Artigos 25 março 2024

Preparo antialérgico para tomografia com contraste: como funciona?

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

A tomografia computadorizada é um exame de imagem que serve para identificar alterações em diversas partes do corpo humano, como crânio, pulmão e tórax, só para citar algumas.

Por ser um procedimento rápido e não invasivo, o exame costuma ser realizado sem dificuldades. No entanto, em alguns casos, é preciso fazer uso de contraste para visualizar as imagens com mais detalhes, e é aí que as dúvidas surgem.

A substância pode causar alergia? Como é o preparo antialérgico para tomografia com contraste? Continue a leitura do artigo e saiba a resposta para essas e outras questões.

O que é tomografia com contraste?

A tomografia com contraste é um exame de imagem em que se faz uso de uma substância que permite visualizar com mais detalhes a parte do corpo que se deseja analisar.

O contraste é necessário porque, sem a medicação, certos tecidos, vasos sanguíneos e órgãos podem não ser evidenciados, prejudicando o diagnóstico de lesões em estágio inicial, por exemplo. A substância adentra em tecidos densos do organismo, evidenciando alterações que poderiam passar despercebidas.

Há diversos tipos de contraste. Na tomografia computadorizada, o mais comum é o iodado. O uso deve ser feito conforme indicação do médico, que dirá em quais casos a medicação deve ser tomada.

Como é realizada a tomografia com contraste?

A tomografia com contraste é realizada de maneira simples e indolor. Começa com a administração da medicação. O mais comum é que o contraste seja aplicado na veia, mas a aplicação também pode ser feita por via oral, retal ou vaginal, dependendo da orientação do médico. Depois de tomar o contraste, o paciente pode sentir um leve desconforto, como sensação de calor ou gosto amargo na boca.

Após a aplicação, o paciente deita na maca e é posicionado no aparelho de tomografia, deitando-se conforme a área do corpo a ser analisada. O equipamento, então, emite raios X, formando as imagens no computador. Vale dizer que a quantidade de radiação emitida nesse tipo de exame é segura. A captação de imagens dura pouco, e o paciente deve ficar imóvel e, em alguns casos, segurar a respiração.

Quais são os efeitos colaterais do uso do contraste?

O contraste, como outros medicamentos, também pode gerar reações adversas. Mas é importante frisar que efeitos colaterais graves, como dificuldade para respirar, são raros. Mesmo as reações consideradas leves, como enjoo e dor de cabeça, são pouco comuns.

Na tomografia com contraste, os efeitos colaterais mais frequentes são momentâneos, como coceira, aceleração dos batimentos cardíacos, sensação de calor e gosto ruim na boca.

Será que tenho alergia ao contraste?

Outra preocupação comum quando o assunto é uso de contraste na tomografia computadorizada são as alergias. Como saber se tenho ou não?

Não existe um exame que detecte isso. Mas algumas pessoas têm mais propensão a terem uma reação alérgica depois de um exame com uso de contraste. Alguns exemplos são diabéticos, cardiopatas e pessoas que sofrem de problemas renais.

Quem é alérgico a camarão ou frutos do mar também tem essa propensão quando a medicação usada é a base de iodo, elemento encontrado nesses alimentos.

No caso de gestantes e asmáticos, a realização do exame também precisa ser avaliada pelo médico.

Preparo antialérgico para tomografia com contraste

Para evitar problemas no uso da substância, é feito um preparo antialérgico para a tomografia com contraste. O paciente responde um questionário feito pelo radiologista, com o objetivo de descobrir se tem alergias ou problemas de saúde que possam levar a uma reação adversa.

O médico também pode indicar uma combinação de medicamentos que reduzam o risco de problemas após o exame. Além disso, a preparação para o exame também requer jejum de no mínimo 6 horas.

Depois do procedimento, há ainda alguns cuidados que ajudam a diminuir riscos e auxiliam o corpo a expelir a substância mais rapidamente, como a ingestão de água.

Além disso, o paciente deve ficar atento. Se, após a tomografia, identificar sintomas como manchas pelo corpo, dor ou formação de bolhas no local de aplicação e redução do volume da urina, deve procurar o médico. Lactantes devem suspender a amamentação por 48 horas.

Onde realizar tomografia com contraste?

Agora que você já sabe como é o preparo antialérgico para tomografia com contraste, é hora de escolher uma clínica de qualidade para realizar o seu exame. E o melhor é que já é possível fazer isso sem sair de casa!

Na Doctoralia você agenda sua tomografia computadorizada de forma online, rápida e simples, em instituições de saúde das principais cidades do Brasil. Acesse e conheça!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.