Artigos 25 março 2024

Radiografia: o que é e como funciona?

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Também chamada de raio X, a radiografia é um exame de imagem muito comum. Além de barato, rápido e indolor, ele permite visualizar diversas partes do organismo. Alguns exemplos são a radiografia de tórax e a radiografia dentária panorâmica.

Um fato curioso é que a radiografia é o exame de radiologia e imagem mais antigo da medicina. Após sua invenção, outros métodos mais precisos, como a tomografia computadorizada, surgiram. Apesar disso, os raios X tradicionais ainda são úteis e bastante utilizados.

Neste artigo, compilamos as informações mais importantes sobre o que é radiografia e como funciona.

Com o texto você aprenderá:

  • Como funcionam os raios X?
  • Quanto custa o raio X e onde pode ser feito?
  • Os raios X são perigosos para a saúde?
  • Quando você não deve fazer um exame de raio X?
  • O que é raio X com contraste?
  • Como se preparar para um exame de raio X?
  • Eu preciso de um pedido médico para fazer um raio X?
  • Como funciona o procedimento passo a passo?
  • Em quanto tempo os resultados serão entregues?

Como funcionam os raios X?

O termo “raio X” foi usado pela primeira vez pelo cientista alemão Wilhelm Conrad Röntgen, que, em 1895, descreveu esse tipo de radiação. Posteriormente, em 1901, Röntgen recebeu o primeiro Prêmio Nobel de Física da história.

Por outro lado, a palavra radiografia significa gravura ou desenho por radiação ou por raios de luz. Dessa forma, um raio X é uma imagem obtida a partir do uso de raios X.

Como as ondas de rádio, os raios X são ondas eletromagnéticas imperceptíveis aos humanos. Para obter uma radiografia, é usado um dispositivo que emite um feixe de raios X em uma placa que transmite dados para um computador. Ao colocar uma parte do corpo entre o dispositivo e a placa, uma sombra é projetada e, a partir dela, uma imagem é obtida.

Tal como acontece com a luz visível, os raios X passam por estruturas com intensidades diferentes. Dessa forma, a radiação passa mais facilmente pelos tecidos moles, enquanto o osso impede a sua passagem. Graças a esse fenômeno, é possível ver as estruturas dentro de um organismo vivo.

Onde são feitas as radiografias e quanto custam?

Hoje, a radiografia é um dos exames de imagem mais realizados. Portanto, muitos centros de diagnóstico por imagem o oferecem.

Na plataforma Doctoralia, você pode encontrar uma lista de estabelecimentos que fazem o exame nas principais cidades do Brasil e agendar o seu pela internet, sem necessidade de contato por telefone.

O preço depende de onde a radiografia será feita e de quantas projeções (imagens de diferentes ângulos) serão necessárias.

Os raios X são seguros?

Os raios X são radiações ionizantes que, após muita exposição, podem danificar o DNA das células. Isso pode causar:

  • Envelhecimento prematuro
  • Esterilidade
  • Anemia
  • Doenças do sistema imunológico
  • Câncer
  • Mutações genéticas

O risco aumenta com a dose cumulativa, ou seja, com a exposição à radiação ao longo da vida. Não somos apenas expostos a raios X durante exames de radiologia, mas também por outros dispositivos, como os scanners de segurança em aeroportos.

A radiação é perigosa para o feto em desenvolvimento e pode causar malformações. Portanto, a gravidez é uma contra-indicação para a realização do exame, principalmente no primeiro trimestre. Às vezes, uma mulher grávida pode se submeter a raios X em casos extremamente necessários. No entanto, nesses casos, precauções adicionais são usadas para proteger o feto.

Devido aos riscos de longo prazo, o indicado é fazer uma radiografia apenas mediante solicitação do seu médico. Por outro lado, a dose de raios X utilizada em um único exame é muito baixa e os problemas de saúde só aparecem após uma exposição intensa e constante.

Quando é feito um raio X?

Geralmente, a radiografia é feita para diagnosticar corretamente uma doença. Outra aplicação é avaliar os efeitos de um tratamento e monitorar os pulmões de fumantes devido ao alto risco de pneumoconiose. Nesses casos, uma radiografia de tórax deve ser realizada pelo menos uma vez por ano.

Como os raios X permitem fácil visualização dos ossos, o método também é usado para visualizar lesões e doenças do sistema musculoesquelético. Alguns exemplos são:

  • entorses
  • fissuras
  • fraturas
  • defeitos posturais
  • osteoporose
  • inflamação
  • dores reumáticas

Sem raios X, também seria difícil praticar a odontologia e, mais especificamente, a ortodontia. Radiografia panorâmica e radiografia lateral do crânio são dois dos exames utilizados para detectar problemas e realizar tratamentos dentários mais precisos.

A radiografia também ajuda a detectar câncer e alterações degenerativas em órgãos internos, sendo útil no diagnóstico de tuberculose, pneumotórax, pneumonia e problemas nos seios da face. Além disso, o exame é realizado quando há suspeita de perfuração ou obstrução gastrointestinal, tumores e úlceras gástricas e problemas renais.

Como se preparar para um raio X?

Além da gravidez, praticamente não há outras contraindicações. Geralmente, nenhuma preparação prévia é necessária para a realização do exame. Os medicamentos que o paciente toma podem continuar sendo usados regularmente.

As exceções são radiografias da cavidade abdominal, pelve, parte inferior da coluna e radiografias com contraste. Essas últimas requerem uma substância especial para melhorar a visibilidade de determinadas estruturas.

No caso da radiografia com contraste, o preparo inclui:

  • evitar laticínios, refrigerantes e laticínios na véspera do exame
  • jejuar por 6 horas
  • tomar um laxante e um remédio para inflamação gastrointestinal

O objetivo de tudo isso é eliminar gases do trato digestivo que podem distorcer as imagens.

Além disso, antes de fazer um exame com uso de contraste, é preciso se certificar de que os rins funcionam corretamente. Para isso, é necessário medir com antecedência o nível de creatinina no sangue. Um exemplo de radiografia de contraste é a urografia tradicional, ou seja, uma radiografia que avalia os rins e o trato urinário.

Documentos necessários para a realização do raio X

Para realizar uma radiografia, o paciente deve portar:

  • Documento de identificação
  • Pedido médico
  • Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis

Quando o exame incluir o uso de contraste, o paciente deve levar:

  • Resultado dos exames que o médico indicou anteriormente (por exemplo, teste de creatinina no sangue)
  • Resultados de outros exames relevantes

A documentação médica adicional facilitará a interpretação dos resultados. O paciente também deverá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido e um formulário sobre seu estado de saúde.

Como é o procedimento do raio X?

Assim que tudo estiver pronto, o paciente entra na sala de radiologia. Lá, é preciso remover roupas e acessórios da área a ser examinada. Em alguns casos, o paciente precisa usar um avental de borracha e chumbo para proteger os órgãos da radiação. Objetos de metal devem ser removidos, pois podem alterar as imagens.

As diferentes posições que o paciente adota de acordo com a área a ser examinada são: em pé, sentado ou deitado. O paciente pode precisar mudar de posição durante o exame. O técnico em radiologia supervisiona o procedimento em uma sala separada. O paciente pode precisar prender a respiração para reduzir o movimento.

O teste é indolor e leva apenas alguns minutos. Assim que a equipe de radiologia obtiver imagens de boa qualidade, o paciente pode se vestir e sair da sala.

Procedimento do raio X com contraste

Para um raio X com contraste, a primeira etapa é administrar o meio de contraste por via oral ou intravenosa. Isso pode dar um sabor quente e metálico na boca. Uma vez que essa substância esteja no corpo, as imagens podem ser feitas.

Nota: as reações alérgicas ao meio de contraste podem ser graves, mas são muito raras. Se sentir algum desconforto, o paciente deve comunicá-lo imediatamente para a equipe. Assim que o teste for concluído, você deve permanecer no centro de diagnóstico por pelo menos meia hora, para garantir que não haja efeitos adversos.

Raio X: após o teste

Os resultados do raio X são entregues no formato de imagem. Geralmente são impressos em uma chapa, mas também podem ser armazenados em CD, pen drive ou enviados por email. No geral, as imagens costumam ficar disponíveis entre 15 e 20 minutos após o exame.

Se o raio X não exigir contraste, o paciente pode retornar às suas atividades diárias, como comer normalmente, dirigir um carro, trabalhar etc.

É importante observar o corpo por vários dias após o exame e consultar um médico se desenvolver sintomas como fraqueza, fadiga ou sonolência de causa desconhecida. Esses podem ser efeitos muito raros de radiação inadequada, que devem ser relatados para que as medidas certas possam ser tomadas o mais rápido possível.

Espero que tenha gostado das dicas! E lembre-se, para agendamento online de radiografias e demais exames, acesse a Doctoralia. 😃

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.