Artigos 25 março 2024

O que causa dor nas costas? Causas comuns e como diagnosticar

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

A dor nas costas é uma das dores mais comuns e existem diversas causas que podem levar a ela. Para ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde aponta que 80% das pessoas terão algum episódio de dor na coluna em certo momento da vida.

Mas isso não significa que devemos conviver com ela! O ideal é buscar um diagnóstico precoce e adequado para dar início ao melhor tratamento.

Entretanto, muita gente ainda insiste em se automedicar assim que sente algum desconforto na região lombar, ingerindo doses de analgésicos e anti-inflamatórios, o que pode ser muito perigoso. Em geral, dores nas costas indicam que algo não está bem no seu corpo, por isso o correto é investigar a causa do problema e não apenas combater o sintoma.

Para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, trazemos neste post as causas mais comuns desse problema e como diagnosticá-lo. Acompanhe!

O que causa da dor nas costas

Nem sempre é possível identificar o que causa a dor nas costas, mas dificilmente é um problema sério. Muitas dores nas costas são classificadas como “não específicas” (quando não há um motivo óbvio) ou “mecânica” (quando a dor se origina nas juntas, ossos ou tecidos moles na coluna ou em torno dela).

Esses tipos de dor podem ser causados por diversos fatores, como má postura, sentar-se de um jeito errado, ficar muito tempo na mesma posição, acidentes, quedas, torção batida, cansaço por excesso de atividade física, levantar algo pesado, alterações biológicas na coluna por crescimento/envelhecimento, sedentarismo etc. Além destes, existem também fatores mais específicos, que abordaremos adiante.

Leia mais: Raio X faz mal? Tire todas as dúvidas sobre o exame!

Sintomas e tipos de dores nas costas

Em geral, as dores nas costas incluem os seguintes sintomas:

  • Dormência e formigamento;
  • Dor em uma área específica das costas ou generalizada;
  • Flexibilidade limitada ou problemas nos movimentos das costas;
  • Latejamento em uma área específica das costas ou generalizada.

Além disso, dependendo da causa da sua dor, ela podem vir acompanhada de outros sinais, como:

  • Dificuldade para urinar;
  • Febre;
  • Fraqueza, dor e dormência em outras partes do corpo;
  • Perda de peso não intencional.

Esses costumam ser sintomas do que é considerada uma dor nas costas não específica ou mecânica. Existem outros tipos de sintomas que, podem acompanhar dores nas costas com causas mais específicas. Estas podem ser divididas em:

  • Ciática: irritação no nervo que vai da parte inferior das costas aos pés – pode causar dor, dormência, formigamento e fraqueza na parte inferior das costas, nádegas, pernas e pés;
  • Disco deslizado (prolapso): quando algum disco de cartilagem na espinha está pressionando algum nervo;
  • Espondilite anquilosante: quando há inchaço das articulações da coluna, podendo causar dor e rigidez que geralmente pioram pela manhã e melhoram com movimento;
  • Espondilolistese: quando um osso na coluna mude de posição, podendo causar dor e rigidez na parte inferior das costas, além de dormência e sensação de formigamento.

Além dos citados acima, há alguns mais incomuns, como:

  • Alguns tipos de câncer, como mieloma múltiplo (câncer de medula óssea);
  • Infecção;
  • Osso quebrado ou danificado na coluna;
  • Síndrome da cauda equina: condição em que os nervos da parte inferior das costas ficam gravemente comprimidos.

Leia mais: Preparo para ultrassom abdominal total: recomendações essenciais

Diagnóstico da causa de dor nas costas

Agora que já sabemos o que pode causar dor nas costas, é importante entender que, para um tratamento adequado, é essencial ter um diagnóstico preciso. Assim, é fundamental procurar um médico caso a dor permaneça por mais de alguns dias – se for muito forte, é aconselhável buscar um médico imediatamente.

Entre os especialistas mais indicados para esse problema, estão:

  • Clínico geral;
  • Ortopedista;
  • Reumatologista.

Geralmente, ao atender um paciente com dor nas costas, os médicos tentarão localizar a dor no corpo do paciente e como ela afeta o movimento. Farão também um exame físico geral, para tentar identificar a origem da dor e se ela se relaciona a algum outro sintoma no corpo. Além disso, ele também fará perguntas sobre os hábitos, alimentares, atividades físicas, tarefas rotineiras e ritmo de sono do paciente.

Dependendo do que for identificado nessa consulta, o médico poderá ou não pedir alguns exames para tornar o diagnóstico mais preciso. Entre os exames mais pedidos estão:

  • Ressonância magnética: ajuda a visualizar as estruturas, apontando alterações na medula e raízes nervosas, disco intervertebral, ligamentos, tendões etc. É um exame bastante completo para estudar a coluna vertebral e oferece um diagnóstico bastante eficiente de boa parte das causas de dores nas costas.
  • Tomografia computadorizada: possibilita avaliar a coluna tridimensionalmente, permitindo o estudo do canal medular, facetas articulares, identificação de hérnias de disco etc. Em geral, é solicitado em casos específicos que exigem esclarecimento, ou quando um tratamento mais simples não tem efeito.

Leia mais: Principais tipos de exames de imagem: usos, indicações e cuidados

Quando procurar ajuda médica?

Algumas dores nas costas passam depois de alguns minutos ou horas e não voltam a aparecer. Nesses casos, é comum que paciente não chegue a se consultar com um médico. Entretanto, quando ela é recorrente ou dura muito tempo, é imprescindível buscar auxílio de um profissional da saúde para descobrir as causas do problema, e realizar o tratamento adequado.

É difícil determinar exatamente quando uma pessoa com dor nas costas deve procurar um médico. Isso porque cada pessoa tem uma percepção diferente de dor e nem sempre sua intensidade reflete a gravidade do problema.

Em resumo, a indicação é: na dúvida, procure um profissional. Especialmente quando a dor está afetando suas atividades cotidianas e impedindo de realizar tarefas simples, que não exigiriam muito esforço.

Caso a dor nas costas venha acompanhada de sintomas como aperto no peito ou irradie pelo braço esquerdo, é essencial encaminhar-se o mais rapidamente possível a uma emergência para descartar a hipótese de problemas cardíacos.

Leia mais: 4 dicas para agendamento de exames de forma prática e segura

Esperamos que este post tenha ajudado você a compreender melhor o que causa a dor nas costas! Continue navegando em nosso blog para saber mais sobre os exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética, e caso queira agendá-los, utilize o agendamento online da Doctoralia para escolher os melhores Centros de Diagnóstico de Curitiba e São Paulo!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.