Mais precisa que o raio-X, a tomografia computadorizada é um exame que permite identificar problemas de saúde em diversas partes do corpo. Embora seja rápida e não invasiva, muitos pacientes ainda têm dúvidas antes de realizá-la.
Leia este artigo para saber o que é tomografia computadorizada, como ela é feita, quais são as indicações e contra indicações e onde fazer.
O que é a tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada (TC) é um exame de diagnóstico não invasivo que combina radiografias tiradas de vários ângulos, permitindo visualizar órgãos, estruturas e tecidos de maneira mais precisa em comparação com uma radiografia comum (também conhecida como raio-X).
Esse tipo de exame é realizado a partir da emissão de diversos feixes de raio-X por um tubo, que gira em volta do paciente continuamente. Em seguida, as imagens são processadas por um computador, resultando em leituras detalhadas da área que o médico deseja avaliar.
Para que serve a tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada é solicitada pelo médico quando o profissional percebe sinais de algum problema de saúde que pode ser confirmado pelo exame.
A tomografia computadorizada tem diversas finalidades:
- Permite detectar tumores, mesmo os nódulos mais pequenos;
- Ajuda a diagnosticar ossos fraturados, assim como músculos e ligamentos lacerados;
- Identifica problemas em partes específicas do corpo que precisam ser investigadas de perto, como cérebro, fígado, pâncreas, útero, rins, ovários e pulmões;
- Contribui para a detecção de problemas graves, como acidente vascular cerebral (AVC), embolia pulmonar, derrame e aneurisma;
- Orienta cirurgias, biópsias e outros procedimentos;
- Monitora o andamento de tratamentos, como contra o câncer;
- Mostra ferimentos e sangramentos internos.
Como ocorre a tomografia computadorizada?
Recomendações de preparo para a tomografia
O preparo para a tomografia computadorizada vai depender da região que será o foco do exame. Nos casos em que se usa o contraste, um líquido que ajuda a visualizar os tecidos com mais nitidez, é necessário fazer jejum, que costuma ser de 8h de duração. O médico pode ainda recomendar o uso de medicamento laxante, caso a área examinada pertença ao aparelho digestivo.
Além disso, para a realização do exame, o paciente deve retirar acessórios, como jóias, e não usar roupas com zíperes ou botões. É comum que o hospital ou a clínica forneça a vestimenta para que o paciente se troque antes da tomografia. Além disso, o paciente costuma responder a um questionário antes da realização.
Realização da tomografia computadorizada
Agora que você já sabe o que é e para que serve o exame de tomografia computadorizada, vamos entender como ele é feito.
Durante o exame, o paciente deve ficar deitado, sem se mover. A maca passará por um aparelho em formato de rosca. Para evitar imagens desfocadas, pode ser necessário prender a respiração. Na medida que o aparelho se mexe, o paciente pode ouvir alguns zunidos.
O exame é rápido e tranquilo: costuma durar alguns minutos, e não é comum que cause desconforto, mesmo em quem tem claustrofobia. Isso porque o aparelho é mais largo em comparação com o que é utilizado para fazer ressonância magnética, por exemplo.
Depois do exame
A tomografia é realizada por um técnico em radiologia e, em seguida, analisada pelo médico, que pode indicar outros testes ou tratamentos caso encontre alguma alteração nas imagens.
Após o exame, o paciente pode retornar às suas atividades normais. O que pode ocorrer são algumas reações ao uso do contraste, como enjoos ou coceira, mas que costumam desaparecer rapidamente. Para lactantes, é preciso esperar 8h depois de ingerir o contraste para voltar à amamentação normal.
Contraindicações da tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada é contraindicada para quem não pode ser exposto à radiação. Isso inclui as gestantes, em especial as que estão no início da gravidez. Outra contraindicação é para pessoas alérgicas a iodo, no caso em que o uso do contraste é necessário.
Onde fazer tomografia computadorizada?
É importante procurar uma clínica de confiança para realizar a tomografia computadorizada. Ainda que o exame não seja invasivo, se trata de um procedimento delicado, que requer uma equipe altamente qualificada para que seja bem-sucedido.
No Doctoralia Lab você encontra diversos centros de diagnóstico de qualidade que oferecem o exame de tomografia computadorizada com agendamento online nas cidades de Curitiba e São Paulo. Acesse agora para agendar o seu!