Artigos 25 março 2024

Qual a diferença entre tomografia e ressonância magnética? Veja o comparativo dos dois exames

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Você sabe qual a diferença entre tomografia e ressonância magnética?

Nos últimos anos, os exames de imagem evoluíram, garantindo diagnósticos cada vez mais precisos. Dentre eles, estão a tomografia computadorizada (também chamada de TC) e a ressonância magnética.

Por serem realizados em aparelhos parecidos, pelo menos visualmente, há quem tenha dúvida se podem ser usados para o mesmo fim. Mas basta entender o funcionamento dos exames e suas indicações para perceber que são procedimentos distintos.

Se você também tem essa dúvida, leia o artigo e entenda qual a diferença entre tomografia e ressonância magnética.

Qual a diferença entre tomografia e ressonância magnética? Compare as principais características

Para entender quais as diferenças entre tomografia e ressonância magnética, é preciso comparar os dois exames.

Primeiro, vamos falar da tomografia computadorizada. O exame foi desenvolvido na década de 1960, quando as imagens levavam dias para ficarem prontas, por conta da intensidade baixa da radiação.

Hoje, com o desenvolvimento da tecnologia, a tomografia é realizada com base na radiação ionizante, que gera imagens com diferentes intensidades, levando em conta a densidade de cada tecido do corpo humano.

Dessa forma, o exame consegue diferenciar ossos e órgãos, por exemplo. O resultado? Imagens de altíssima qualidade.

A ressonância magnética, por sua vez, não usa raios-X para gerar as imagens, mas sim campos magnéticos e ondas de rádio. As imagens do interior do corpo humano são criadas e enviadas para um computador.

A tecnologia, que surgiu nos anos 1940, também evoluiu bastante. Hoje é possível gerar imagens detalhadas de diferentes planos de corte.

Além dessas características gerais, comparamos outras, como o funcionamento, o uso do contraste, as indicações e contraindicações e a precisão das imagens geradas por cada exame.

Como funcionam a tomografia e a ressonância magnética?

A tomografia é realizada em um aparelho específico, o tomógrafo, que emite raios-X sobre o paciente. O tomógrafo gira em torno dele mesmo e gera radiografias transversais, o que resulta em imagens de diversos ângulos. O exame é rápido e não invasivo. A duração varia de acordo com a área analisada, mas costuma ficar entre 10 e 30 minutos.

Assim como a tomografia, a ressonância magnética também é realizada em um aparelho específico. O paciente deita em uma máquina que é deslizada para dentro de um tubo e deve ficar imóvel para não prejudicar a realização do exame.

A ressonância magnética também não é invasiva, nem provoca dores no paciente. Da mesma forma que acontece com a tomografia, sua duração varia conforme a região do corpo, mas, no geral, vai de 15 a 45 minutos.

Uso do contraste na tomografia e na ressonância magnética

Quanto ao uso do contraste, que é necessário em alguns casos para produzir uma imagem mais detalhada, também existe diferença entre os dois exames: em cada um deles, a substância tem uma composição diferente.

O contraste usado em tomografias é feito a base de iodo. Dessa forma, não pode ser usado por pacientes alérgicos à substância. Já o utilizado na ressonância magnética tem como base o gadolínio, que pode prejudicar funções renais.

Indicações e aplicações da tomografia e da ressonância magnética

Uma das principais diferenças entre tomografia e ressonância magnética está nas indicações.

De forma geral, ambos são exames de imagem recomendados na avaliação de órgãos internos, devido à alta qualidade das imagens geradas. Porém, o médico pode pedir um ou outro de acordo com a região analisada e a possível patologia que quer investigar.

Veja o que pode ser detectado na tomografia:

  • Doenças abdominais
  • Doenças pélvicas
  • Doenças em membros inferiores e superiores
  • Doenças oculares
  • Doenças no crânio
  • Doenças no tórax
  • Doenças renais
  • Doenças pulmonares

Já a ressonância magnética é indicada para investigar:

  • Doenças neurológicas
  • Doenças ortopédicas
  • Doenças do coração
  • Doenças mamárias
  • Doenças oncológicas em geral

Contraindicações da tomografia e da ressonância magnética

Tanto a tomografia como a ressonância magnética têm algumas contraindicações.

A tomografia é contraindicada para:

  • Gestantes
  • Pessoas alérgicas ao iodo, no caso do exame realizado com contraste

Já as contraindicações da ressonância magnética são relacionadas a objetos metálicos implantados no corpo, que, devido ao poderoso campo magnético do aparelho, podem se mover ou aquecer. Por isso, o exame não é indicado para quem utiliza:

  • Marcapasso ou desfibrilador
  • Implante coclear
  • Alguns tipos de implantes oculares
  • Cateter de Swan-Ganz

Pode haver ainda outras contraindicações no caso da ressonância magnética. Por isso é importante que o paciente comunique ao médico sobre qualquer prótese ou implante que utilize.

Precisão das imagens

Ambos os exames oferecem imagens precisas, mas a tomografia oferece imagens horizontais e em 3D, enquanto a ressonância permite ver planos frontais e oblíquos.

É comum que a tomografia seja solicitada em casos mais simples, e a ressonância quando há necessidade de diagnósticos mais complexos. Ainda assim, cabe ao médico decidir de acordo com a área analisada e outras necessidades.

Agora que você já sabe qual a diferença entre tomografia e ressonância, lembre-se de escolher um centro de diagnóstico que tenha ótima infraestrutura, profissionais capacitados e bons equipamentos para realizar o seu exame. No Doctoralia, você pode comparar instituições e agendar tanto uma tomografia computadorizada quanto uma ressonância magnética, tudo pela internet e em poucos cliques. Conheça!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.