Artigos 25 março 2024

O que é ultrassom? Para que serve? Tudo que você precisa saber sobre o exame

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

O ultrassom é um dos exames de imagem mais comuns. Indolor e não invasivo, o exame é tão seguro que quase não há contraindicações. Ao mesmo tempo, é uma ferramenta de diagnóstico excelente, com múltiplas aplicações.

Por outro lado, o ultrassom também tem algumas limitações e, em alguns casos, requer um preparo adequado. Para falar sobre as particularidades do exame, compilamos as informações mais importantes neste artigo, que responde às seguintes questões:

  • Como funciona o ultrassom?
  • Quais são as indicações do exame?
  • Ultrassom é seguro?
  • Onde fazer ultrassom?
  • Quanto custa um ultrassom?
  • Como devo me preparar para o exame?
  • O que não fazer antes de um ultrassom?
  • Em quais casos o ultrassom não é realizado?
  • Quanto tempo leva o exame e em quanto tempo os resultados estão prontos?

Continue a leitura e fique por dentro!

Como funciona o ultrassom?

O equipamento utilizado para realizar esse exame é conhecido como aparelho de ultrassom. Ele cria imagens de estruturas internas do corpo humano usando ondas sonoras. São sons tão agudos, ou seja, têm uma frequência tão alta, que são inaudíveis ao ouvido humano.

O equipamento emite ondas sonoras em direção à área do corpo a ser examinada. Essas ondas reverberam nas estruturas internas e são captadas novamente pelo aparelho.

Assim como o som é diferente quando batemos em uma mesa de madeira ou de vidro, diferentes órgãos e tecidos podem soar de maneiras muito particulares. O aparelho de ultrassom traduz esses sons em imagens, o mesmo princípio usado por radares e sonares militares.

O ultrassom é seguro?

Apesar de as ondas ultrassônicas penetrarem as células do corpo, elas não geram efeitos negativos, como ocorre com a radiação usada em exames de raio X ou de tomografia computadorizada, por exemplo.

Ao contrário da ressonância magnética, também não é necessário criar um campo magnético forte, evitando contraindicações.

Dessa forma, o ultrassom é um dos exames diagnósticos mais seguros e menos invasivos que existem. Ele pode ser feito com frequência e também é seguro durante a gravidez. Por isso, inclusive, é usado ​​para monitorar o desenvolvimento do feto.

O que pode ser examinado com ultrassom?

O ultrassom permite examinar diferentes partes do corpo. Os procedimentos mais comuns incluem:

O ultrassom permite avaliar o tamanho, a forma e a condição de vasos sanguíneos, órgãos e tecidos individuais com uma precisão de 0,1mm. Tumores, cistos, abscessos, lesões pós-traumáticas e neoplasias podem ser diagnosticados por meio do exame.

O procedimento também ajuda a monitorar o progresso de um tratamento e se um feto está se desenvolvendo adequadamente dentro do útero. Ainda é útil para realizar procedimentos que requerem alta precisão, como uma biópsia.

Infelizmente, nem tudo pode ser analisado por meio do exame. As ondas ultrassônicas não podem passar pelo tecido ósseo ou pelo ar no trato digestivo ou nos pulmões, por exemplo. Nesses casos, é necessário recorrer a outras técnicas, como raio X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Como devo me preparar para o ultrassom?

Os resultados obtidos por meio do exame podem ser alterados caso o paciente não tenha se preparado adequadamente. Apresentaremos a seguir alguns exemplos de preparos necessários, dependendo do tipo de ultrassom. Mas vale lembrar que é o seu médico que pode fornecer informações mais precisas para o seu caso.

Como já mencionado, o ar do trato digestivo dificulta a propagação das ondas ultrassônicas, então, para uma ultrassonografia abdominal, por exemplo, é importante que no dia anterior o paciente siga uma dieta com alimentos de fácil digestão, que não produzem gases. Isso inclui evitar laticínios, alimentos ricos em fibras, legumes e bebidas carbonatadas.

As pessoas com tendência ao acúmulo de gases devem mudar a dieta alguns dias antes e o médico pode até recomendar o uso de laxantes. O jejum antes da ultrassonografia abdominal deve ser:

  • de 6h para adolescentes e adultos (a partir dos 15 anos)
  • de 4h para crianças de 5 a 15 anos
  • de 2h para crianças de 1 a 5 anos
  • de 1 a 1h30 para bebês e recém-nascidos

Também não é aconselhável mascar chicletes ou fumar, pois isso pode levar à introdução de ar no trato gastrointestinal. Além disso, a fumaça do cigarro torna mais difícil obter uma imagem nítida.

Por outro lado, quando a área examinada for a bexiga, ela deve estar cheia, caso contrário as imagens não podem ser obtidas. Desse modo, antes de uma ultrassonografia ginecológica abdominal, pélvica ou de próstata, o paciente deve beber grandes quantidades de água, para que durante o exame a bexiga fique cheia.

A tabela a seguir apresenta indicações mais precisas sobre isso:

  • Idade: Adultos e adolescentes a partir dos 15 anos
  • Quantidade de líquido a ser ingerida: Entre 1 e 1,5 litros
  • Tempo antes do exame: De 1 a 1,5 horas
  • Idade: Crianças maiores de 5 anos-
  • Quantidade de líquido a ser ingerida: Entre 300 e 1000ml, dependendo da idade
  • Tempo antes do exame: De 1 a 2 horas
  • Idade: Crianças de 1 a 5 anos
  • Quantidade de líquido a ser ingerida: Entre 100 e 300ml, dependendo da idade
  • Tempo antes do exame: 30 a 60 minutos
  • Idade: Menos de 1 ano
  • Quantidade de líquido a ser ingerida: Tanto quanto a criança aceite
  • Tempo antes do exame: 20 a 30 minutos*

*Pode ser necessário hidratar o bebê durante o exame

Por outro lado, antes da ultrassonografia transretal da próstata e da ultrassonografia transvaginal, é aconselhável esvaziar a bexiga, pois, embora não haja impacto significativo nas imagens, pode haver algum desconforto.

A depender do caso, a preparação para o ultrassom também pode consistir em:

  • Definir a data do exame no momento correto do ciclo menstrual, como no caso do ultrassom da mama (quando a mulher é muito sensível, é melhor fazer o exame durante a primeira metade do ciclo menstrual)
  • Tomar um laxante um dia antes de uma ultrassonografia transretal (no caso de recomendação médica)
  • Levar os resultados de ultrassom anteriores

Por fim, também é aconselhável usar roupas confortáveis ​​e largas, que possam ser retiradas da área do corpo a ser examinada.

Quais documentos são necessários para realizar o ultrassom?

Para fazer uma ultrassonografia, é sempre aconselhável trazer os resultados anteriores, seja de um ultrassom ou de outros exames, como mamografia ou exame de tireoide. Isso contribui para uma interpretação mais precisa e consistente dos resultados. Além disso, o paciente deve levar:

  • Documento de identificação
  • Pedido médico
  • Pacientes menores devem ser acompanhados pelos pais ou responsável legal

Como é realizado o procedimento?

O exame consiste em mover e pressionar a sonda do aparelho de ultrassom na pele do paciente. Portanto, as únicas contraindicações ao ultrassom são a presença de infecções, queimaduras e feridas abertas na área. O exame também não costuma ser feito se houver fraturas nos ossos próximos, para não causar dor desnecessária ao paciente.

O ultrassom pode ser um pouco doloroso em situações como a presença de um tumor ou cisto que comprimindo os nervos circundantes. Porém, o desconforto mais comum durante o exame é simplesmente uma sensação de frio causada por um gel especial aplicado na sonda para reduzir o atrito e facilitar a penetração das ondas ultrassônicas.

O procedimento costuma demorar entre 30 e 60 minutos. Durante esse tempo, o médico que realiza o ultrassom examina as imagens geradas. As mais importantes são impressas em papel fotográfico e também podem ser armazenadas digitalmente.

Após o processo, o paciente pode limpar o gel com papel toalha e se vestir. Depois de receber os resultados, é permitido retornar às atividades diárias normalmente.

Onde realizar um ultrassom e quanto custa o exame?

O ultrassom tem muitas aplicações, além de ser seguro, rápido e acessível. Por isso, também é realizado em diversas clínicas.

Na plataforma Doctoralia você encontra uma lista de clínicas que realizam esse exame nas principais cidades do Brasil e oferecem agendamento online. No site, você pode comparar preços e marcar o seu ultrassom sem sair de casa, a qualquer hora. Acesse agora e conheça

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.