Artigos 25 março 2024

O que pode ser detectado na tomografia? Saiba quais são as principais doenças

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

A tomografia computadorizada (TC) é um exame de imagem que usa raios X para analisar ossos, órgãos e tecidos do corpo humano. O exame é indolor e a realização é simples, mas, mesmo assim, podem surgir algumas dúvidas.

Afinal, o que pode ser detectado por meio da tomografia? Será que o exame é o ideal para o seu caso? E qual a diferença entre a TC e a ressonância magnética?

Para responder a essas e outras questões sobre a tomografia computadorizada, criamos este artigo. Acompanhe a leitura e fique por dentro!

O que pode ser detectado na tomografia? Quais doenças?

Uma dúvida comum quando o assunto é tomografia computadorizada diz respeito a quais doenças podem ser detectadas pelo exame.

As indicações da TC são variadas: o exame serve, por exemplo, para auxiliar no diagnóstico de doenças musculares e ósseas, identificar tumores, infecções e coágulos e monitorar problemas de saúde e lesões.

Conheça alguns dos principais tipos de tomografia e para que servem:

  • Tomografia do pulmão: serve para avaliar a saúde dos pulmões, permitindo detectar alterações como infecções, nódulos e tumores. Também é usada para o diagnóstico precoce do câncer de pulmão. Saiba mais sobre  a tomografia do pulmão.
  • Tomografia do tórax: diagnostica alterações ósseas, fraturas, hematomas, tumores e outros problemas na área do tórax, incluindo o tecido pulmonar. O exame também auxilia no diagnóstico da covid-19, permitindo analisar os danos pulmonares causados pela doença já no princípio da infecção, tanto em quem tem o diagnóstico confirmado quanto naqueles com suspeita. Saiba mais sobre a tomografia do tórax.
  • Tomografia do crânio: permite investigar traumas, infecções, ocorrência de hemorragia, presença de aneurismas e hidrocefalia, dentre outros. Saiba mais sobre a tomografia do crânio.

Qual a diferença entre tomografia computadorizada e ressonância magnética?

Agora que você já sabe o que pode ser detectado na tomografia, vamos a outra dúvida comum: a diferença entre esse exame e o de ressonância magnética.

A confusão é compreensível, afinal, à primeira vista, os aparelhos usados em ambos são bastante parecidos. Mas basta um olhar mais atento para distingui-los.

A tomografia computadorizada é feita com base na radiação ionizante, que gera imagens com diferentes intensidades, considerando a densidade de cada parte do organismo. Por isso, é possível diferenciar ossos e órgãos, por exemplo, resultando em imagens de excelente qualidade.

a ressonância magnética não usa raios X para gerar as imagens, e sim campos magnéticos e ondas de rádio. Dessa forma, são geradas imagens também bastante detalhadas, de diferentes planos de corte. O médico pode pedir um ou outro exame, dependendo da região a ser analisada.

Como é feita a tomografia computadorizada?

A tomografia computadorizada é feita em um aparelho específico, o tomógrafo, que emite raios X sobre a área a ser analisada, gerando radiografias de diversos ângulos.

Para isso, o paciente precisa se deitar na maca do equipamento, que desliza enquanto um scanner à sua volta captura as imagens. O exame é rápido, indolor e não invasivo, e a duração varia conforme a área a ser analisada, ficando entre 10 e 30 minutos.

Em alguns casos, pode ser necessário o uso de contraste, líquido que deve ser ingerido ou injetado para melhor visualização da área a ser analisada. Isso requer jejum geralmente por 8 horas. Quando a região examinada pertencer ao aparelho digestivo, pode ser necessário também o uso de medicamentos laxantes.

Além disso, o paciente não deve portar acessórios de metal nem vestir roupas com botões ou zíperes.

Onde fazer tomografia?

Agora que você já sabe o que pode ser detectado na tomografia, que tal marcar os seus exames de imagem no conforto de casa? Na plataforma Doctoralia você pode pesquisar e comparar clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico nas principais cidades do Brasil e agendar sua tomografia computadorizada de forma 100% online. Experimente agora!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.