Artigos 25 março 2024

Ressonância magnética da coluna cervical: o que é, para que serve e onde realizar

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

A ressonância magnética da coluna cervical é uma importante aliada dos médicos quando é necessário identificar problemas de saúde na região. Porém, quem precisa realizá-la pode ter algumas dúvidas: como é o procedimento? Quais as indicações? E o que é preciso fazer para se preparar?

Continue a leitura que vamos responder essas e outras dúvidas no artigo!

O que é a ressonância magnética da coluna cervical?

A ressonância magnética da coluna cervical é um exame de imagem que serve para visualizar com detalhes a região da coluna cervical, que fica localizada da base do crânio até o pescoço, é formada por sete vértebras e tem como principal função a sustentação da cabeça.

Assim como outros tipos de ressonância magnética, o procedimento é indolor e não invasivo, permitindo obter imagens precisas e de alta qualidade.

Em quais situações uma ressonância magnética da coluna cervical pode ser indicada?

A ressonância magnética da coluna cervical permite investigar dores na região do pescoço, que podem irradiar para os membros superiores. É possível detectar problemas nas vértebras que compõem a área, como fraturas, deslocamentos, trauma, desgastes e degeneração das articulações. Inflamações e tumores são outras alterações que podem ser diagnosticadas.

Como é feito o exame de ressonância magnética da coluna vertebral?

O exame de ressonância magnética da coluna cervical é feito no aparelho de ressonância magnética, o mesmo que é usado para outros tipos do mesmo exame. Para a realização, o paciente deita na maca, que em seguida desliza para dentro de um aparelho circular, em formato de donut. É preciso ficar imóvel por alguns minutos enquanto as imagens são capturadas.

O aparelho de ressonância magnética não emite radiação, ao contrário do que acontece, por exemplo, nos exames de raio X e de tomografia computadorizada. O exame dura em torno de 15min.

Como se preparar para o exame de ressonância magnética da coluna cervical?

Embora a RM da cervical seja um procedimento simples, existem algumas maneiras de se preparar. As principais exigências dizem respeito ao uso de objetos metálicos, que devem ser evitados por conta do campo magnético gerado pelo aparelho de ressonância. A presença do metal pode prejudicar a qualidade das imagens e, além disso, os objetos podem ser sugados pelo equipamento, sendo danificados.

Recomenda-se, portanto, usar roupas confortáveis, sem detalhes como botões, fechos ou zíper, e evitar o uso de hidratantes e outros cosméticos que podem conter traços metálicos. O paciente não deve portar joias, bijuterias, óculos e relógios. Também recomenda-se jejum de algumas horas — a duração exata será indicada pelo médico que solicitar o exame.

Diabéticos, hipertensos e pessoas com mais de 60 anos podem ter que apresentar exames anteriores, de sangue, por exemplo. Também é recomendado chegar à clínica com alguns minutos de antecedência.

O exame não é indicado para pacientes com marcapasso ou neuroestimulador. Quem usa clipes de aneurisma ou implante coclear deve informar essa condição ao médico para que cada caso seja avaliado. O mesmo vale para as gestantes.

Onde realizar a ressonância magnética da coluna cervical?

O exame de ressonância magnética da coluna cervical exige equipamentos específicos e pessoal capacitado, não só médicos como também enfermeiros e técnicos em radiologia, que são responsáveis por receber os pacientes e auxiliar na realização do exame.

Por isso, é importante procurar uma clínica de qualidade, que conte com os aparelhos necessários e com especialistas na realização do exame, para que ele seja feito com segurança e gere boas imagens para auxiliar no diagnóstico. A boa notícia é que você já pode encontrar clínicas de imagem e agendar a sua ressonância da coluna cervical sem sair de casa. Na plataforma Doctoralia, você encontra estabelecimentos nas principais cidades do Brasil. Basta pesquisar pelo exame, comparar as opções, escolher a de sua preferência, selecionar um horário e agendar. Acesse agora!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.