Artigos 25 março 2024

Preparo para ultrassom abdominal total: recomendações essenciais

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Precisa fazer um ultrassom abdominal total, mas não sabe quais são as recomendações? O preparo para o exame, que permite identificar alterações em órgãos da região do abdômen, é simples. Ainda assim, para estar preparado, é importante conhecê-lo em detalhes.

Leia o texto para saber tudo sobre esse exame: o que é, para que é indicado, como é realizado e como se preparar.

O que é ultrassom abdominal total

O ultrassom abdominal total é um exame não invasivo e seguro, que permite observar possíveis alterações na região do abdômen, em estruturas como:

  • Adrenais
  • Aorta
  • Baço
  • Bexiga
  • Fígado
  • Pâncreas
  • Rins
  • Veia cava inferior
  • Vesícula biliar

O exame utiliza ondas sonoras de alta frequência para avaliar o estado dessas estruturas, identificando possíveis alterações.

Além dele, há outros dois tipos de ultrassom da região do abdômen: o superior e o inferior. Enquanto o primeiro permite analisar todos os órgãos abdominais, os outros dois são voltados para regiões específicas.

O ultrassom abdominal superior ajuda a avaliar alterações no fígado, pâncreas, rins e baço, dentre outros órgãos. Já o inferior possibilita visualizar estruturas como bexiga, útero e próstata, sendo usado também no acompanhamento da gravidez.

A escolha do tipo de ultrassom abdominal mais indicado para cada caso deve ser feita pelo médico.

Indicações do ultrassom abdominal total

O ultrassom abdominal total permite que se identifique uma série de patologias relacionadas a órgãos como rins, pâncreas e fígado. Alguns exemplos são pedras na vesícula biliar ou nos rins e pancreatite. Além de doenças, o exame também detecta a presença de tumores, cistos, abscessos e nódulos nessa região do corpo.

A ultrassonografia abdominal total também possibilita verificar inchaços ou alterações que podem indicar que o órgão está inflamado, assim como lesões nos tecidos.

Os médicos costumam solicitar o ultrassom abdominal total quando o paciente estiver sentindo dores na região. Mas, além de permitir o tratamento correto de doenças já existentes, o exame serve para prevenção, detectando problemas de saúde em estágio inicial.

Como é o preparo para o ultrassom abdominal total

Mesmo sendo um exame seguro e não invasivo, o ultrassom abdominal total requer alguns cuidados. Estas são as orientações mais importantes:

Dia anterior

No dia anterior ao exame, o ideal é que você deixe de ingerir bebidas alcoólicas e comidas gordurosas. Alimentos que aumentam a produção de gases, como feijão, repolho e refrigerantes, também devem ser evitados, assim como o ato de fumar. No jantar, prefira uma refeição leve.

Dia do exame

Já no dia do exame, a recomendação é estar em jejum absoluto (ou seja, sem ingerir alimentos ou bebidas, incluindo a água) por pelo menos 8h. É importante ainda que sua bexiga esteja cheia, portanto é recomendado não urinar por cerca de 2h antes do exame. É comum que os médicos receitem alguma medicação para reduzir os gases intestinais, como a dimeticona.

Como o ultrassom abdominal total é realizado

O ultrassom abdominal total é realizado de maneira simples e indolor, como ocorre com outros tipos do exame. O paciente deita na maca e o médico desliza o transdutor ultrassônico sobre a região analisada, com a ajuda de um gel.

A partir da emissão de ondas sonoras de alta frequência, é possível gerar imagens que são vistas em tempo real na tela do aparelho de ultrassom.

Durante a realização do exame, o médico pode pedir que o paciente realize alguns movimentos, como deitar-se de lado ou prender a respiração. O resultado do exame fica pronto na hora.

Embora seja um exame simples, é importante contar com acompanhamento médico para indicar o tipo de ultrassom certo para o seu caso. Também é preciso escolher uma clínica de qualidade, que realize o exame de maneira segura.

Na Doctoralia você encontra diversos centros de diagnóstico especializados que oferecem o exame de ultrassom abdominal total com agendamento online nas cidades de Curitiba e São Paulo. Acesse agora o site para agendar o seu!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.