Artigos 25 março 2024

Ressonância magnética multiparamétrica da próstata: como é feito o exame?

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, representando 29% dos diagnósticos da doença no país, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Além disso, também é uma das principais causas de morte da população masculina. Por isso, a doença tem até um mês dedicado a sua conscientização, o novembro azul.

Caso seja descoberto cedo, no entanto, as chances de cura são altas. Mas isso requer disciplina: para detectar a doença ainda no início, homens não podem falhar na realização anual dos exames de rotina.

Há uma série de exames que ajudam especificamente no diagnóstico do câncer de próstata, como o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), exame de toque retal e biópsia da próstata. Além desses, mais conhecidos, há também a ressonância magnética multiparamétrica da próstata, que aumenta as taxas de detecção da doença, de maneira não invasiva.

Se você tem curiosidade sobre a ressonância magnética da próstata e como é feito o exame, acompanhe o artigo que vamos tirar as suas dúvidas!

O que é a ressonância magnética multiparamétrica da próstata?

A ressonância magnética multiparamétrica da próstata é um exame de imagem que serve para avaliar patologias na região da próstata. O exame recebe esse nome, “multiparamétrica”, porque permite avaliar diversos parâmetros, como a anatomia e a morfologia prostática, assim como a celularidade e a vascularização da lesão.

Por meio do exame, que não é invasivo, é possível ver imagens detalhadas dessa glândula do sistema reprodutor masculino, detectando alterações como tumores benignos ou malignos. Para uma visualização ainda melhor, pode ser necessária a utilização de contraste.

A ressonância magnética multiparamétrica da próstata é bastante precisa, principalmente no caso de tumores mais agressivos, assim como a biópsia. A diferença é que a ressonância é menos invasiva.

O exame auxilia o médico a:

  • Diagnosticar o câncer de próstata;
  • Entender a localização e a extensão (ao que se chama estadiamento) da doença no corpo;
  • Avaliar pacientes já tratados, com suspeita de recidiva.

Como é feito o exame de ressonância magnética multiparamétrica da próstata?

A ressonância magnética não é agressiva, nem provoca dores no paciente. Para sua realização, utiliza-se um aparelho específico, que gera as imagens por meio de campos magnéticos e ondas de rádio.

No dia do exame, é recomendado chegar à clínica com antecedência. O profissional responsável conversará com o paciente sobre o exame. Em seguida, o paciente deve deitar em uma maca.

Depois de ligada, a maca deslizará para dentro do aparelho. O exame tem início e o paciente pode ouvir alguns barulhos. Ele deve ficar imóvel para não prejudicar a realização do exame.

Orientações para o paciente que vai fazer a ressonância magnética multiparamétrica da próstata

O paciente que vai realizar a ressonância magnética da próstata deve seguir uma série de orientações. São as principais:

  • Estar em jejum por 4 horas;
  • Não deve utilizar joias, bijuterias ou piercings. Também é recomendável o uso de roupas confortáveis, sem botões, zíperes e outros acessórios metálicos;
  • Pode ser necessária a retirada de aparelho ortodôntico móvel;
  • Pacientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal;
  • Para os pacientes com mais de 70 anos, pode ser necessário apresentar resultado de exame recente de creatinina. O mesmo vale para pacientes de qualquer idade que tenham doença renal, diabetes e hipertensão;
  • Alérgicos ao contraste devem informar o médico sobre essa condição;
  • Pacientes que possuem marcapasso não devem realizar o exame;
  • No caso de outros implantes, o mais recomendado é que cada caso seja avaliado pelo médico.

Agora que você já sabe as principais informações sobre a ressonância magnética multiparamétrica da próstata, lembre-se de escolher um centro de diagnóstico que tenha ótima infraestrutura, profissionais capacitados e bons equipamentos para realizar o seu exame.

Na Doctoralia, você pode comparar instituições e agendar sua ressonância magnética sem sair de casa, tudo pela internet e em poucos cliques. Disponível nas principais cidades do país. Conheça agora!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.