Artigos 25 março 2024

Ressonância magnética de mama com contraste: entenda como funciona o exame

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum da doença no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), atrás somente do câncer de próstata. Com uma estimativa de 59.700 casos novos em 2019, é o que mais afeta as brasileiras — a taxa de incidência é de 51,29 casos a cada 100 mil mulheres.

Nesse contexto, dispor de um diagnóstico precoce e preciso é essencial para o combate ao câncer de mama. Isso porque, se detectada no início, as chances de cura da doença são altas.

Um dos exames de imagem que tem ajudado nessa identificação prévia é a ressonância magnética de mama com contraste. Moderno e eficaz, o exame permite identificar lesões que não são perceptíveis por meio de outros métodos.

Quer saber mais sobre a ressonância magnética de mama com contraste, para quem é indicada e como funciona? Acompanhe o artigo!

Para quem é indicada a ressonância magnética da mama?

É graças à tecnologia e ao desenvolvimento de métodos cada vez mais eficazes que o diagnóstico precoce do câncer de mama tem se tornado uma possibilidade para as mulheres. Nesse sentido, a ressonância magnética da mama vem para se somar a outros exames mais conhecidos, como a mamografia.

A ressonância magnética da mama, no entanto, não é indicada para todas as pacientes. Isso porque, para identificar diversas alterações –  que não são, necessariamente, indício de câncer –  o exame tem alta sensibilidade. Dessa forma, a ressonância magnética de mama tem indicações específicas, devendo ser feita conforme solicitação do médico.

Estas são as indicações do exame:

  • Pacientes de alto risco, que precisam fazer o rastreamento do câncer de mama;
  • Pacientes que fizeram biópsia e foram diagnosticadas com câncer de mama, servindo para conhecer a extensão da doença;
  • Pacientes em quimioterapia, para saber como o tratamento está evoluindo;
  • Pacientes que possuem mamas densas, com muito tecido glandular e pouco tecido adiposo;
  • Avaliação de próteses de silicone.

Como a ressonância magnética da mama é feita

A ressonância magnética é um procedimento simples e indolor. Começa com a paciente deitando-se em uma maca — no caso da RM de mama, de barriga para baixo.

A maca, então, desliza para dentro de um aparelho em formato de rosca. O processo pode ser desconfortável para quem sofre de claustrofobia, nesses casos, há a possibilidade de realizar o exame com sedação.

A paciente não deve se mover, para não interferir na captura das imagens. A duração costuma ser rápida, em torno de 20min. Como o aparelho é uma espécie de imã, a paciente também deve retirar objetos de metal que possua, como jóias e bijuterias, além de roupas com botões metálicos e zíperes, relógio, grampos de cabelo, dentre outros.

O exame não é recomendado para pacientes que usem implantes metálicos ou eletrônicos, como marcapassos. Gestantes e lactantes devem comunicar o responsável pelo exame sobre a condição.

Uso do contraste na ressonância magnética da mama

Para identificar alterações na mama costuma ser necessário o uso de contraste intravenoso, à base de gadolínio. A substância serve para facilitar a visualização das lesões nas imagens.

Somente no caso de avaliação de próteses de silicone, ou então com a determinação do médico, é que a medicação não deve ser usada. Quando há uso do contraste, é preciso fazer um jejum de algumas horas antes do exame.

Depois de realizar uma ressonância magnética de mama com contraste, é recomendado ingerir bastante líquido.

Agora que você já sabe como funciona a ressonância magnética de mama, que tal procurar uma clínica de qualidade para realizar o seu exame? Na plataforma Doctoralia você pode agendar online, a qualquer hora do dia, nos principais centros de diagnóstico do país. Experimente agora!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.