Artigos 25 março 2024

Ressonância magnética do crânio: saiba como funciona, para que serve e onde realizar o exame

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

A ressonância magnética (RM) é um exame de imagem não invasivo e indolor que é utilizado para visualizar estruturas internas do corpo humano, auxiliando no diagnóstico de problemas de saúde diversos, como tumores e lesões.

Dentre os diversos tipos de ressonância que existem, temos a ressonância magnética do crânio, que permite identificar alterações nas estruturas cerebrais. Se você precisa realizar o exame e tem dúvidas sobre os objetivos, a preparação e as contraindicações da RM do crânio, continue a leitura deste artigo que vamos responder a essas e outras questões!

O que é ressonância magnética do crânio?

A ressonância magnética do crânio é um exame de imagem que serve para analisar ossos e músculos da região da cabeça. Rápido e não invasivo, o procedimento é indicado para pacientes que sofreram traumatismos ou acidentes e também como exame de rotina, para investigar a fundo a causa de sintomas como dor de cabeça.

Como é realizada a ressonância magnética do crânio?

Assim como outros tipos RM, a do crânio é realizada usando o aparelho de ressonância magnética. O paciente deve deitar na maca, que em seguida desliza para dentro de um aparelho de formato circular.

O aparelho de ressonância cria um campo magnético e usa ondas de rádio para captar as imagens, que em seguida são transferidas para o computador.

Para que se obtenha boas imagens, é fundamental que a pessoa permaneça imóvel durante os minutos que durarem o exame — o procedimento costuma durar entre 15 e 30 minutos.

Como o equipamento possui ímãs potentes, não é recomendado utilizar objetos metálicos durante o procedimento. Mas, sobre isso, falaremos com mais detalhes no próximo tópico.

Como se preparar para o exame de ressonância do crânio?

O preparo para a ressonância magnética é fácil. Como já mencionado, recomenda-se não utilizar qualquer objeto metálico, como joias, roupas com zíper e até aparelho ortodôntico. O paciente também deve evitar o uso de maquiagens e produtos para o cabelo, que podem conter traços metálicos. Outra exigência comum é o jejum de 6 horas.

O médico que solicitar o exame passará as recomendações conforme cada caso. Uma delas é sobre a necessidade ou não de uso do contraste. Pacientes que possuem alergia aos componentes da substância devem alertar o profissional. É importante comunicá-lo também caso o paciente seja portador de implantes, próteses de ouvido e aparelhos oculares, que podem dificultar o exame.

Menores de 18 anos devem comparecer à clínica de imagem acompanhados de um responsável legal, que deve permanecer no local até que o exame seja finalizado. Já as lactantes devem suspender a amamentação pelas 24h posteriores à ressonância. Além disso, a ressonância magnética é contraindicada para grávidas no primeiro trimestre da gestação.

Principais doenças que a ressonância magnética do crânio pode identificar

A ressonância magnética do crânio permite identificar, auxiliar no diagnóstico e acompanhar o tratamento de uma série de problemas de saúde. Abaixo, listamos alguns dos principais:

  • acidente vascular cerebral (AVC)
  • aneurismas de vasos cerebrais
  • cisto na medula espinhal
  • distúrbios nos olhos e nos ouvidos
  • edema encefálico subclínico
  • esclerose múltipla
  • epilepsia
  • Mal de Alzheimer
  • Mal de Parkinson
  • meningite
  • neurofibromatose
  • tumores benignos ou malignos
  • traumas e lesões decorrentes

Onde realizar a ressonância magnética do crânio?

A ressonância magnética do crânio pode ser realizada em clínicas de imagem especializadas. Ao procurar por um estabelecimento para fazer o seu exame, é importante se certificar de que a opção escolhida conta com os equipamentos necessários e com profissionais treinados para a realização do procedimento. Se você precisa realizar o exame, temos uma boa notícia: você pode encontrar clínicas, comparar opções e agendar sua ressonância magnética do crânio sem sair de casa, pela internet. Para isso, é só acessar a plataforma Doctoralia, encontrar um laboratório perto de você e marcar o seu exame. O serviço está disponível nas principais cidades do Brasil. Experimente agora!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.