Artigos 25 março 2024

Saiba tudo sobre ressonância magnética do ombro: o que é, para que serve e como é realizada

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Você já ouviu falar em ressonância magnética do ombro?

Esse exame de imagem, indolor e não invasivo, é bastante útil para avaliar os ossos, articulações e tecidos da região do ombro, auxiliando no diagnóstico de uma série de problemas de saúde, como artrite e bursite.

Se o seu médico solicitou uma ressonância magnética do ombro ou você apenas tem curiosidade sobre o procedimento, continue a leitura do artigo. Nele falaremos sobre o que é, para que serve, como é feito e como se preparar para o exame. Confira!

O que é a ressonância magnética do ombro?

A ressonância magnética do ombro é um exame de imagem usado para diagnosticar doenças e avaliar tratamentos nessa região do corpo.

Como outros tipos de ressonância, o procedimento é simples, indolor e não invasivo, sendo realizado sem o uso de radiação ionizante, ao contrário do que acontece na tomografia computadorizada e no raio X, por exemplo.

Como é feita a ressonância magnética do ombro?

Para realizar a ressonância magnética do ombro, o paciente deita de barriga para cima em uma mesa, que em seguida desliza para dentro do aparelho de ressonância magnética, um equipamento em formato de donut.

O paciente deve permanecer imóvel durante a duração do exame, que leva entre 20 e 30 minutos, em média. Nesse tempo, o aparelho de ressonância emite campos magnéticos intensos, que vão permitir que as imagens sejam geradas.

Normalmente, o exame é realizado em apenas um dos ombros. Mas pode ser feito em ambos, dependendo do caso. Em alguns pacientes, também pode ser necessário o uso de contraste para facilitar a visualização das estruturas do corpo.

Em quais ocasiões é indicado realizar uma ressonância magnética do ombro?

O exame de ressonância magnética do ombro serve para investigar dores nessa região do corpo. O médico também pode solicitar a realização do procedimento quando existirem outros sintomas, como inchaço, dificuldade para se movimentar e estalos.

Por meio do exame, é possível descobrir a presença de alterações como tumores e inflamações nos ossos, músculos, tendões e cartilagem. Além disso, a ressonância magnética do ombro auxilia no diagnóstico de doenças como:

  • Artrose do ombro
  • Bursite do ombro
  • Capsulite adesiva (também conhecida como ombro congelado)
  • Tendinite do ombro

Como se preparar para o exame?

A ressonância magnética do ombro não requer nenhuma preparação na maioria dos casos. As exceções ficam por conta de medicamentos que o paciente possa tomar. Nessas situações, é importante informar o médico, que dirá se é preciso fazer alguma pausa na medicação.

O mesmo vale para quem utiliza próteses (dentárias, por exemplo) e outros dispositivos metálicos implantados (como marca-passo).

Para os pacientes em geral, é recomendado comparecer ao exame sem portar objetos metálicos, como brincos, pulseiras, anéis e piercings, ou mesmo roupas com botões ou zíperes de metal.

Já a ressonância magnética com contraste costuma exigir um período de jejum e pode ser contraindicada em alguns casos, como de doentes que sofram de insuficiência renal grave. Para recomendações precisas, recorra à clínica que realizará o exame.

Onde realizar uma ressonância magnética do ombro?

A ressonância magnética do ombro pode ser realizada em clínicas de qualidade, que possuam os equipamentos necessários e profissionais treinados para cuidar do procedimento.

Se você precisa realizar esse exame, pode contar com a Doctoralia para escolher a instituição mais adequada às suas necessidades. A plataforma permite pesquisar informações completas sobre clínicas e centros de diagnóstico, além de agendar exames de forma 100% online, 24h por dia. É só acessar o site, pesquisar pela ressonância magnética do ombro e escolher a sua cidade. Depois, você compara as opções disponíveis, seleciona a de sua preferência e escolhe um horário. O serviço está disponível nas principais cidades do país. Experimente agora!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.