Artigos 25 março 2024

Preparo para ressonância magnética: o que fazer e o que não fazer

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

A ressonância magnética é um exame indolor e não invasivo, que utiliza um grande campo magnético para obter imagens de regiões do corpo humano, facilitando o diagnóstico de diversos problemas de saúde.

Apesar de ser de realização simples, no entanto, o procedimento não é corriqueiro, sendo solicitado pelos médicos apenas em situações específicas. Por isso, quem precisa fazer o exame pode ter algumas dúvidas.

Neste artigo, vamos falar sobre o que fazer e o que não fazer durante o preparo para ressonância magnética. Acompanhe!

Como é feito o exame de ressonância magnética?

A ressonância magnética (RM) é um exame de imagem realizado em um aparelho específico, chamado de aparelho de ressonância magnética.

Para fazer o procedimento, o paciente se deita em uma maca que desliza para dentro de um tubo em formato de donut. Esse tubo contém um grande ímã, que cria um campo magnético e usa ondas de rádio para captar as imagens.

Durante a realização do exame, o paciente deve ficar imóvel para não prejudicar a captura. Ele é acompanhado por uma equipe de profissionais, normalmente formada por técnicos radiologistas, e pode acioná-la caso precise urgentemente de ajuda.

A ressonância magnética serve para identificar alterações no organismo, como fraturas, tumores, lesões e infecções. O exame pode ser categorizado em diversos tipos, sempre de acordo com a área do corpo a ser analisada. Alguns exemplos comuns são a ressonância cardíaca, do joelho, da mama, da coluna lombar e da próstata.

Como é o preparo para ressonância magnética?

O preparo para a ressonância magnética pode variar conforme a área do corpo a ser analisada. Mas existem alguns pontos que se aplicam à maioria dos casos.

No geral, o preparo para o exame é simples. Um dos primeiros cuidados é o jejum. Os pacientes devem ficar sem comer por um período médio de 4 a 6 horas antes do procedimento, conforme as orientações do médico e/ou do centro de diagnóstico.

Além disso, por conta do ímã presente no aparelho, é recomendado deixar em casa objetos metálicos, como roupas com zíper e botões, colares, brincos, anéis, pulseiras, relógio, entre outros. Mesmo o uso de cosméticos, que podem conter traços metálicos, não é recomendado.

Para os pacientes que utilizam marca-passo, próteses e outros tipos de implantes metálicos, é importante consultar o médico para entender se a realização do exame é ou não viável.

O procedimento costuma durar de 15 a 30 minutos. Mas, apesar da curta duração, pacientes que sofrem de claustrofobia podem ter dificuldade em ficarem imóveis dentro do aparelho. Nesses casos, o preparo para a ressonância magnética pode envolver também uma sedação, a ser avaliada pelos especialistas.

Ainda é importante chegar com antecedência à clínica e levar exames anteriores, caso tenha sido solicitado pelo médico.

Uso do contraste no exame de ressonância magnética

Em algumas áreas do corpo, o uso do contraste pode ser recomendado pelo médico para facilitar a visualização das estruturas que se deseja observar.

A substância recomendada para a ressonância magnética é feita à base de gadolínio e, em geral, é aplicada antes do exame por via intravenosa.

Quais são as contraindicações da ressonância magnética?

Por não depender de radiação, como acontece nos exames de raio X e tomografia computadorizada, a ressonância magnética apresenta pouco risco para a saúde.

As contraindicações ficam por conta dos pacientes que contenham metais implantados no corpo, pois eles podem se mover ou aquecer durante o exame, devido ao poderoso campo magnético gerado pelo aparelho de ressonância.

Gestantes devem informar sobre essa condição ao médico para que a possibilidade de realização da ressonância seja avaliada.

No caso da ressonância magnética com contraste, pacientes com pressão alta, diabetes, histórico de doença renal e doença vascular também devem informar o médico, já que em alguns casos o uso da substância pode ser contraindicado.

Onde realizar o exame?

Além de seguir as recomendações de preparo para ressonância magnética, realizar um bom exame requer também uma clínica de imagem de qualidade, com profissionais especializados e equipamentos modernos. Na plataforma Doctoralia, você encontra diversas opções de instituições de saúde de confiança para realizar sua ressonância magnética. Lá você pode comparar opções nas principais cidades do Brasil e escolher aquela que mais se adequa às suas necessidades. E o melhor: tudo de forma 100% online. Visite o site!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.