Artigos 25 março 2024

Principais tipos de exames de imagem: usos, indicações e cuidados

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

A radiologia é uma das áreas da Medicina que mais se beneficiam com o avanço da tecnologia. Por conta disso, hoje existem diversos tipos de exames de imagem à disposição de profissionais da saúde e pacientes, colaborando para diagnósticos mais precisos.

Cada exame é prescrito de acordo com o que o médico pretende examinar. O procedimento para descobrir uma concussão, por exemplo, pode não ser o mesmo para investigar uma tumoração. Por isso, neste post, conheça os 5 principais tipos de exames de imagem, assim como seus usos, indicações e os cuidados necessários. Acompanhe!

5 principais tipos de exames de imagem

Existe uma grande variedade de exames de imagem utilizados pelos médicos para diagnosticar os paciente. Como comentamos, a escolha do exame mais adequado depende do que se pretende investigar e da área do corpo que será estudada. Isso posto, os 5 tipos de exames de imagem mais comuns são:

1. Mamografia

A mamografia é um exame por imagem que visa analisar a anatomia do tecido mamário. Embora, tecnicamente, trata-se de um raio-X, essa técnica se diferencia da radiografia convencional por fazer uso do molibdênio. Esse elemento químico fornece um maior contraste às imagens, facilitando a diferenciação entre a mama e outros tecidos próximos.

O principal uso da mamografia se dá na prevenção e no diagnóstico do câncer de mama em mulheres. Isso porque, por meio desse exame, é possível identificar alterações nas mamas, como calcificações, massas (cistos, tumores e lesões) e nódulos.

Os níveis de radiação utilizados na mamografia são considerados baixos e, portanto, seguros. Mulheres com implantes mamários devem ter cuidado redobrado e informar o médico antes da realização do exame, uma vez que há risco de rompimento das próteses.

2. Raio X

Raio X, ou radiografia, é um dos exames de imagem mais antigos ainda utilizado nos dias de hoje e também um dos mais comuns. As radiografias podem ser utilizadas para analisar diversas estruturas do corpo humano, como ossos, arcada dentária, tórax, trato gastroesofágico, entre outros.

Os exames de raio X utilizam uma espécie de radiação eletromagnética capaz de absorver os tecidos do organismo. Dependendo da área do corpo analisada e do tempo de exposição, a radiação tem menor ou maior capacidade de penetração. Os raios que conseguem atravessar essas estruturas entram em contato com uma chapa posicionada atrás do paciente, formando a imagem radiográfica.

As principais vantagens do raio X são seu baixo custo, rapidez e possibilidade do uso de substâncias que ajudem a aumentar o contraste e melhorar a qualidade das imagens. É importante ressaltar que, por se tratar de um exame que utiliza radiação, a radiografia deve ser manejada com cuidado para que não haja superexposição do paciente e do profissional que o opera.

3. Ressonância magnética

A ressonância magnética é uma modalidade de exame que utiliza uma combinação de radiofrequência com magnetismo para a obtenção de imagens transversais dos órgãos internos. Seu principal uso se dá no diagnóstico de condições que afetam estruturas internas, como derrames, tumores e lesões em órgãos.

O equipamento tem um funcionamento bastante complexo. Basicamente, o ímã presente na máquina cria um campo magnético que estimula os átomos de hidrogênio presentes nas moléculas de água do nosso organismo. Ao movimentar-se, as partículas emitem sinais que são capturados e convertidos em imagens.

Os grandes benefícios da ressonância magnética são a qualidade das imagens, a não utilização de radiação e a possibilidade de uso de substâncias menos tóxicas para contraste. Pacientes com marca-passo, cardiodesfibriladores implantáveis (CDI) ou quaisquer implantes ou próteses metálicas não podem fazer exames de ressonância.

Leia mais: Preparo para exame de ressonância magnética da pelve com contraste

4. Tomografia computadorizada

Assim como a radiografia convencional, a tomografia computadorizada também utiliza radiação para a produção das imagens. Neste exame, os raios X são emitidos de modo a gerar diversas imagens transversais das estruturas analisadas. Um software de computador analisa as imagens e as transforma em modelos detalhados em duas e três dimensões.

A tomografia computadorizada é muito utilizada para análise dos tecidos moles do organismo, como glândulas, órgãos internos e músculos. O exame oferece imagens com boa resolução e a um custo menor quando comparado à ressonância magnética. Seu único risco fica por conta da utilização da radiação, o que requer cuidado no manejo do equipamento.

Leia mais: Qual a diferença entre tomografia e ressonância magnética? Veja o comparativo dos dois exames

5. Ultrassonografia

Assim como a ressonância magnética, a ultrassonografia também não utiliza radiação para a obtenção das imagens. Neste caso, são utilizadas ondas sonoras de alta frequência. Esse som bate nos tecidos e produz “ecos”, que são convertidos em imagens por um computador.

A ultrassonografia pode ser aplicada para analisar vasos sanguíneos e órgãos internos, especialmente os que possuem uma cavidade interna, como coração, bexiga e estruturas do sistema digestório. Sua aplicação mais conhecida é para a observação do bebê no útero da mãe.

Embora a definição da imagem gerada pela ultrassonografia não seja muito grande, o exame se destaca pelo baixo custo, facilidade de uso e, principalmente, por ser extremamente seguro.

Leia mais: Diagnóstico de Alzheimer: como os exames de imagem podem auxiliar


Esperamos ter ajudado você a conhecer os principais tipos de exames de imagem. Não se esqueça de acessar o Doctoralia e conferir os centros de diagnóstico que oferecem os exames de imagem que você precisar.

No Doctoralia, você pode realizar o agendamento online com muito mais comodidade, praticidade e rapidez. Até o momento, ele está disponível para as cidades de Curitiba/PR e São Paulo/SP. Confira todas as informações necessárias sobre o seu exame em um só lugar!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.