerá cada um deles e saberá para que servem. Confira!

7 principais tipos de exames laboratoriais

Os exames laboratoriais fazem parte da medicina diagnóstica, que auxilia nas decisões sobre diagnóstico e tratamento das doenças. Os tipos mais comuns avaliam o sangue, as fezes e a urina.

Veja quais podem ser pedidos quando você vai ao médico para uma avaliação periódica:

1. Hemograma

Um dos exames laboratoriais mais pedidos pelos médicos, o hemograma oferece informações sobre as células sanguíneas do paciente. Por meio dele é possível avaliar hemácias, leucócitos e plaquetas e, assim,  detectar problemas de saúde como a anemia.

2. Colesterol

O exame de colesterol mostra a taxa dessa molécula e de seus subtipos no sangue. Os subtipos mais conhecidos são o HDL, também chamado de colesterol bom, e o LDL, o ruim.

O exame também pode mostrar a concentração de triglicérides, um tipo de gordura, no organismo. Em conjunto com outros fatores, o teste permite avaliar o risco de entupimento das artérias e de doenças do coração.

3. Glicemia

O exame de glicemia é essencial para auxiliar no diagnóstico do diabetes e também para o acompanhamento de quem tem a doença. Ele pode indicar glicemia normal, pré-diabetes ou diabetes. Para realizá-lo, deve ser respeitado o jejum de 8h.

4. Transaminases (ALT e AST, ou TGP e TGO)

Esses exames servem para avaliar a saúde do fígado, uma vez que níveis altos de TGP e TGO podem indicar problemas no órgão. Já ter somente o TGO elevado pode ser sinal de lesões cardíacas, visto que a enzima também está presente no coração. Cirrose, hepatites e isquemia do fígado são algumas doenças que elevam os níveis de TGP e TGO.

5. TSH e T4 livre

Os exames de TSH e T4 livre servem para avaliar o funcionamento da tireoide. O TSH elevado e o T4 baixo podem ser indícios de hipotireoidismo. Se o TSH estiver baixo e o T4 elevado, o caso é de hipertireoidismo. Já se ambos, o TSH e o T4 livre, estiverem elevados, o problema pode estar na hipófise.

6. Ureia e creatinina

Altos índices de ureia e de creatinina indicam que os rins não estão filtrando como deveriam. No entanto, atenção: o exame precisa da interpretação do médico, já que é preciso combiná-lo com a análise de outros pontos antes do diagnóstico.

7. Exames de fezes e urina

Nas crianças, os exames de fezes permitem indicar a presença de parasitas que causam doenças. Já em adultos, são usados para diagnosticar problemas de saúde como câncer e hemorragias, que podem apontar doenças no sistema digestivo.

Os de urina, por sua vez, permitem identificar infecções urinárias e auxiliar no diagnóstico de doenças renais. Por meio deles, é possível ainda avaliar a presença anormal de glicose, proteínas e outras substâncias que não deveriam estar presentes na urina, indicando, portanto, alterações.

Existem diversos tipos de exames de fezes e de urina, e é o médico que indicará qual o melhor para cada caso.

Todos os tipos de exames laboratoriais de que falamos no artigo são importantes e devem ser feitos regularmente. No entanto, vale lembrar que a melhor pessoa para fazer a requisição dos exames ideais para o seu caso é o seu médico de confiança. O mesmo vale para a interpretação: o melhor é não tentar se diagnosticar, e sim levar os resultados para um profissional capacitado.

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.