Artigos 25 março 2024

Entenda como é realizada a ressonância magnética do tornozelo

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Quem sofreu uma lesão ou sente dores na região do tornozelo pode precisar realizar uma ressonância magnética. O exame usa campos magnéticos para obter imagens de alta qualidade de várias partes do corpo, permitindo identificar diversas alterações. E o melhor é que o procedimento é realizado de maneira rápida, indolor e não invasiva.

Quer saber mais sobre o que é, como funciona, para quem é indicada e como se preparar para uma ressonância magnética do tornozelo? Então continue a leitura!

O que é a ressonância magnética do tornozelo?

A ressonância magnética do tornozelo é um exame de imagem que permite visualizar cartilagens, tendões, ligamentos, músculos e ossos dessa região do corpo, auxiliando ortopedistas em seus diagnósticos.

O procedimento é usado para avaliar tendões e suas bainhas, assim como lesões ligamentares. Fraturas, lesões osteocondrais, osteonecrose e síndrome do túnel do tarso são outros problemas que podem ser identificados por meio da ressonância magnética do tornozelo.

O exame pode ser solicitado quando o paciente estiver sentindo dores na região e também pode servir como preparo pré-cirúrgico.

Ao contrário de outros exames, como radiografia e tomografia computadorizada, a ressonância magnética não faz uso de radiação ionizante, o que a torna, também, um procedimento mais seguro.

Como é feito o exame de ressonância magnética do tornozelo?

Para fazer o exame de ressonância magnética, o paciente deve comparecer ao consultório sem portar objetos metálicos. Ele deve deitar em uma maca, que em seguida desliza para dentro do aparelho de ressonância, e ficar imóvel para não prejudicar a captura das imagens. O procedimento não causa dor, nem é invasivo, e dura cerca de 15 minutos.

Pode ser necessário, também, o uso de contraste para facilitar a visualização das imagens, dependendo do caso. O médico indicará quando a substância deve ser utilizada. A aplicação do medicamento é feita por meio de injeção.

Como é o preparo para o exame de ressonância do tornozelo?

O preparo para a ressonância magnética do tornozelo é simples. Nos casos em que se faz uso de contraste, é preciso ficar em jejum por pelo menos 4h.

Já os pacientes em geral devem evitar o uso de produtos como cremes hidratantes e maquiagem, que podem conter traços metálicos, além de não usar acessórios como brincos, relógio, colares e anéis. Os cabelos não devem estar molhados. Também se recomenda o uso de roupas leves e que o paciente compareça com antecedência à clínica.

Pacientes que são diabéticos, hipertensos ou que têm problemas renais precisam apresentar exames anteriores de sangue, conforme indicação de cada médico.

Quem possui fragmentos metálicos no corpo, como marca-passo, também deve informar ao médico sobre essa condição para entender se pode ou não realizar o exame.

Onde agendar minha ressonância do tornozelo?

A ressonância magnética do tornozelo pode ser feita em clínicas de imagem que possuam os equipamentos necessários e profissionais capacitados. Em tempos de pandemia, é recomendado também observar se a instituição de saúde cumpre os protocolos necessários para evitar o contágio pelo novo coronavírus. O exame pode ser agendado online por meio da plataforma Doctoralia. É só acessar, encontrar um estabelecimento perto de você, escolher aquele de sua preferência e fazer o agendamento, tudo sem sair de casa. Disponível nas principais cidades do Brasil. Acesse agora e saiba mais!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.