Artigos 25 março 2024

Raio X panorâmico: o que é, para que serve e como o exame é realizado

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Você precisa fazer um raio X panorâmico? Tem dúvidas de como é realizado? Esse tipo de radiografia odontológica possibilita visualizar de uma vez só todas as estruturas faciais, como dentes, maxilar e mandíbula. Assim, o dentista consegue identificar problemas de saúde bucal e planejar tratamentos.

Quer saber mais com mais detalhes o que é, como funciona e para quem é indicado o raio X panorâmico? Então continue a leitura do texto!

O que é o raio X panorâmico?

O raio X panorâmico, também chamado de ortopantomografia, é um exame de imagem que permite visualizar as estruturas faciais, como arcada dentária, maxilar e mandíbula.

O procedimento resulta em uma imagem que mostra a face e os dentes, facilitando a visualização de estruturas ocultas, como dentes do siso impactados. Além disso, exibe cáries em estágio inicial, fraturas, perda óssea, cistos e focos de infecção.

Para que serve a radiografia panorâmica?

Por permitir essa visão panorâmica, como o próprio nome do exame sugere, esse é um dos tipos de raio X odontológicos mais importantes e conhecidos, servindo para diagnosticar doenças tanto nos dentes quanto na mandíbula, área nasal, seios nasais e articulações.

O raio X panorâmico é solicitado quando o profissional da saúde não consegue visualizar as possíveis alterações da região bucal do paciente somente com o exame clínico. A radiografia panorâmica, então, auxilia na avaliação do quadro. O exame serve tanto para prevenção quanto para o diagnóstico de doenças bucais.

É comum que os dentistas solicitem o exame depois de uma primeira consulta, com o objetivo de conhecerem a estrutura da face do paciente. Também é útil para o planejamento de tratamentos, desde a colocação de aparelho ortodôntico até a de implantes.

Como são feitas as radiografias panorâmicas?

A realização do raio X panorâmico é simples. Coloca-se um afastador de lábios na boca, para afastar os dentes dos lábios, e o paciente aproxima seu rosto do equipamento, chamado de ortopantomógrafo. Para que se obtenha imagens de qualidade, é essencial que a pessoa se mantenha imóvel por alguns segundos. Nesse momento, o aparelho registra as imagens.

Embora o raio X ainda seja feito usando película em alguns laboratórios, o mais comum é que hoje se utilize um aparelho digital, chamado de ortopantomógrafo digital. A vantagem é que, nesse caso, as imagens podem ser editadas e compartilhadas com qualquer dispositivo.

O processo é simples, indolor e rápido — a realização do exame leva em torno de 5 minutos. Outra vantagem é a baixa quantidade de radiação utilizada, o que torna o exame bastante seguro.

Como é o preparo para a realização do raio X panorâmico?

O raio X panorâmico também não exige preparos complexos. A indicação é apenas não portar objetos metálicos, como piercings e outros acessórios. As pacientes grávidas devem informar o dentista caso tenham realizado outros exames de raio X recentemente, para que o profissional possa analisar se a quantidade acumulada de radiação é segura.

Onde realizar um raio X panorâmico?

O raio X panorâmico pode ser realizado em clínicas de radiologia odontológica. O ideal é procurar um estabelecimento seguro, que conte com equipamentos modernos e profissionais treinados.

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.