Artigos 25 março 2024

Ressonância magnética da coluna lombar: saiba a importância do exame

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Inofensiva e pouco invasiva, a ressonância magnética é um exame de imagem que permite diagnosticar doenças em diversas partes do corpo, tudo sem usar radiação ionizante.

Uma delas é a região das costas, que pode ser analisada por meio da ressonância magnética da coluna lombar. Se você tem dúvidas acerca do assunto, leia este artigo e entenda o que é, como é feito, para que serve e como se preparar para o exame.

O que é e como é feita a ressonância magnética da coluna lombar

Uma ressonância magnética da coluna lombar é um exame de imagem que permite examinar a região lombar da coluna, que costuma ser onde surgem as dores nas costas.

Para a realização do exame, o paciente deita em uma maca que desliza para dentro de uma grande rosca. Dependendo da região a ser analisada, o técnico de ressonância pode pedir que a pessoa se deite de costas, de lado ou de barriga para baixo.

O aparelho, então, gerará um forte campo magnético ao redor do paciente, direcionando ondas de rádio ao corpo. A pessoa poderá ouvir ruídos ou estrondos. É preciso ficar imóvel e, em alguns casos, prender a respiração para obter imagens mais nítidas. O procedimento é indolor e dura entre 15 e 45 minutos.

Para que serve a ressonância magnética da coluna lombar?

Ressonância magnética da coluna lombar

A ressonância magnética da coluna lombar permite identificar uma série de patologias nessa região das costas, como doenças infecciosas, degenerativas e inflamatórias. Além disso, é possível detectar traumas como fraturas por estresse de vértebras, assim como tumores malignos ou benignos.

O médico pode solicitar o exame caso o paciente apresente sintomas como:

  • dor na coluna alterações na sensibilidade (parestesia)
  • falta de força (parésia)
  • dores de cabeça
  • dores com irradiação para outros membros
  • desvios de coluna

Como se preparar para a ressonância magnética da coluna lombar

Para se preparar para a ressonância magnética da lombar, é importante informar ao médico sobre o uso de objetos metálicos no corpo e de qualquer implante ou prótese que utilize, já que eles podem ser aquecidos ou movidos por conta do campo magnético gerado pelo aparelho. Em alguns casos, o médico pode sugerir um outro exame mais apropriado.

Quem precisar fazer uso de contraste deve informar também ao profissional sobre alergias ou reações alérgicas que já tenha tido, assim como fazer jejum de 5 horas. Claustrofóbicos precisam, da mesma forma, avisar o médico sobre essa condição, pois pode ser necessária a prescrição de medicamentos contra a ansiedade.

No dia do exame, o paciente deve chegar ao local com antecedência, usando roupas confortáveis, sem detalhes metálicos. Também não deve fazer uso de jóias, piercings, relógios e outros acessórios metálicos.

O pós-exame costuma ser tranquilo e o paciente deve poder seguir com seu dia normalmente. No caso de quem tomou o contraste, não é recomendado dirigir.

Onde realizar a ressonância magnética da coluna lombar?

A ressonância magnética da coluna lombar pode ser realizada em clínicas de imagem que disponham do equipamento para o exame. É importante escolher um estabelecimento que conte com aparelhos de qualidade e profissionais qualificados para garantir bons resultados.

Na Doctoralia, você pode realizar o agendamento da sua ressonância magnética da coluna lombar pela internet, de maneira rápida, fácil e cômoda. A plataforma está disponível para as principais cidades do país. Experimente as vantagens de marcar seus exames sem sair de casa!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.