Artigos 25 março 2024

Raio X dos seios da face: para que serve?

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

O raio X ou radiografia é um exame simples que permite o diagnóstico de uma série de patologias em diferentes partes do corpo. Pacientes que apresentam problemas de saúde que acometem a parte da frente do rosto podem ter que realizar uma radiografia dos chamados seios da face para descobrir as causas e iniciar o tratamento.

Neste post, veja o que é o raio X dos seios da face, como o exame é realizado, as principais indicações, os riscos e também onde realizá-lo. Acompanhe!

O que é o raio X dos seios da face

O raio X dos seios da face consiste em um exame de diagnóstico por meio da obtenção da imagens das cavidades paranasais, que são estruturas localizadas na porção anterior do crânio – cavidade nasal, fossas e septo. Por essas cavidades circula o ar que respiramos, para que seja possível filtrá-lo, umedecê-lo e aquecê-lo antes que ele seja levado até os pulmões.

Como é realizado o exame

O raio X dos seios da face é um procedimento simples, seguro e rápido, durando entre 5 e 10 minutos. O exame deve ser realizado por um profissional de radiologia, em hospital ou clínica especializada.

As imagens podem ser tomadas com o paciente sentado ou em pé, com o nariz ou o queixo apoiados. Geralmente, são feitas imagens com a cabeça em diferentes posições, conforme orientado pelo técnico e de acordo com as suspeitas do médico.

Principais indicações do exame

As cavidades paranasais podem ser foco de diversas doenças. Sendo assim, o raio X dos seios da face é indicado quando o paciente apresenta sintomas de sinusite (aguda ou crônica), cefaléia frontal ou de outras condições que afetem as cavidades da face, como meningite e celulite orbital. Nesses casos, o exame pode detectar infecções, hemorragias, tumores e obstruções.

Leia mais: Teste rápido para coronavírus: opções disponíveis e onde fazer

Riscos do exame de raio X

O raio X é um dos principais exames para diagnóstico por imagem em todo o mundo, sendo extremamente seguro e prático. No entanto, é importante apontar que se trata de um procedimento que utiliza radiação e, como tal, pode apresentar riscos.

Raios X são emissões radioativas que, dependendo do tempo de exposição, podem causar mutações no nosso material genético, podendo levar, em casos extremos, ao desenvolvimento de tumores. Porém, é preciso uma exposição prolongada aos raios X para que haja algum prejuízo à saúde.

De acordo com uma pesquisa publicada na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, os raios X aumentam o risco de câncer entre 0,6% a 1,8% em pessoas com a idade de 75 anos.

Ou seja, trata-se de um exame que apresenta riscos mínimos para o paciente, sobretudo quando colocamos seus benefícios em perspetiva. Por conta da radiação, o exame de raio X não é indicado para gestantes e crianças. Por isso, é preciso conversar com um médico antes da realização do procedimento.

Leia mais: Raio X faz mal? Tire todas as dúvidas sobre o exame!

Preparo para o exame

O exame de raio X dos seios da face não exige preparo prévio. Dependendo do local que se pretende tirar as imagens, pode ser necessário remover as vestimentas, além de jóias, piercings e outros acessórios.

Como comentamos, a única preocupação fica por conta de gestantes ou pacientes com suspeita de gravidez e crianças, uma vez que podem apresentar maior sensibilidade à radiação.

Leia mais: 4 dicas para agendamento de exames de forma prática e segura

Onde realizar o exame

Para que o raio X dos seios da face seja feito com segurança, é necessário realizá-lo em hospitais e clínicas de radiologia especializadas.

Sempre que precisar, você pode contar com a praticidade do agendamento online da Doctoralia para marcar seus exames nos melhores Centros de Diagnóstico das principais cidades do país!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.