Artigos 25 março 2024

Raio X digital: como funciona e qual sua importância?

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

A tecnologia tem contribuído cada vez mais para a medicina diagnóstica. Um exemplo são os exames de imagem, que estão mais precisos com o passar do tempo. É o caso do raio X digital, que vem ganhando destaque como uma opção ágil e de qualidade.

Se você tem dúvidas sobre o que é radiografia digital e no que difere do modelo analógico, continue a leitura do artigo!

O que é raio X digital?

O raio X digital é um procedimento simples, indolor, não invasivo e de rápida realização, que usa radiação ionizante para gerar imagens digitais de áreas do corpo, contribuindo para o diagnóstico de doenças e de alterações, como fraturas e tumores.

Sua realização se dá da seguinte forma: posiciona-se o equipamento de raio X na parte do corpo a ser examinada, o aparelho então emite a radiação necessária para gerar as imagens e, em poucos minutos, o procedimento é finalizado.

O exame pode ser realizado pela maior parte da população. No caso de pessoas que podem ser prejudicadas pela exposição à radiação ionizante – as gestantes, por exemplo –, o raio X digital pode ser contraindicado.

Por isso, é importante sempre procurar um médico, que poderá avaliar cada caso e substituir o exame por outro nas situações em que ele não é ideal.

Mas, afinal, no que o raio X digital difere do analógico?

Tradicionalmente, a radiografia consiste em produzir e projetar um feixe de raios X sobre determinada região do corpo. Nesse modelo analógico, os raios são captados em sentido oposto ao feixe que é emitido e, em seguida, registrados em filme. Posteriormente, as imagens são reveladas.

No raio X digital, por outro lado, não é preciso fazer a revelação, pois as imagens são geradas digitalmente.

Como funciona o raio X digital?

Como mencionado no tópico anterior, a radiografia digital dispensa o uso de filmes de revelação. Nesse formato mais moderno, o exame é processado por meio de uma placa de circuitos, que são sensíveis à radiação. Eles geram uma imagem digital, que é enviada ao computador em forma de sinais elétricos.

Em formato digital, a imagem pode ser compartilhada de maneira fácil com o paciente e com o médico, que irá analisá-la. Além disso, o resultado pode ser impresso, se for assim desejado.

Quais são os benefícios do raio X digital?

O raio X digital tem benefícios tanto para os pacientes, quanto para os médicos e técnicos envolvidos no procedimento.

Para os pacientes, os resultados saem mais rápido em comparação com o formato tradicional, permitindo que o diagnóstico seja feito de maneira imediata. Isso pode aumentar as chances de sucesso dos tratamentos. Além disso, o raio X digital também é mais seguro, pois o paciente é exposto a níveis menores de radiação.

Já para os médicos, o principal benefício é a qualidade das imagens, que são mais nítidas e mais bem contrastadas, facilitando a visualização e aumentando a precisão dos diagnósticos. As imagens também podem ser manipuladas a fim de otimizar a visão das estruturas, alterando ou reduzindo o contraste.

Para as clínicas de imagem que realizam o procedimento, a vantagem é a sua realização mais rápida e simples. Além disso, o uso de produtos químicos tóxicos, que prejudicam as pessoas e o meio ambiente, é evitado, tornando a instituição de saúde mais correta ecologicamente.

Onde fazer raio X digital?

O raio X digital pode ser realizado em clínicas de imagem que contam com o equipamento necessário para a realização do exame. É importante também escolher instituições de saúde que tenham profissionais treinados, para obter os melhores resultados e evitar refação. Na plataforma Doctoralia, você pode agendar seu raio-X sem sair de casa. Basta acessar, comparar as opções disponíveis, escolher aquela que melhor atende as suas necessidades e fazer o agendamento, tudo de forma 100% online! Acesse agora e experimente. Disponível nas principais cidades do Brasil.

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.