Artigos 25 março 2024

Raio X faz mal? Tire todas as dúvidas sobre o exame!

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

O raio X é um dos principais exames de imagem para diagnóstico no mundo. Ele foi utilizado há mais de 100 anos pela primeira vez e, desde então, vem ajudado a salvar muitas vidas e garantir a saúde de milhões de pessoas.

Entretanto, por usar a radiação eletromagnética para a obtenção de imagens, existem algumas dúvidas e inseguranças a respeito de sua aplicação. Afinal, raio X faz mal? E, mesmo quando há riscos, as vantagens de sua utilização se sobrepõem aos riscos?

Tudo isso veremos neste post. Acompanhe!

O que é o exame de raio X, ou radiografia?

Os raios X são formas de radiação da mesma maneira que a luz visível, a diferença é que eles podem penetrar e atravessar o corpo humano. Por terem esse potencial, esses raios são utilizados em exames como mamografias, radiologias convencionais, tomografias computadorizadas etc.

Com o uso de equipamentos e técnicas apropriadas, esses raios conseguem obter imagens do interior do corpo humano, permitindo assim que se possa identificar se há doenças, fraturas e outros problemas.

Leia mais: 4 dicas para agendamento de exames de forma prática e segura

Para que serve o exame de raio X?

Os raios X são bastante utilizados para detectar se há fraturas nos ossos – eles não conseguem atravessar os ossos, mas estes últimos aparecem brancos nas imagens. Além disso, a radiografia também é capaz de detectar problemas em tecidos moles, como no aparelho gastroesofágico e nos pulmões. Nestes casos, o raio X pode ajudar a diagnosticar doenças como refluxo gastroesofágico, pneumonia ou derrame pleural, entre outras.

Muitas vezes, as doenças aparecem como uma alteração ou irregularidade na imagem, como manchas esbranquiçadas. Assim, profissionais especializados conseguem avaliar as características da imagem, diagnosticar o paciente e pedir mais exames para, se necessário, iniciar ou continuar um tratamento. O raio X também auxilia na identificação de casos de câncer, como no caso da mamografia.

O raio X faz mal? Quais são os riscos?

Os raios X podem causar mutações no nosso DNA e, sendo assim, podem causar câncer quando uma pessoa fica excessivamente exposta a eles. Apesar de serem considerados carcinógenos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), seus benefícios superam as possíveis consequências negativas.

Conforme uma pesquisa publicada na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, os raios X aumentam o risco de câncer em 0,6% a 1,8% em pessoas com a idade de 75 anos, ou seja, os riscos são mínimos em relação aos benefícios. É importante mencionar que cada procedimento possui um risco associado diferente, que depende do tipo de raio X e da parte do corpo que está sendo examinada.

O site de notícias médicas Medical News Today publicou um artigo que aponta os exames de imagem mais comuns e a dose de radiação que geram, em relação à radiação comum à qual as pessoas estão expostas diariamente. Confira:

  • Enema de bário: equivale a 2,7 anos de radiação de fundo natural;
  • Exame gastrointestinal superior: equivale a 2 anos de radiação de fundo natural;
  • Raio X da espinha lombar: equivale a 182 dias de radiação de fundo natural;
  • Raio X do crânio: equivale a 12 dias de radiação de fundo natural;
  • Raio X do tórax: equivale a 2,4 dias de radiação de fundo natural;
  • Tomografia computadorizada da cabeça: equivale a 243 dias de radiação de fundo natural;
  • Tomografia computadorizada do abdome: equivale a 2,7 anos de radiação de fundo natural;
  • Urograma IV: equivale a 1 ano de radiação de fundo natural.

Leia mais: Teste rápido para coronavírus: opções disponíveis e onde fazer

Raio X em gestantes e crianças

Em geral, as radiografias, como a tomografia e outras, usam radiação ionizante. Assim, esse tipo de exame não costuma ser indicado para gestantes, a não ser que o médico o peça. Por isso, em caso de suspeita de gravidez, é necessário informar o médico.

Contudo, com equipamentos modernos, boas técnicas e consciência em proteção radiológica, os exames de cabeça, ombros, pés, pescoço e até peito podem ser efetuados com segurança durante a gravidez.

No caso de crianças, exames de raio X podem ter mais efeito do que em adultos, já que elas são mais suscetíveis aos efeitos da radiação.

Por exemplo, a tomografia computadorizada pode triplicar o risco de câncer no cérebro e leucemia, principalmente quando realizadas no abdome e tórax em doses muito elevadas. Assim, eles podem ser realizados e devem ser feitos quando necessário mas, antes, é preciso analisar os riscos e benefícios com os responsáveis.

Orientações de segurança

De acordo com a parte do corpo em que o raio X será realizado, o paciente pode ficar deitado em uma maca ou em pé. Nesses casos, o aparelho de radiografia foca na região que será examinada. Para que a imagem fique nítida, é preciso que o paciente se mantenha imóvel. No caso de radiografias de tórax, por exemplo, o profissional que realizará o procedimento pode pedir que o paciente prenda a respiração por alguns instantes para garantir a nitidez da imagem.

Mesmo que a quantidade de radiação em muitas radiografias seja pequena, dependendo da região analisada, o paciente pode precisar vestir um colete protetor de chumbo que protege as áreas que não precisam ser irradiadas. A radiografia não causa nenhum desconforto ou dor física.

Leia mais: Preparo para exame de ressonância magnética da pelve com contraste

Esperamos ter respondido a você se raio X faz mal ou não. No entanto, mais do que tomar as precauções necessárias para que o exame não tenha consequências negativas em seu organismo, é importante também realizar o exame em clínicas seguras. Por isso, utilize o agendamento online da Doctoralia para marcar seus exames nos melhores Centros de Diagnóstico de Curitiba e São Paulo!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.