Artigos 25 março 2024

O que é tomografia computadorizada? Como funciona e onde fazer

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Mais precisa que o raio-X, a tomografia computadorizada é um exame que permite identificar problemas de saúde em diversas partes do corpo. Embora seja rápida e não invasiva, muitos pacientes ainda têm dúvidas antes de realizá-la.

Leia este artigo para saber o que é tomografia computadorizada, como ela é feita, quais são as indicações e contra indicações e onde fazer.

O que é a tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada (TC) é um exame de diagnóstico não invasivo que combina radiografias tiradas de vários ângulos, permitindo visualizar órgãos, estruturas e tecidos de maneira mais precisa em comparação com uma radiografia comum (também conhecida como raio-X).

Esse tipo de exame é realizado a partir da emissão de diversos feixes de raio-X por um tubo, que gira em volta do paciente continuamente. Em seguida, as imagens são processadas por um computador, resultando em leituras detalhadas da área que o médico deseja avaliar.

Para que serve a tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é solicitada pelo médico quando o profissional percebe sinais de algum problema de saúde que pode ser confirmado pelo exame.

A tomografia computadorizada tem diversas finalidades:

  • Permite detectar tumores, mesmo os nódulos mais pequenos;
  • Ajuda a diagnosticar ossos fraturados, assim como músculos e ligamentos lacerados;
  • Identifica problemas em partes específicas do corpo que precisam ser investigadas de perto, como cérebro, fígado, pâncreas, útero, rins, ovários e pulmões;
  • Contribui para a detecção de problemas graves, como acidente vascular cerebral (AVC), embolia pulmonar, derrame e aneurisma;
  • Orienta cirurgias, biópsias e outros procedimentos;
  • Monitora o andamento de tratamentos, como contra o câncer;
  • Mostra ferimentos e sangramentos internos.

Como ocorre a tomografia computadorizada?

Recomendações de preparo para a tomografia

O preparo para a tomografia computadorizada vai depender da região que será o foco do exame. Nos casos em que se usa o contraste, um líquido que ajuda a visualizar os tecidos com mais nitidez, é necessário fazer jejum, que costuma ser de 8h de duração. O médico pode ainda recomendar o uso de medicamento laxante, caso a área examinada pertença ao aparelho digestivo.

Além disso, para a realização do exame, o paciente deve retirar acessórios, como jóias, e não usar roupas com zíperes ou botões. É comum que o hospital ou a clínica forneça a vestimenta para que o paciente se troque antes da tomografia. Além disso, o paciente costuma responder a um questionário antes da realização.

Realização da tomografia computadorizada

Agora que você já sabe o que é e para que serve o exame de tomografia computadorizada, vamos entender como ele é feito.

Durante o exame, o paciente deve ficar deitado, sem se mover. A maca passará por um aparelho em formato de rosca. Para evitar imagens desfocadas, pode ser necessário prender a respiração. Na medida que o aparelho se mexe, o paciente pode ouvir alguns zunidos.

O exame é rápido e tranquilo: costuma durar alguns minutos, e não é comum que cause desconforto, mesmo em quem tem claustrofobia. Isso porque o aparelho é mais largo em comparação com o que é utilizado para fazer ressonância magnética, por exemplo.

Depois do exame

A tomografia é realizada por um técnico em radiologia e, em seguida, analisada pelo médico, que pode indicar outros testes ou tratamentos caso encontre alguma alteração nas imagens.

Após o exame, o paciente pode retornar às suas atividades normais. O que pode ocorrer são algumas reações ao uso do contraste, como enjoos ou coceira, mas que costumam desaparecer rapidamente. Para lactantes, é preciso esperar 8h depois de ingerir o contraste para voltar à amamentação normal.

Contraindicações da tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é contraindicada para quem não pode ser exposto à radiação. Isso inclui as gestantes, em especial as que estão no início da gravidez. Outra contraindicação é para pessoas alérgicas a iodo, no caso em que o uso do contraste é necessário.

Onde fazer tomografia computadorizada?

É importante procurar uma clínica de confiança para realizar a tomografia computadorizada. Ainda que o exame não seja invasivo, se trata de um procedimento delicado, que requer uma equipe altamente qualificada para que seja bem-sucedido.

No Doctoralia você encontra diversos centros de diagnóstico de qualidade que oferecem o exame de tomografia computadorizada.

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.