Artigos 25 março 2024

Mamografia digital: tudo sobre o exame que permite detectar o câncer de mama em estágio inicial

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

A prevenção do câncer de mama inclui comer alimentos saudáveis, praticar exercícios,  evitar o excesso de peso e o consumo exagerado de álcool. Além disso, a partir dos 40 anos, as mulheres devem incluir no check-up anual a mamografia, exame que permite a detecção precoce da doença, aumentando as probabilidades de que o tratamento seja bem-sucedido.

No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais comum entre a população feminina, sendo responsável por quase 30% dos casos da doença detectados em 2020. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Ao longo dos anos, na medida que a tecnologia evoluiu, diversos tipos de mamografia foram sendo desenvolvidos. Um dos mais modernos é a mamografia digital, que ajuda a reduzir a exposição da paciente à radiação e também o desconforto durante o procedimento.

Se você tem dúvida sobre o exame, continue a leitura do artigo, que falará sobre:

  • O que é mamografia digital
  • Para quem a mamografia é indicada
  • Para que serve a mamografia digital
  • Como é feito o exame de mamografia digital
  • Vantagens da mamografia digital
  • Como é o preparo para mamografia digital
  • Quanto custa e onde fazer mamografia digital

O que é mamografia digital

A mamografia digital é um exame de imagem de alta resolução que permite rastrear o câncer de mama, detectando-o precocemente, ainda em estágio inicial.

O procedimento é realizado da mesma maneira que a mamografia tradicional, mas, por ser mais preciso, dura menos tempo. Por isso, reduz o desconforto sentido pela paciente.

No lugar do sistema de película de raios X usado na mamografia convencional, a versão mais moderna utiliza detectores que convertem a radiação em sinais elétricos. A partir deles, é possível produzir imagens em alta resolução das mamas, que podem tanto ser vistas na tela do computador quanto impressas.

Para quem a mamografia é indicada

O exame é recomendado para mulheres acima dos 40 anos, idade a partir da qual é recomendado incluir a mamografia no check-up anual.

Para as pacientes que têm histórico de câncer de mama na família, no entanto, pode ser necessário começar mais cedo, conforme indicação do médico. Porém, a mamografia, independentemente do tipo, não é recomendada antes dos 25 anos.

Para que serve a mamografia digital

A mamografia digital, assim como outras modalidades do exame, tem como objetivo a obtenção de imagens do interior das mamas.

Dessa forma, é possível identificar lesões, tanto malignas ou benignas. Também possibilita avaliar o tamanho e o tipo dos nódulos existentes na mama, quando houver.

Como é feito o exame de mamografia digital

A realização da mamografia digital é simples. A mulher deve despir a parte de cima da roupa e posicionar a mama no aparelho específico. O equipamento, então, fará uma compressão que pode provocar desconforto ou dor, mas que é necessária para a captura das imagens.

No caso da mamografia digital, as imagens ficam registradas no computador, onde podem ser ampliadas e ter o contraste aumentado, facilitando a avaliação do médico. Caso necessário, também podem ser impressas.

Vantagens da mamografia digital

A mamografia digital tem diversas vantagens para as pacientes. Conheça as principais:

  • Desconforto reduzido: muitas pacientes se perguntam se a mamografia digital dói. Sim, o exame pode causar desconforto, mas a dor é bastante reduzida em comparação com a mamografia convencional. Isso porque, na modalidade digital, o tempo de compressão para a obter a imagem é menor.
  • Menos exposição à radiação: por conta da mamografia digital ser mais rápida, o tempo de exposição da paciente aos raios X também é reduzido, tornando o procedimento seguro.
  • Visualização melhor: como a imagem pode ser ampliada e contrastada no computador, a visualização é facilitada, de modo que o médico pode traçar um diagnóstico mais preciso, identificando até mesmo alterações muito pequenas.
  • Acompanhamento facilitado: uma vez que as imagens são armazenadas digitalmente, o acompanhamento da paciente é facilitado. O arquivo pode ser compartilhado de maneira prática com outros profissionais que acompanham a saúde da mulher, por exemplo.
  • Conservação do exame: o armazenamento digital também previne que o exame seja danificado ou perdido ao longo do tempo, o que acontece com frequência quando é guardado somente no formato físico.

Como é o preparo para mamografia digital

O preparo para o exame é simples. É recomendado que a paciente não use desodorantes, cremes hidratantes, talcos ou outros produtos no dia da mamografia, para evitar interferências nas imagens.

Além disso, para reduzir o desconforto, é aconselhado não fazer o exame durante o período menstrual, que é quando as mamas se encontram mais sensíveis.

Quanto custa e onde fazer mamografia digital

A mamografia digital pode ser feita em clínicas de diagnóstico que possuam o equipamento necessário. E o melhor é que as pacientes já podem fazer a marcação do exame de forma 100% online, sem a necessidade de fazer ligações. Na plataforma Doctoralia, você encontra diversas opções de instituições de saúde que fazem o procedimento nas principais cidades do Brasil, com preços variados. É só pesquisar, comparar, escolher aquela que atende às suas necessidades e fazer o agendamento. Acesse agora e conheça!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.