Artigos 25 março 2024

Quais são os sintomas do câncer de mama?

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

O câncer de mama é o mais comum entre mulheres no mundo, representando 24,2% dos casos no ano de 2018, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Também é a quinta causa de morte por câncer em geral e a mais frequente entre mulheres.

O surgimento do câncer de mama se dá quando células anormais crescem de forma desordenada nos seios. Isso acontece por conta de mutações genéticas, que agem na divisão e reprodução dessas células. Por conta disso, pode surgir um temor benigno ou maligno (cancerígeno).

Embora seja grave, a doença pode ser detectada precocemente, aumentando as chances de cura. Para isso, é preciso conhecer os sintomas do câncer de mama, sobre os quais falaremos neste artigo. Confira!

Os principais sintomas do câncer de mama

Conheça os principais sintomas do câncer de mama, que, no geral, podem ser detectados pela mamografia:

  • Nódulo no seio ou na axila;
  • Inchaço em alguma parte dos seios;
  • Pele irritada ou irregular, com covinhas ou franzidos;
  • Dores no mamilo;
  • Inversão do mamilo;
  • Pele do mamilo ou da mama com vermelhidão ou descamação;
  • Saída de secreção pelo mamilo.

Vale dizer, no entanto, que alterações nos seios são comuns no decorrer da vida da mulher, e nem sempre são indício de câncer de mama. A dor mamária, por exemplo, pode surgir antes do período menstrual, devido ao estímulo do hormônio estrogênio. Há ainda lesões benignas como o fibroadenoma, assim como cistos.

O fluxo papilar, que consiste em saída de líquido (que não é leite) pelos mamilos, também pode causar preocupação. É importante observar se o derrame ocorre pelos dois seios e com a pressão manual. Nesse caso, está associado a lesões benignas. Por outro lado, quando o derrame ocorre por um dos seios espontaneamente, pode ser um sintoma do câncer de mama.

Exames utilizados no diagnóstico do câncer de mama

O autoexame foi divulgado como a melhor forma de detecção do câncer de mama por muito tempo. E ele continua sendo importante para que a mulher conheça o próprio corpo e perceba alterações, sendo recomendado uma vez por mês. Mas é preciso ter em mente que o autoexame não substitui exames feitos por profissionais de saúde, nem a visita ao médico.

Exame clínico

O exame clínico, que consiste em entrevista com a paciente e exame físico, é uma das maneiras de detectar a doença. A ideia é identificar o câncer de mama a partir de sinais e sintomas. Caso suspeite de algo, o médico pode pedir exames mais específicos, sobre os quais falaremos a seguir.

Mamografia

A mamografia é a principal forma de detectar o câncer de mama. Nesse exame de raio-x, a mama é comprimida entre duas placas de acrílico com o objetivo de melhorar a visualização, permitindo a detecção de nódulos ainda que em estágio inicial. Estamos falando de caroços pequenos, que não podem ser percebidos do autoexame ou no exame clínico. É recomendado fazer a mamografia anualmente, no caso de mulheres de mais de 40 anos.

Ressonância magnética

Além da mamografia, a ressonância magnética é outro exame importante para diagnosticar o câncer de mama. Por meio desse exame de diagnóstico por imagem é possível observar detalhadamente os nódulos, sem o uso de raios-x. Além disso, pode-se visualizar com mais abrangência a região profunda do tecido das mamas.

Como reduzir o risco do câncer de mama

Além do autoexame e das visitas regulares ao médico, há uma série de hábitos que ajudam a reduzir o risco do câncer de mama. A maior parte deles está relacionada ao estilo de vida, como manter uma dieta saudável e balanceada, praticar exercícios físicos regularmente e evitar sobrepeso, cigarros e álcool em excesso.

Agora que você já sabe quais são os sintomas do câncer de mama, que tal marcar seus exames sem sair de casa?

No Doctoralia você encontra centros de diagnóstico de qualidade, que oferecem os exames que podem ser usados no diagnóstico de câncer de mama. Experimente o agendamento online, disponível nas cidades de Curitiba e São Paulo. Acesse agora!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.